Arroz fingido de Couve flor (sem gluten, vegan, low carb). Cauliflower "rice" (vegan, gluten free, low carb)

26 de fevereiro de 2014

{scroll down for english version}

Na minha alimentação diária o consumo de hidratos de carbono (arroz, massa, batata, pão. . .) é feito com algum controle e quase sempre opto pelas versões integrais. Não que seja uma fanática das chamadas dietas "low carb", mas porque acredito que a maioria das pessoas não tem grande necessidade de comer hidratos a todas as refeições e muito menos os refinados.
Aconselho e verifico na prática que a redução destes alimentos num processo de emagrecimento resulta muito bem, mas como é óbvio, depois é necessária a sua reintrodução pouco a pouco, de preferência optando pelos que têm menor impacto no Índice glicémico.

Esta é uma daquelas receitas clássicas das dietas reduzidas em hidratos de carbono. Há anos que a tenho na lista para experimentar mas vou sempre deixando para trás devido à minha falta de amor pela couve flor. Finalmente chegou o dia em que arrisquei e ainda bem, estou super contente com o resultado. A couve fica deliciosa com uma textura semelhante à do arroz e cumpre exactamente aquilo a que se propõe: substitui-lo da melhor forma possível nos casos em que o seu consumo tem que ser reduzido ou não é apreciado.
É uma excelente opção para quem está a fazer um regime de emagrecimento, é diabético, ou simplesmente quer um acompanhamento diferente.
O melhor ainda é que pode cozinhá-la de inúmeras maneiras. Apresento aqui a receita base, mas já estou a imaginar com ervilhas, com especiarias, com legumes. . .

"Arroz" de couve flor

1/2 couve flor média
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 colheres de sopa d azeite
sal
pimenta
coentros  q.b.

Parta a couve flor em pequenos raminhos, lave-os e seque-os bem. Coloque-os numa picadora ou então use um ralador na parte mais grossa, de modo a obter uma espécie de "arroz".
Cozinhe no azeite a cebola, os alhos e o louro até estarem bem suaves. Se for necessário acrescente um pouco de água.
Junte a couve flor picada e tempere com sal e pimenta. Salteie durante 5 minutos mexendo sempre com um garfo.
Retire do lume e guarneça com coentros.

Bom Apetite!


Recipe in  English

"Cauliflower Rice"

1/2 medium cauliflower head
1 onion chopped
2 garlic coves
2 Tb spoons of olive oil
salt
pepper
chopped coriander

Wash the cauliflower and let it dry completely. Coarsely chop into florets, then place it in a food processor and pulse until the cauliflower is small and has the texture of rice. Alternatively, you can shred it with a hand-held grater.
Heat a saute pan over medium heat, add olive oil, scallions and garlic and sauté about 3 to 4 minutes, or until soft.
Add the cauliflower "rice" to the saute pan. Cook approximately 5 to 6 minutes, stirring frequently, until the cauliflower is slightly crispy. Season with salt and pepper to taste.
Remove from heat and toss with fresh coriander.








24 comentários:

  1. acreditas que tinha acabado de ir à procura e guardar uma receita de arroz de couve-flor?! juro! esta é daquelas receitas que já tinha ouvido falar e que ando também para experimentar. com a aquisição recente de uma couve flor achei que tinha chegado a altura de finalmente cozinhar o famoso "arroz". depois trocamos impressões, mas para já, a tua versão é muito tentadora também. beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Também tenho esta receita guardada há algum tempo para experimentar, mas lá está, sem grande amor à couve-flor acaba sempre por ser uma receita esquecida! Mas gosto desta, com alhinho e coentros, tão bom, parece que finalmente vou experimentar! :)

    beijinho**

    ResponderEliminar
  3. Pois, comigo também é assim: já vi esta receita mas nunca a experimentei porque não gosto muito de couve flor... mas com o teu relato fiquei tentada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que excelente ideia!!
    Eu gosto muito de couve flor, tenho a certeza que vou gostar! :)

    ResponderEliminar
  5. Nem acredito no que estou a ver!!!!! Maravilhoso! Acho que vou fazer isso hoje, para acompanhar umas alheiras :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei desta sugestão, tenho que experimentar.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  7. Achei esta sugestão fantástica! Por vezes as dietas tornam-se pesarosas porque as pessoas não sabem como devem levar os alimentos à mesa de forma apetitosa. Aqui está uma forma apetitosa e deliciosa de comer legumes sem esforço :) Gostei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Pois eu adoro couve-flôr e adorei a receita ,
    Vou levar para fazer um dia destes
    bj

    ResponderEliminar
  9. Também não ingiro hidratos de carbono em todas as refeições ao jantar quase nunca como mas nunca resisto a uma fatia de pão:(
    Adoro couve flor seja de que forma for e esta sugestão está fantástica e tão linda, vou levar e não vai demorar muito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu tento resistir mas um arrozinho e uma massinha sabem tao bem :)
    Com etsa sugestão ficamos sim com mais possiblidades! Já a tinha visto sugerida como couscous de couve flor e adorei a ideia, deve ficar delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Por coincidência esta semana guardei uma versão tipo couscous de couve-flor, semelhante a esta para experimentar :) Eu gosto muito de couve-flor, por isso ela ficou logo debaixo de olho, o problema é que no mercado biológico tem estado em falta, logo que possa vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parece-me uma ótima sugestão para cozinhar couve flor (que eu adoro, por acaso...) :)

    ResponderEliminar
  13. Ultimamente tenho consumido imensos hidratos de carbono (em itália é impossível fugir) mas estou a pensar reduzir, vou guardar a receita ;))

    ResponderEliminar
  14. Super interessante!! Vi o nome deste blog num outro blog que costumo visitar e vim logo espreitar porque me despertou curiosidade... Adorei!

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito do seu blog! Cá em casa também se faz de vez em quando comida vegetariana.que adoramos !! Temos que fugir à carne e ao peixe só faz bem.
    Continuação de bom trabalho

    Francisca

    ResponderEliminar
  16. mas que receita interessante! Gostei,e vou registar! Bom blog! Manuela

    ResponderEliminar
  17. Experimentei esta receita hoje! Já tinha visto sugestões similares noutros blogs, mas nunca a havia reproduzido, porque não gosto de couve flor. Ou melhor, não gostava. Foi preciso "ler" alguém que, tal como eu, não aprecia couve flor, a elogiar a receita, para me convencer de que, afinal, é possível gostar desta couve! Segui esta sugestão, mas acrescentei ervilhas, e temperei também com curcuma. Adorei! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  18. Olá!

    Não conhecia o teu blogue, mas gostei mesmo muito! Venho visitar-te mais vezes!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Adoro couve flor por isso é quase uma obrigação fazer este "arroz"! :)

    ResponderEliminar
  20. É algo tão simples mas é simplesmente fantástico!! Aconselho a fazerem!!

    Parabéns pelo seu blog! Gosto bastante :)

    ResponderEliminar
  21. Maravilhoso este "Arroz"! Experimentei e adorei! Obrigada pela partilha e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  22. Provei ontem e adorei!! Vou partilhar no meu blog, com os devidos créditos obviamente, espero que não haja problema... :)

    ResponderEliminar
  23. Já tinha visto esta receita mas ainda não a fiz. No próximo sábado vou comprar couve flor no mercado. Depois direi se aprovo. Só recentemente conheci o seu blog. Muito bom! Parabéns. Um beijinho.

    ResponderEliminar