PAGES

28 de outubro de 2015

Manteiga de coco (vegan, sem glúten) . Coconut butter (vegan, gluten free)

{scroll down for english version}

Desde há uns anos para cá que tenho vindo a procurar alternativas mais saudáveis e saborosas para colocar no pão e variar da compota. Comecei por utilizar as margarinas vegetais, mas apesar de terem um sabor satisfatório não me preenchiam os requisitos no que toca aos seus constituintes e origem dos mesmos. Além disso tinham um sabor que de algum modo me fazem lembrar a manteiga de vaca, coisa que pessoalmente não aprecio muito. Finalmente descobri as pastas de sementes e de frutos secos: deliciosas, muito completas, ricas em óleos gordos essenciais, vitaminas e proteínas. Tornaram-se ainda melhores quando as comecei a fazer em casa porque além de muito fáceis, podemos ainda variar os sabores e fazer misturas. Se tiver curiosidade pode espreitar aqui como fazer manteiga de amendoim nutella caseira ou ainda pasta de sementes de abóbora.

Mais recentemente comecei também a fazer manteiga de coco e confesso que neste momento se tornou um dos alimentos que mais uso (acho que estou viciada). No pão, para cozinhar, nos bolos, directamente do frasco,  passo o tempo a usá-la!
Embora já se venda em lojas de produtos naturais, fazer manteiga de coco em casa é realmente fácil e o número de ingredientes é mínimo, basta coco ralado! É importante não confundir a manteiga de coco com o óleo de coco: a primeira é feita com toda a polpa, enquanto o óleo é a matéria gorda extraída do coco. As propriedades nutricionais são semelhantes, mas os usos culinários diferem e claro, o gosto e textura também.

Apesar de toda a controvérsia em redor do coco e da sua gordura, são precisos mais estudos para percebermos se os óleos gordos nele presentes são realmente nefastos ou não. Enquanto se chega e não chega a uma conclusão, há propriedades da manteiga de coco já provadas que vale a pena ter em conta:
- promove uma grande sensação de saciedade, fazendo-nos sentir cheios durante mais tempo
- aumenta o metabolismo, tal como o óleo de coco, levando ao processo de termogénese (óptimo para quem quer perder peso)
- é rica em fibra, magnésio e cálcio
- devido à grande riqueza em ácido láurico tem uma acção anti-fúngica, anti-viral e anti-bacteriana 
- é uma excelente alternativa à manteiga em culinária
- externamente é um excelente hidratante para a pele e cabelo

Para fazer manteiga de coco é tão fácil como abrir um pacote de coco ralado, colocá-lo no robot de cozinha e picar até obter uma pasta quase liquida. Pode adicionar um pouco de sal para torná-la mais saborosa e caso esteja com dificuldade em tornar o coco em pasta, adicione óleo de coco, assim acelerará o processo.
Depois é só guardar em frascos, no armário ou no frigorífico. Fácil não é?

Manteiga de coco
(rende 2 frascos pequenos)

300g de coco ralado
uma  pitada de sal (opcional)
óleo de coco (opcional)

Coloque  o coco ralado no robot de cozinha. Utilize a velocidade máxima para picar. Depois de dois minutos pare e misture o coco com uma colher. Volte a picar mais dois minutos e pare para remexer o coco. Repita este processo até começar a obter uma pasta quase liquida. Dependendo da potência do Robot pode levar 10 a 20 minutos a ficar no ponto. Se tiver com dificuldade em picar o coco, pode acrescentar uma colher de sopa de óleo. Assim vai obter a manteiga mais rapidamente e também ficará mais suave e fácil de barrar. Se quiser pode colocar uma pitada de sal.
Guarde a manteiga em frascos, no frigorífico caso a prefira mais sólida ou no armário se quiser que fique mais suave.



Coconut butter
(yelds 2 small jars)

300g grated coconut
a pinch of salt (optional )
Coconut oil (optional )

Place the grated coconut in the food processor . Use the maximum speed for chopping . After two minutes stop and scrape the side down. Repeat this process until you start getting an almost liquid paste.It can take 10 to 20 minutes to get the point, depending your processor's power. If you have difficulty to achieve the butter consistency  add a tablespoon of coconut oil. This way you will get a faster ans smoother butter. If you want  add a pinch of salt .
Keep butter in jars in the refrigerator if you prefer it more solid, or in the closet if you want to be more smooth.


