Granola de batata doce (sem açúcar, sem glúten, vegan)

7 de novembro de 2017


Dizia-me a senhora do mercado onde costumo ir, que nunca vendeu tanta batata doce como vende agora. "Usam-na em tudo menina! Mas a mim ninguém me convence a comê-la com peixe cozido!"
Realmente parece que a moda da batata doce não é afinal uma moda e que veio para ficar.
De facto, a mim muito me agrada porque não sou fã de batatas brancas, e se antes só encontrava batata doce no Outono, agora há todo o ano. Fico contente que se tenha finalmente reconhecido o quanto esta batata é nutricionalmente interessante, principalmente se a comparar-mos com a outra.


O grande motivo para todo este interesse deve-se sobretudo ao seu baixo Índice Glicémico quando comparado com o da branca. A batata doce contem hidratos de carbono de absorção lenta não provocando por isso um impacto tão grande na curva da glicose. Por outro lado os hidratos de carbono da batata comum são mais simples aumentando a glicose no sangue de uma forma mais abrupta.
Isto é uma mais valia para todos, mas especialmente para diabéticos, desportistas e pessoas com excesso de peso. Quero no entanto salientar que mesmo a batata doce deve ser sempre consumida com bastantes legumes e proteínas, caso contrário não se conseguirá obter o mesmo efeito.




A sua versatilidade é outra das suas mais valias e a prova disso é esta granola absolutamente divinal. Feita com batata doce assada, carregada de fibras, frutos secos e sementes, é perfeita para acompanhar o iogurte, o leite ou comer directamente do frasco.  Sempre que assar batatas doces guarde 2 ou 3 para fazer esta granola, vai ser uma das preferidas!

Granola de batata doce
(rende 1 frasco)

200g de flocos de aveia grossos*
30g de amêndoas picadas
30g de sementes de girassol ou outras que prefira
30g de coco ralado
2 colheres de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
200g de puré de batata doce (assada e pesada sem casca)
60g de geleia de arroz
50g de óleo de coco em estado liquido

Numa tigela misture os flocos de aveia, as amêndoas, as sementes, o coco e as especiarias.
Noutra tigela junte a batata doce, a geleia de arroz e o óleo de coco liquido. Passe tudo com a varinha mágica até estar tudo num puré homogéneo.
Junte o puré à mistura dos flocos de aveia e envolva tudo muito bem.
Espalhe a granola num tabuleiro grande forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 20 minutos mexendo algumas vezes durante esse tempo.
Apague o forno e deixe lá ficar a granola até o forno estar frio. Mexa algumas vezes, mesmo com o forno apagado.
Retire, deixe arrefecer e coloque num frasco.

*NOTA: caso seja intolerante ao glúten, compre flocos de aveia certificados!

3 comentários:

  1. Adoro batata doce Sara. Antes a minha mãe comia menos porque pensava exactamente o contrário, foi preciso explicar os benefícios.
    E já fiz uma granola com ela, por isso sei bem como é boa!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara! Estou louca para testar sua receita, mas não conheço geléia de arroz... Poderia indicar a receita, ou onde encontrá-la?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. veira disse...
      Olá Natália , a geleia de arroz encontro-me facilmente em lojas de produtos naturais e penso q alguns supermercados também já têm. Parece mel de aspecto. Se não encontrar use mel. Bj

      Eliminar