Bolachas de figo e amêndoa (vegan, sem açúcar, sem glúten). Almond fig crackers (vegan, sugar and gluten free)

2 de fevereiro de 2017


Pronto, é oficial, estou farta do Inverno! Por favor Verão, volta! Perdoem-me os fãs desta estação, mas este tempo é demasiado complicado para mim. Ora vem um frio de rachar que me faz andar com camadas e camadas de roupa e mesmo assim tiritar de cada vez que saio à rua, ora vêem estes dias de chuva, tristes, cinzentos, com os incómodos guarda-chuvas que encalham em todo o lado ou que nos molham as pernas nos transportes públicos.... Não, decididamente o Inverno não me convence. Até a velha história das tardes quentinhas passadas enrolada na manta enquanto chove e faz frio lá fora, para mim não funcionam.  O meu excesso de energia não me deixa estar muito tempo sentada, e andar em casa de um lado para o outro enrolada em mantas ou a cozinhar de robe, não é lá muito prático.




Dou por mim a pensar em cenários de verão, com o sol a brilhar, campos floridos e praias com palmeiras. Acho que a minha mente anda a arranjar escapes para tornar estes dias mais fáceis (espero que isto não aconteça só comigo).
Consolam-me as tardes de Sábado em que aproveito que o frio e as chuvas não me deixam sair, para criar novas receitas e usar e abusar do forno que sempre ajuda a manter a cozinha quente.
Foi numa destas tardes que nasceram estas bolachas. Os dois ingredientes principais que utilizei, o figo e amêndoa, tão típicos do Algarve, talvez tenham sido uma escolha inconsciente inspirada por estes meus devaneios pelos cenários de calor



A combinação é perfeita, não fosse ela um clássico, e tão fácil que não sei como não me lembrei disto mais cedo. 
O doce do figo é o bastante para adoçar estas bolachas, mas os mais gulosos devem adicionar algo mais para ficarem satisfeitos. Escolha os mais docinhos e de preferência biológicos.
A farinha de amêndoa, além de ser uma delícia, cria uma textura super crocante e é uma forma maravilhosa de termos umas bolachas isentas de glúten e com menos hidratos de carbono. Caso tenha dificuldade em adquiri-la pode fazer a sua. Basta triturar a amêndoa até ficar com uma textura de farinha. É preciso ter cuidado porque facilmente passa do ponto e ficamos com manteiga de amêndoa em  vez de farinha. 
Se também ficou com um belo stock de figos secos e amêndoas que sobraram do Natal, então não deixe de experimentar estas bolachas, são deliciosas e o cheiro que deixam na casa enquanto cozem é absolutamente irresistível.





Bolachas de figo e amêndoa

120g de farinha de amêndoa
80g de figos secos + 2 figos para cortar em pedaços
1 colher sopa geleia de arroz ou de agave ou xilitol (opcional)
1 colher de sopa de óleo de coco à temperatura ambiente
1/2 colher de chá de aroma de baunilha
1 pitada de sal fino

Ligue o forno a 160ºC.
Retire os pezinhos aos figos.
Numa picadora pique as 80g de figos  até estarem quase desfeitos. Junte a farinha de amêndoa e os restantes ingredientes (excepto os 2 figos). Pique tudo muito bem até obter uma pasta que formará uma bola com uma textura de plasticina. Se estiver muito seca e difícil de ligar junte uma colher de chá de água.
Corte os 2 figos que reservou em pequenos pedaços, de preferência fininhos, e envolva-os na massa com as mãos.
Coloque a massa entre 2 folhas de papel vegetal e com o rolo da massa estenda-a até ficar com uma espessura com cerca de 5mm. Retire a folha de cima e com a ajuda de um corta-massas faça as bolachinhas até esgotar a massa. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos, até começarem a ficar douradas nas pontas.
Nota pessoal: eu gosto de apagar o forno um pouco antes do tempo e deixar ficar as bolachas durante mais uns 15-20 minutos. Assim ficam mais estaladiças.
Retire do forno e do tabuleiro e deixe arrefecer numa rede. Guarde numa caixa com tampa.




14 comentários:

  1. Tão simples e tão boas! Vou fazer sem demoras! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tão boas!! :D
    Um beijinho

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. eu não sei se já contei esta história, porque estou a ficar velha, esquecida e repetitiva, mas a minha Avó dizia sempre que figos com amêndoa lhe sabiam a casar :) são uma combinação vencedora e já guardei a receita! ah e deixa lá o verão em paz, está tãoooo bom assim!! só me faz falta a luz, de resto, pode continuar o frio. :p
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOL, tinha que ser, lembro-me de dizeres o quanto sofrias com o Verão :)
      Mas por favor, já chega! Estou neste momento com as calças encharcadas, ninguém merece!
      beijinhos

      Eliminar
  4. É destas coisas boas e simples que gosto, venho aqui procurar e sempre encontro! Beijinhos e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico muito feliz, é realmente essa a minha intenção, descomplicar o saudável ;)
      beijinhos

      Eliminar
  5. Vai-te embora Inverno e que venha o verão sim!!
    O inverno tb tem coisas boas, e uma delas é ligar o forno e fazer cookies.
    Adorei esta receita, quero mesmo muito fazer! Adoro figos e amêndoa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Inês, sim por favor , vem Verão! E figos e amêndoas sabe mesmo a verão ;)
      beijinhos

      Eliminar
  6. Haha, eu também acho alguns aspetos da estação deploráveis! Então essa questão dos transportes públicos... Nada pior do que estar de pé num autocarro todo enlameado com o guarda-chuva a molhar-nos quando lhe apetece :P
    Mas pronto, todos temos o nosso happy place (não te preocupes, não és só tu!) :D Uma coisa em que nunca apostei muito são as bolachas, mas depois de fazer as tuas crackers parece-me que ganhei o gosto. Tenho de ver se experimento estas, doces, que me parecem fantásticas! A combinação é muito boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas desta combinação tens mesmo que experimentar! :)
      bijinhos

      Eliminar
  7. Olá! Quando falas no óleo de coco em temperatura ambiente, ele pode estar sólido então? (no inverno a temperatura "ambiente" é tão fria nesta casa...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Mafalda, não deve estar duro, pode estar sólido mas deve estar suave :)
      beijinhos

      Eliminar