Papas de quinoa, chia e amêndoa. Overnight Quinoa Chia

4 de janeiro de 2017

{scroll down for english version}

O terminar de um ano e o começo do seguinte é sempre uma altura que me deixa mais melancólica , mais pensativa. Confesso não ser uma entusiasta de toda esta fase da saída / entrada do ano nem de toda esta euforia em redor da grande noite. De facto, desde que me lembro, que não dou grande importância a isso e nem tão pouco espero pela a entrada do novo ano para tomar resoluções ou mudar e repensar o que quer que seja. Isso é algo que faço quando acho necessário e quando acho que o devo fazer. 
Ainda assim gosto de fazer um balanço dos meses que passaram, não que não o faça ao longo do ano, mas nesta altura parece ter mais peso.
Este ano, foi dos poucos em que não consegui tirar uma conclusão final.
"Ano bissexto ou é torto ou é travesso", já diz a sabedoria popular, e realmente este tem sido bastante intenso (no mínimo).
A nível pessoal foi um ano muito cheio, com uma série de coisas acontecer , em grande parte devido ao lançamento do meu livro.
Vi-me recheada de emoções novas, de momentos fortes onde tudo foi vivido intensamente, Foi um ano em que ri muito, chorei muito , agradeci muito, me senti muitas vezes esgotada e desgastada, para logo a seguir me levantar e seguir em frente. Foi um ano em que ultrapassei muitas limitações que pensava que tinha, que dei mais de mim quando pensava que já não conseguia mais.
Foi um ano em que me aproximei ainda mais dos que me rodeiam e conheci muita gente nova com quem partilhei e partilharam comigo.
Em suma, foi um ano "montanha russa".

Por outro lado a nível mundial foi realmente um ano maldito. 2016 vai ser sempre lembrado como um ano de guerra, repleto de atentados terroristas, mortes de personalidades e ídolos com os quais muitos de nós crescemos e nos habituámos a ver e a ouvir, um ano de incertezas políticas e de muitas mudanças. 
Foi realmente um ano que dá que pensar...


Mas  independentemente do balanço que faço de 2016, quero que estes primeiros dias de 2017 sejam dias para "limpar" de todos os excessos que tenho feito nestas semanas. Não são muitos é certo, mas os suficientes para o meu corpo começar a dar alguns sinais. Por isso, agora que estamos no rescaldo das festas, a minha alimentação volta à sua normalidade, começando com pequenos almoços nutritivos, proteicos e que vão ajudar a limpar o corpo.
Estas papas são de quinoa, sementes de chia, perfumadas com amêndoa, que se fazem na noite anterior em 5 minutos e que no dia seguinte estão prontas para comer. 
A quinoa, rica em proteínas vegetais, ferro e cálcio, juntamente com as sementes de chia ricas em fibra e ómegas, vão proporcionar um pequeno almoço completo, sem exagerar na quantidade de hidratos de carbono e ajudar a limpar o corpo dos exageros típicos desta época. Além disso proporciona uma sensação de saciedade durante horas, sem que tenhamos que andar a petiscar nos intervalos. Parece-me a melhor maneira de começar!


Papas de quinoa, chia e amêndoa
(Rende 2 a 3 taças)

100g de quinoa cozida *
40g de sementes de chia
20g de farinha de amêndoa ou amêndoas raladas
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
400 ml de leite de amêndoa

Toppings (opcionais):
Fruta (maçã, romã, framboesas, mirtilos, banana...)
Amêndoas picadas
Canela em pó
Geleia de arroz, agave, mel

Na noite anterior misture todos os ingredientes numa taça. Coloque no frigorífico e deixe descansar pelo menos 4 horas.
Na manhã seguinte sirva simples ou com um topping ao seu gosto.

Notas:
-para cozer a quinoa, veja como fazer neste post
-para mim estas papas não precisam de ser adoçadas, mas quem quiser pode juntar um pouco de geleia de arroz ou de agave, mel ou stevia
- pode usar outro leite que prefira em vez do de amêndoa
- estas papas também funcionam muito bem com millet


Recipe in English

Overnight quinoa chia
(yields 2-3 bowls)

100g of cooked quinoa
40g of chia seeds
20g of almond flour or finely grated almonds
1/2 teaspoon of vanilla extract
400ml of almond milk

Optional toppings:
- cinnamon powder
- fruit (banana, pomegranate, raspberries, blueberries...)
- chopped almonds
- agave, honey, maple syrup...

Mix all the ingredients together in a bowl. Stir well, cover, and refrigerate for at least 4 hours or overnight.
The next morning, remove from the fridge, top off with your favorite toppings.

Notes:
- To see  how to cook quinoa see this post 
- I didn't add any sweetener, but if you want add some stevia or agave nectar or honey...
-  You can use other vegetable milk if you like
- This recipe works well too with millet



10 comentários:

  1. Gosto tanto do novo look :) ficou lindo Sara!
    Sou como tu, não faço listas de resoluções, mas penso sempre muito sobre tudo o que se passou. E espero sempre que seja um bom ano, apesar do medo por alguns acontecimentos, mas vamos ver como corre. E comer coisas boas e que nos fazem bem! Adorei as papinhas e as fotos. E desejo-te um bom ano novo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Adoro o teu blog! Tens sempre coisas deliciosas :) Vou experimentar essas, beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Sara pelo novo visual mantém-se com muito bom gosto. A beleza está na simplicidade sem dúvida. E já agora votos de um bom Ano!

    ResponderEliminar
  4. Bom trabalho como sempre! Está linda na foto!!! Beijinhos e Bom Ano Sara !

    ResponderEliminar
  5. Já fiz e ficaram óptimas!!!!! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe, e limpam o corpinho depois de tanto bolo rei :P
      beijinhos

      Eliminar
  6. O novo visual está muito giro, parabéns :D
    Eu também não sou de resoluções de início de ano ou de objetivos, mas acho que é difícil não olharmos um bocadinho para o ano que passou. Para o blog foi um ano enorme, com a publicação do teu livro, que, imagino, foi um ponto alto incrível de 2016 para ti (e para os teus seguidores!) :)
    Gostei destas papas, uma pessoa tem de variar da aveia de vez em quando e gastar os vários pacotes de quinoa que tem no armário (ok, esta última sou capaz de ser só eu...) :) Ainda por cima fazem-se tão facilmente :D

    ResponderEliminar
  7. Acabo de conhecer o seu blog que, francamente não conhecia e estou maravilhada. Adoro romã e acho que é o melhor para a granola, muito melhor do que framboesa por exemplo, até porque mantém a textura!! Continuação de bom trabalho. Ganhou uma leitora!

    ResponderEliminar