Muffins vegan de courgete. Vegan zucchini muffins

22 de agosto de 2016

{scroll down for english version}

Nunca fui uma pessoa muito ligada às  redes sociais. De facto chega a ser embaraçosa a minha falta de experiência, de conhecimento e até de interesse sobre o tema. Para alguém da minha faixa etária isto é algo quase impossível, já que  hoje tudo parece acontecer através do Facebook, do Instagram, do Snapchat e de mais não sei o quê (eu disse que não percebia do assunto...).
Só criei Facebook há relativamente pouco tempo e foi por causa do blog. De facto, já o blog tinha quase dois anos quando finalmente me rendi e aceitei fazer-lhe uma página ( que vergonha...).


Não tenho nada contra isto, só que talvez pela minha personalidade mais reservada, pelo meu trabalho tão absorvente e próximo das pessoas, acabei por não me envolver muito neste mundo. 
E para não abonar nada  a favor, neste momento estou bastante decepcionada com o Facebook. Reparei que de há uns meses para cá não recebo as publicações das páginas que sigo, e o mesmo acontece com a minha, que parece não chegar a uma boa parte das pessoas, inclusive família! Não sei se mais alguém se queixa do mesmo, mas parece ser um problema transversal a muitos utilizadores. Os senhores do Facebook preferem não se dar ao trabalho de responder e resolver esta situação e parece que a única alternativa é pagar para aparecer (que conveniente...).  Por isso caso não receba as minhas publicações não significa que desapareci e deixei de publicar, significa que fui uma das infelizes a quem calhou a fava do bolo e que provavelmente terá mesmo que pagar se quer que as suas publicações  sejam vistas...

Mas não só notícias menos boas: por favor lancem-se confettis, balões e serpentinas porque finalmente criei uma conta no Instagram! Agora também já podem seguir aqui o Nem acredito que é saudável e ver as novidades que provavelmente não viram pelo Facebook.
Como leiga no tema das redes sociais que sou, ainda me estou a habituar à coisa e a perceber como funciona, por isso não estranhem as poucas publicações.

E agora, redes sociais à parte, falemos de muffins. Daqueles tão fofos, tão bons, feitos com as minhas adoradas courgetes, tão típicas desta época do ano.
Mal vejo as primeiras a aparecer lá por casa, começo logo a pensar em mil maneiras diferentes de as usar, até porque normalmente há uma tendência a ficarmos com o frigorífico cheio de courgetes nesta altura do ano.
Esta receita é uma vencedora, bem leve, deliciosa e a prova que não precisamos de ovos para fazer muffins irresistíveis. Se quiser pode não usar o chocolate partido, mas courgete e chocolate são amigos inseparáveis, ninguém lhes resiste quando estão juntos!


Muffins vegan de courgete
(rende 6-8 muffins)

190g de farinha de espelta integral
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
1 pitada de sal
50g de açúcar de coco
80g de chocolate 70% cacau picado (opcional)
160g de puré de maçã sem açúcar (caseiro ou de compra)
1 colher de chá de vinagre de sidra ou sumo de limão
120g de courgete ralada
1 colher de chá de aroma de baunilha
70 ml óleo de coco liquido

Ligue o forno a 180ºC.
Prepare um tabuleiro com formas de papel.
Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha, o bicarbonato, o açúcar de coco, o sal e o chocolate se o desejar.
Noutra tigela misture a courgette, o puré de maçã, o óleo de coco, a baunilha e o vinagre.
Junte o conteúdo das duas tigelas e misture muito bem.
Coloque a massa nas formas de papel e leve ao forno cerca de 20 minutos, até os muffins estarem cozidos por dentro.
Retire e deixe arrefecer no tabuleiro antes de os retirar.
Recipe in English

Vegan zucchini muffins
(yelds 6-8 muffins)

190g spelt flour
1/2 tsp baking soda
3/4 tsp salt
50g coconut sugar
1/2 cup 70% cocoa chocolate chips (optional)
160g sugar free applesauce 
1/3 cup coconut oil
1 tsp cider vinegar 
1 tsp pure vanilla extract 
120g grated zucchini

Preheat oven to 180C and prepare a muffin tin. Combine all dry ingredients in a mixing bowl, then set aside. In another bowl, combine all liquid ingredients. Mix wet into dry, and distribue it into the baking cups and place in the oven. Bake for 20 minutes, then allow muffins to cool before removing from the tray.


27 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!! Vou fazer, obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Sara, infelizmente o Facebook funciona cada vez mais assim, então desde que as pessoas passaram a usar mais a aplicação móvel para aceder ao Facebook (em vez de principalmente através dos browsers no computador), cada vez é pior. Resta-nos continuar a acreditar no blog em si e nos seguidores. Vou acompanhar no Instagram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nunca tinha pensado nessa questão do telemóvel mas faz sentido. Mas realmente é uma pena, o facebook era uma maneira divertida de partilhar as coisas :/
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que lindos!!!
    Será que dá para substituir a farina de especially por faring a de aveia?
    Obrigada 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, penso que sim, embora devam ficar mais densos e pesados. Se o fizer coloque um pouco de fermento. Beijinhos

