Granola de galetes e amendoim (vegan, sem glúten, sem açúcar)

27 de maio de 2017


Cá em casa nada se estraga. Raramente deito fora legumes que estejam velhos porque há sempre uma sopa que se pode fazer ou um salteado, a fruta mais madura tem sempre fim  num bolo, num crumble ou em compotas, a quinoa ou o millet que sobraram do jantar faz umas boas papas para o pequeno almoço do dia seguinte, o grão ou feijão que sobraram viram hambúrgueres...
Por aqui dá-se sempre uma segunda vida aos alimentos, e sobretudo tenta-se não comprar de mais. Compramos à medida que precisamos, assim temos sempre legumes e fruta frescos e não sobrelotamos a dispensa e os armários com inúmeros pacotes.



Já falei aqui várias vezes sobre o meu desagrado pelas as galetes de milho ou de arroz. As de milho ainda as tolero, mas sinceramente, sou incapaz de as comer sem fazer aquele ar de criança que está a comer obrigada.
No entanto, por algum motivo, os pacotes das ditas vão-se acumulando cá em casa. Ou a mãe compra e depois dá-mas porque já está farta, ou o marido compra cheio de entusiasmo e depois esquece-se, o que sei é que há sempre um ou dois pacotes a olharem para mim de cada vez que abro o armário.
Custa-me deitá-las fora, mas comê-las também é um tédio... e as pobre coitadas lá vão ficando.
Tenho arranjado algumas maneiras mais básicas de as comer (com manteiga de amendoim, com compota, chocolate...) , mas a minha mente criativa não se fica por aqui. Afinal de contas, estas bolachas têm imenso potencial: são crocantes, o sabor é neutro, são baratas, isentas de glúten e relativamente saudáveis (em comparação com outras bolachas).



Já tinha publicado anteriormente a receita de umas pipocas feitas com as galetes (veja aqui a receita), e foi neste momento que comecei a olhar para elas com outros olhos.
Desta vez trago uma granola daquelas impossíveis de parar de comer! As galetes tornam-na super crocante, muito leve, e o sabor da manteiga de amendoim e da canela fazem dela uma das melhores granolas que já fiz.
Se tem galetes em casa a pedir para serem comidas, experimente esta granola.


Granola de galetes de milho
(rende 1 frasco)

80g de galetes de milho
100g de flocos de aveia grossos *
50g de frutos secos picados (amêndoas , nozes, cajus...)
50g de sementes (abóbora, linhaça, chia, girassol...)
50g de manteiga de amendoim
40g de óleo de coco liquido
100g de geleia de arroz
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal

Ligue o forno a 160ºC.
Coloque as galetes aos bocados numa picadora e pique grosseiramente. Em alternativa parta-as à mão em pequenos pedaços.
Numa tigela junte as galetes, a aveia. os frutos secos picados, as sementes e misture tudo.
Noutra tigela misture a geleia de  arroz, a manteiga de amendoim, o óleo de coco, a canela e o sal.
Junte o conteúdo das duas tigelas e envolva tudo muito bem.
Forre um tabuleiro grande com papel vegetal e espalhe a granola.
Leve ao forno durante 20 minutos, mexendo ocasionalmente.
Apague o forno e deixe ficar lá dentro o tabuleiro com a granola durante mais 20 minutos.
Retire, deixe arrefecer e guarde num frasco.

*Verifique se contêm glúten, se necessário.

7 comentários:

  1. já gostei de galetes agora chamou-lhes bolacha de esferovite , assim na granola parecem-me bem interessantes até fiquei com vontade de experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. espero que experimentes são, fazem uma granola maravilhosa!
      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá...fiquei curiosa mal vi o ingrediente desta granola. E estou tentada a fazer! :)
    Será que a geleia de arroz pode ser substituída por outro ingrediente?

    Obrigada
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim Luísa pode usar geleia de agave ou mel, mas reduza a quantidade, são mais doces que a geleia de arroz. :)

      Eliminar
  3. Eu até gosto das galetes de arroz e milho, mas confesso que acabam sempre por sobrar. Ou compro para a minha avó e noto sempre que há dificuldade em comer tudo. Lá vou tentando com as compotas e com a manteiga de amendoim, mas esta sem dúvida que me parece uma melhor forma de as comer :)
    Próxima vez que as tiver, vai ser feita!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. há anos que não compro estas galettes e agora fiquei curiosa em experimentar a granola. se há coisa em que és criativa é nas granolas, nunca mais me esqueço da de lentilhas! eu com a comida sou o menos minimalista que há, aí ainda tenho muito o que aprender. adoro ir ao mercado e encher o frigorifico de frescos, de ver a taça da fruta a transbordar. isso obriga-me a comer melhor, é um facto, porque odeio estragar, mas volta e meia lá há um cereal q comprei para experimentar que não gostei e que ficou meses no mesmo frasco ou algum legume no fundo do frigorifico de que me esqueci e estragou também... a única coisa boa é que vivendo numa casa pequena, com uma cozinha minúscula e sem dispensa não dá para acumular assim taaaanta coisa vou organizando pelo que deixo de comprar para que as coisas q quero experimentar tenham espaço. e foi assim que deixei de comer bolachas de compra como estas galettes! :D

    ResponderEliminar
  5. Olha que bela ideia esta utilização das "bolachas de esferovite", como lhes chama o meu rapaz! ;) Como tenho a granola a acabar, a ver se experimento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar