Crackers de linhaça (vegan, sem glúten, sem açúcar). Flax seed crackers (vegan, Gluten and sugar free)

25 de setembro de 2016

{scroll down for english version}

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro comida seca e crocante. Tanto faz que seja fruta desidratada, granola, ou crackers, é o meu tipo de comida preferido. ´
É boa para transportar, é boa para petiscar, não suja a roupa nem as mãos  e ajuda muito a saciar aquela vontade de "dar ao dente".
E já nem comento o maravilhoso que é ouvir aquele "crunch crunch" de cada vez que damos uma dentada...


Infelizmente, a maioria das vezes que nos apetece este tipo de alimentos recorremos ao mais fácil: as bolachas ou os snacks de compra. São fáceis de obter, estão sempre disponíveis e são perigosamente aditivos. Por isso gosto tanto de fazer as minhas próprias crackers ou tostas. Posso escolher os ingredientes, fazê-las com mais fibra, com mais ou menos hidratos de carbono, com ou sem sementes, doces ou salgadas...


Depois do sucesso das crackers de aveia, que para minha surpresa se tornou uma das receitas mais lidas do blog , trago uma receita de crackers feitas apenas com farinha de linhaça. Sim, é verdade, basta moer as sementes de linhaça ate estarem em farinha, juntar agua e um pouco de sal e levar ao forno. 
São as crackers ideais para quem não pode ou não quer consumir cereais porque só levam sementes. Assim, são isentas de glúten e a quantidade de hidratos de carbono é mínima, o que também as torna muito interessantes para quem quer perder algum peso e não abdica das tostas.

As  variações da receita base são infinitas: pode fazer com ervas e alho, com caril, com cominhos, com canela, com stevia....a escolha é muita e adaptável ao gosto de cada um.  Já experimentei várias versões com linhaça dourada e castanha. Pessoalmente gosto mais com linhaça dourada, mas se preferir a castanha não faz qualquer diferença.  O único truque nesta receita é mesmo esticar a massa o mais fino possível e no forno ir retirando as das pontas primeiro e deixar para último as do centro do tabuleiro, assim ficam mais crocantes.


Crackers de linhaça
Receita base:
200g de farinha de linhaça (pode ser dourada ou castanha)
100-150 ml de água
1/2 colher de chá de sal fino

Versão com ervas e alho:
1 colher de chá de ervas da provence
1 colher de chá de alho em pó

Versão Canela:
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de stevia em pó (opcional)

Ligue o forno a 180ºC.
Numa tigela misture a farinha de linhaça com o sal e caso junte ervas, ou alho ou canela, junte também. Misture tudo.
Comece por juntar 100ml de água, mexa com a colher de pau e vá juntando mais água aos pouquinhos se achar necessário. A massa deve ficar fácil de estender, nem demasiado mole nem demasiado seca.
Deixe repousar 10 minutos.
Coloque a massa entre 2 folhas de papel vegetal grandes, e com o rolo da massa estende-a até estar bastante fininha, quanto mais fina, mais crocantes serão as crackers.
Retire com cuidado o papel de cima e coloque o de baixo (juntamente com a massa) num tabuleiro grande. Faça cortes na massa em forma de quadrado ou rectângulo.
Leve ao forno durante 30-40 minutos.
Naturalmente as crackers das pontas ficarão prontas mais rapidamente, retire-as e leve de novo o tabuleiro ao forno até as do centro estarem estaladiças.
Deixe arrefecer e guarde num recipiente bem fechado.
Recipe in English

Flax seed crackers

Base Recipe

200g ground flax seed (you can buy it pre-ground or grind whole seeds in a coffee grinder) 
100-150ml of water
1/2 teaspoon of fine salt

Garlic and herbs version:
1 teaspoon os garlic powder
1 teaspoon of herbs of Provence

Cinnamon version:
1 tablespoon of cinnamon powder
1 teaspoon of stevia (optional)

Preheat oven to 200ºC.
In a large bowl, combine all dry ingredients (including cinnamon, or garlic, or other seasonings you prefer).  Add water, starting with 100 ml and mix until an even dough forms. If necessary add more water.
Spread the dough between 2 parchment paper sheets and with a rolling pin roll until your dough is super thin. Remove the upper sheet and place dough in a baking tray.
Gently cut dough into squares on the baking sheet
Bake for 30-40 minutes until crisp and edges are browned but not burnt.
Edges of course will be ready first, so remove them from the oven and bake again until the center crackers are ready.
Remove from the oven, let cool and keep in an airtight container.


14 comentários:

  1. Querida Sara,

    Estas bolachinhas ficaram perfeitas, são mesmo a minha cara, tenho que experimentar brevemente umas das variações , ou então todas hehe :)

    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. São super fáceis! Receita a fazer em breve! beijinhos

    P.S.: fiz os teus brownies de figos (publiquei estes dias) e gostei muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito fáceis e muito "fit" ;D
      Os brownies são uma maravilha, todos gostam e nem sabem que é só figo :P
      bj

      Eliminar
  3. Obrigadinhas, agora tenho de fazer estas E as outras :P
    Também adoro coisas crocantes. No geral se houver duas opções opto sempre pela crocante, por isso olho com estranheza para quem ensopa cereais em leite para que amoleçam ou gosta de pizza 'molinha' :P Esta opção saudável de snack crocante parece-me mesmo bem :D

    ResponderEliminar
  4. a verdade é que proliferam as versões de doces saudáveis, mas poucos se lembram de petiscos salgados igualmente bons para a saúde. eu adoro tostas e torradas com algo salgado por cima, como um patê, por isso estas crackers parecem-me uma excelente opção!
    ontem ainda passei à frente do são jorge para te dar um beijinho lá no workshop, mas acabei por não conseguir espreitar, com muita pena minha. espero que tenha corrido super bem!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Bem estaladiços. Que bom aspecto.
    Devem ser uma delicia. Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Adoro petiscos crocantes, ouvir aquele crack ao trincar.
    E versões salgadas são tão boas e viciantes.
    Que vontade de as fazer e "dipar" num hummus de beterraba.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Há muito que ando para fazer crakers porque, tal como dizes, de vez em quando apetece comida estaladiça. Vou experimentar! Obrigada!
    Um beijinho,
    Joana (Just Natural Please)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela partilha Sara!
    Uma questão: se colocar estas "bolachinhas" no desidratador, quanto tempo poderá demorar? A receita é a mesma?

    Agradeço desde já a resposta!
    Boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Isa, nunca fiz as crackers no desidratador. Suponho que demore bastante tempo, talvez umas 12 horas. A receita eu faria igual. Beijinhos

      Eliminar
  9. Sabe quando você vai fazer uma receita e tudo q pode dar errado, dá errado, mas ainda assim fica gostoso? Hahahah Foi o caso dessa receita! Fui fazer, papel manteiga tinha acabado, tive q untar uma forma com azeite pra não grudar. Botei pra assar, esqueci, queimou um pouquinho as bordas. Mas ficou show mesmo assim!

    COloquei um pouquinho de gergelim preto no meu. Comi com salada (gosto de coisinhas crocantes no meio da salada). Adorei, obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Queria muito ver como fica a massa. Você tem vídeo? Ou foto da massa? Obrigada.

    ResponderEliminar