      Eliminar
  4. Sim, no facebook tem de se pagar para conseguir chegar a mais gente e para assim poder divulgar mais o trabalho. É o que acontece também com a minha página, é-me muito difícil fazer chegar as publicações a alguns dos meus amigos, que fará a novas pessoas para ficarem a conhecer... O instagram ainda vai sendo melhor. Mas de qualquer maneira fica-se sempre mais dependente de quem segue de forma mais assídua o blog - o que não é negativo, pois revela o interesse mais acentuado das pessoas.
    A receita destes muffins parece muito boa e vem mesmo a calhar, pois tenho vindo cada vez mais a experimentar receitas de sobremesas e doces saudáveis. Com certeza irei experimentar esta!
    Só uma pergunta: onde costuma encontrar a farinha de espelta?
    Obrigada e bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, só aderi agora ao instagram por isso ainda não sei qual o feedback. quanto ao facebook, sinceramente não percebo, de repente deixo de ver as páginas que gostava de ver, as minhas publicações não atingem o meu público...não percebo onde isto é suposto chegar..
      Pode encontrar a farinha de espelta nos supermercados maiores ou em lojas de produtos naturais tipo celeiro ou Brio. Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada, Sara.
      De facto, no Celeiro e no Brio já tinha visto na internet que tinham, mas nem sempre me é possível ir a uma dessas lojas, além de que os produtos lá costumam ser mais caros. Tenho de procurar melhor em hipermercados.

      Eliminar
  5. Ainda é terça-feira, mas acho que já está decidido o bolinho (ou bolinhos, no caso) para o fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, excelente escolha, não se vai arrepender!
      beijinhos

      Eliminar
  6. Estes muffins parecem muito bons mas nunca ouvi falar de açúcar de coco. Pode explicar o que é? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisa, o açúcar de coco é a forma desidratada da seiva do coqueiro. Tem algumas vantagens em relação ao açúcar comum, principalmente o seu índice glícémico que é bastante baixo. Além disso é muito saboroso e facilmente substitui o açúcar comum porque tem uma textura semelhante. Pode ver mais informação no meu livro ou aqui neste post http://www.nemacreditoqueesaudavel.com/2014/09/stevia-agave-xilitol-mas-afinal-o-que-e.html

      Eliminar
  7. O meu facebook já nem dá para entrar como Rapa Tachos não vejo as outras paginas com antigamente via já pedi ajuda ao facebook mas não adiantou.
    No blog a coisa também anda má á mais de 4 meses que os meus posts demoram cerca de 12 horas a ser actualizados.
    Gostei muito dos teus muffins tem tudo para me agradar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, parece que ainda estás com mais problemas que eu!!! Nem o blogger funciona bem, incrível! Realmente não percebo estes senhores do Facebook, nem se dignam a responder...
      espero que ao menos os muffins compensem estes percalços informáticos...
      beijinhos

      Eliminar
  8. Têm um aspecto delicioso. fantásticos mesmo.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  9. O facebook de vez em quando lembra-se de fazer updates sem jeito nenhum que me chateiam imenso - só de me lembrar do último, que estragou o meu feedzinho outrora tão perfeito, fico com os cabelos em pé :P
    De qualquer forma, há algumas coisas que podes fazer para melhorar os pontos de que falas (digo eu, que também não sou perita nenhuma nisto das redes sociais): para que os amigos/família/seguidores recebam todas as notificações podem ativá-las manualmente, indo à lista dos próprios gostos e, colocando o cursor sobre o 'gostei', selecionar notificações e escolher as notificações que pretendem receber no feed de notícias. Quanto ao não veres as páginas que segues, podes fazer o mesmo ou criar uma lista de interesses (aqui: https://www.facebook.com/bookmarks/interests) e adicionar as páginas que segues. Aí acho que as publicações aparecem todas :) Foi o que eu fiz quando deixei de ver todas as publicações no meu feed ( :'( )...
    Desculpa o 'discurso', mas sei o quão irritantes estas coisas podem ser e como isto funcionou para mim pode ser que funcione para ti também :)
    Quanto às courgettes - sei bem o que isso é, tenho-as aos molhos (e enormes, ainda por cima)... Uso-as principalmente para salteados e sopas, mas tenho de fazer uns muffins assim porque parecem mesmo bons! E porque chocolate com courgette é a melhor combinação de sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada que pedir desculpa!!! Adorei! Muito obrigado pelas dicas, acho que devias colocá-las no facebook, tal como eu muita gente n sabe como dar a volta a esta situação.
      Estou a ficar mm zangada com o facebook e as suas mil mudanças.
      Muito obrigado!!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Boa noite,

    Dei de caras hoje com estes muffins aqui (porque já sou fã no livro) e decidi faze-los logo pois tinha todos os ingredientes em casa.
    No entanto, se me permite gostaria de fazer um reparo, na receita em português não menciona a quantidade a usar de óleo de côco, nem quando incorporar a courgette ralada.
    Decidi faze-los sem corguette e também com azeite pois tive receio de exagerar no coco e ficaram optimos na mesma.
    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inkilina, muito obrigado por ter reparado neste meu lapso!!! Já está corrigido! :)
      Ainda assim fico muito contente que tenha arriscado fazer na mesma. Tenho a certeza que ficaram óptimos e o azeite dá-lhes um toque especial :)
      Mais uma vez obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Este fim de semana já volto a faze-los, umas vez que as courgettes agora abundam por todo o lado.

      Muito Obrigada

      Eliminar
  11. Aiii que estes muffins parecem-me tudo de bom!!!! Já estão no meu album do pinterest para não me esquecer nunca deles! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Como fazes o puré de maçã?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, cozo as maçãs aos bocadinhos, com o mínimo de água possível e também com o fogão no mínimo. Normalmente uso as golden. Depois passo com a varinha mágica. ;)

      Eliminar
  13. a curgete é daqueles ingredientes que só não usamos em tudo, porque não calha. os bolos ficam mais fofos, dão para receitas doces e salgadas, desde sopas a bolos. versátil e deliciosa! e gosto muito do puré de maçã também, que é uma das maneiras mais saudáveis de aproveitarmos as maçãs que nesta altura abundam por todo o lado! bjs

    ResponderEliminar