24 comentários:

  1. Humm esta receita é completamente novidade para mim mas fiquei com vontade de comer uma bolachinha dessas.
    Conheço e gosto do óleo de coco, tem um cheiro e um sabor delicioso. Imagino a manteiga.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/cachorro-especial.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É deliciosa Clara, para quem gosta de coco é o céu!
      bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro coco e acho que vou gostar dessa manteiga.
    Vou levar a receita

    ResponderEliminar
  3. Achas que depois podemos usar em receitas para substituir o óleo de coco e as manteigas?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar para substituir a manteiga e margarinas, o óleo de coco talvez seja mais dificil, mas podes experimentar.
      Lembra-te que deixará algum gosto a coco.
      um abraço

      Eliminar
  4. Deve de ser tão boa!
    Fiquei cheia de vontade de experimentar.
    Descobri há pouco tempo o óleo de coco e gostei muito. A manteiga deve de ser ainda melhor.
    Esclarece só uma dúvida, o coco ralado que falas é o que vulgarmente encontramos à venda no supermercado?
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, sim a manteiga é realmente boa! Irresistível mesmo!
      Sim é o coco ralado normal :)
      um abraço

      Eliminar
    2. Tenho mesmo de experimentar!
      Obrigado
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  5. Também já cheguei a usar cremes vegetais mas em termos de ingredientes e tudo são mesmo duvidosos. Somos salvas pelas manteigas de frutos secos! Tão boas :)
    Quando comprei um processador a coisa que mais queria fazer era manteiga de coco (para várias receitas ou para usar como 'spread'). Por isso imagina a minha frustração quando triturei o coco durante imenso tempo e continuou em pó... :P
    Assim sendo, até agora nunca fiz manteiga de coco. Tenho de repetir a experiência! Essa parece mesmo boa e tão branquinha fica linda no pão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã, se ires que está difícil tornar o coco em manteiga acrescenta óleo de coco. às vezes o coco está demasiado desidratado...
      um abraço

      Eliminar
  6. Waaaaaaaah ª.ª no livro novo da Nigella Lawson vem uma receita de bolo de chocolate vegan que leva manteiga de coco será que é desta que o bolo vegan me vai sair bem? Adorei!

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Therasia, espero que corra bem, se for bom partilha connosco!!!
      um abraço

      Eliminar
  7. Olá! Descobri hoje o seu blog e adorei! Cá em casa estamos a começar a tentar comer saudável, temos um pai diabético, uma mãe quase diabética, um filho com problemas renais que não pode comer "porcarias", e outro filho que também merece comer saudável! (e uma cadela que come ração!) Eu até há pouco tempo nem sequer sabia que existiam alternativas ao açúcar, como a stevia, tenho vindo a fazer alterações na alimentação a pouco e pouco, e adorei algumas das suas receitas que vi aqui no blog. Gostava de lhe perguntar se tem ideias para o lanche que os miúdos levam na mochila para comer a meio da manhã. Alternativas ao pacotinho de leite com chocolate? (tem sempre açúcar..) Alternativas ao pão de leite? Parabéns e obrigada pela partilha de receitas tão boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, antes de mais muito obrigado.
      Se puder envie-me um email, é mais fácil para mim para lhe responder.
      nemacreditoblog@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
  8. Tão boa Sara, e é mesmo fácil de fazer.
    Eu normalmente como pão sem nada hehe, mas adoro com compotas, queijo, nutella e manteigas de frutos secos. Não me vou alongar, que já me deu fome este post!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. eu faço um creme vegetal com uma parte de óleo de coco bio, 1 parte de óleo de girassol bio, duas gemas de ovo (opcional), sal, sumo de um limão.
    o único problema é que tem que se ir mexendo até solidificar e não pode estar mt tempo fora do frigorífico porque derrete

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite

    Quanto tempo poderá esta manteiga ficar no frigorifico ?

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      esta manteiga aguenta muito tempo. Mais de um mês sei que aguenta. Mas parece-me que ainda aguenta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Adorei sei blog, é incrível.
    Tenho uma dúvida, o coco pode ser fresco ou só dá certo com ele desidratado?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Tentei com vários tipos de coco, mas nenhum deu certo. Não tenho o oleo de coco, qual outro óleo posso usar para fazer a manteiga de coco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roberto, o óleo de coco seria o ideal para reforçar o sabor, mas se não encontrar pode usar um óleo de sabor neutro como o de grainha de uva ou de girassol. Tente que sejam de boa qualidade e de preferência biológicos :)

      Eliminar
  13. Sarinha, e eu a comprar a manteiga no Celeiro.
    Obrigado.

    Sidónio

    ResponderEliminar