Fatias de abóbora no forno

29 de maio de 2017


Quando se tem o bichinho da cozinha a fervilhar dentro de nós, há uma necessidade quase constante de experimentar receitas novas, ingredientes novos, técnicas diferentes... Estamos sempre atentos às novidades no mercado, enchemos as prateleiras de livros de receitas,  esperamos ansiosamente pelos legumes e frutas da estação, entramos nas lojas gourmets em busca de inspiração, vamos no caminho para casa a pensar qual será a próxima invenção, entre outros comportamentos bastante peculiares. Tenho a certeza que não sou a única a sofrer do mal do "cozinhismo" e que neste momento muitos se estão a identificar com o que digo.

A nossa necessidade de experimentar coisas novas é tão grande, que muitas vezes acabamos por não repetir receitas realmente boas, que adorámos e que prometemos que voltaríamos a fazer. Com o tempo, eventualmente vão acabar por cair no esquecimento e serão substituídas por outras.
Ainda assim, há aquelas que "sobrevivem" e que se tornam num hábito.
É o caso desta receita de fatias de abóbora no forno. Uma receita já antes publicada no blogue, quando ainda era um bebé, mas que é tão boa, tão fácil, que se tornou numa constante cá em casa. É daquelas receitas que eu adoro, sem quantidades, facilmente adaptável, que fica bem na mesa como entrada , como snack, como refeição ligeira, quente, fria, com queijo ou com tofu... É perfeita muito saudável e por isso vale a pena relembrá-la.



Aproveito ainda para relembrar o passatempo que está a decorrer no Facebook do blogue até ao final desta semana ( dia 3 de Junho). O prémio é um livro Nem Acredito que é Saudável, cheio de receitas maravilhosas pensadas e criadas para que todos sem excepção possam saborear!

Para participarem vejam AQUI as condições, é super fácil!


Rodelas de abóbora no forno

abóbora manteiga
tofu, queijo feta ou requeijão
nozes picadas
azeite
sal fino
alecrim fresco

Ligue o forno a 180ºC.
Corte a abóbora em rodelas com cerca de 0,5 cm e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Tempere-as com sal fino e um fio de azeite.
Esfarele o queijo ou o tofu e coloque-o sobre as rodelas de abóbora. Coloque as nozes picadas e folhinhas de alecrim.
Leve ao forno entre 15 a 20 minutos, até os bordos da abóbora começarem a alourar.
Retire e sirva.

9 comentários:

  1. Nunca comi abobora assada, costumo apenas em sopas.
    Essas fatias tem um aspecto fantástico.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Na próxima oportunidade vou comprar abóbora e fazer. Fiquei louca por experimentar 😁 parece-me simplesmente genial

    ResponderEliminar
  3. acho que vou experimentar com uma abóbora pattinson que me coube na semana passada no cabaz e com tofu esfarelado por cima já hoje ao jantar!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Sara! Mal vi esta receita, soube que iria ter de experimentá-la. :) E assim foi: fi-la ontem, para o jantar, como entrada, mas, na realidade, tive tentada a tornar estas deliciosas fatias no próprio jantar, de tão boas que estavam. ;-)
    Optei por utilizar o queijo feta e pevides de abóbora (em vez das nozes) e foi sucesso!
    Da próxima (sim, porque vai haver próxima,... muitas próximas :D), farei com tofú. Desta vez, essa opção poderia ter "afugentado" alguns dos provadores. ;-)
    Muito obrigada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera fico muito feliz que tenha gostado. Fica óptimo com queijo ou tofu, mas sim, com queijo é mais fácil agradar a todos :)
      Obrigado por experimentar :D

      Eliminar
  5. Ora aqui está uma receita que já fizemos imensas vezes cá em casa! Para o bebe de 10 meses, só não ponho o queijo nem as nozes! É somente com azeite, ervas e especiarias! Fica delicioso e todos repetem!!!
    Beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar