Dicas para um Natal mais ecológico, sustentável e consciente!

19 de dezembro de 2017

Adoro o Natal, já o tenho referido aqui várias vezes. Adoro as luzes, os cheiros, as lojas enfeitadas, a azáfama no ar... A época de Natal aquece-me o coração no tempo frio que tanto me custa a suportar.
Ainda assim, todos os anos fico de coração partido cada vez que vejo as ruas e os caixotes do lixo após as festas. Papéis e mais papéis, caixas, plásticos, restos de comida, embalagens vazias... é tremenda a quantidade de lixo que se gera em tão pouco tempo.
Dizermos que o Natal é uma época de consumo, sim, não nego, mas a verdade é que isso depende da vontade de cada um. Não temos que ter um Natal cheio de desperdícios e gastos desnecessários para que seja uma época feliz e preenchida.
Há pequenas coisas que podemos fazer e tentar mudar para que o Natal não seja outra vez mais do mesmo.
Deixo-vos qui algumas dicas, fáceis de se fazer, são pequenas coisas que todas somadas e multiplicadas por muitos podem fazer a diferença. 
Vamos todos contribuir para um Natal mais limpo, ecológico e consciente!


Dicas para um Natal mais ecológico

  • Decore a sua casa com materiais naturais: folhas, ramos de pinheiro, bocados de madeira, troncos, pinhas... Solte a imaginação e vai adorar o resultado final.



  • Faça as suas próprias prendas. Além de serem muito mais pessoais e feitas com carinho, são mais económicas, evitam o desperdício de embalagens e são também uma óptima maneira de fugir à confusão nas lojas nesta altura do ano.Veja estas sugestões saudáveis e muito fáceis de fazer

FRUTOS SECOS CARAMELIZADOS
COMPOTA DE NATAL


 
BOMBONS DE CAJU

  • Embrulhe as prendas em saquinhos de tecido, reutilize os papéis do ano anterior ou utilize papéis de jornal, listas telefónicas ou mapas desactualizados.


  • Ofereça experiências: uma estadia, um passeio, uma massagem... evita comprar presentes que correm o risco de cair em esquecimento ou serem postos de lado. Mas sobretudo evita o consumo de mais embalagens e recursos.


  • Nos dias da festa não utilize loiça descartável.


  • Porque não uma ceia vegetariana? Ou pelo menos fazer uma maior quantidade de pratos sem carne nem peixe. Vamos dar descanso ao peru e ao bacalhau e reinventar as tradições! Aqui ficam duas sugestões deliciosas


STRUDEL DE COGUMELOS

TOFU COM ESPINAFRES E BROA

  • Faça as compras tanto das prendas como dos alimentos junto dos produtores locais ou pelo menos tente comprar nas lojas perto da sua casa. fazer compras no comércio local é bem mais divertido, enriquecedor e evitamos as deslocações de carro.


  • Não faça nem compre demasiada comida que depois acaba por ir para o lixo.


  • Se comprar comida fora leve as suas próprias caixas ou tachos.


  • Se ligar o forno aproveite para fazer vários pratos ao mesmo tempo.


  • Depois de passarem as festas, aproveite os papéis e laços das prendas para usar no ano seguinte e recicle todos os papéis, embalagens e plásticos que não podem ser reaproveitados.




No Comments Yet, Leave Yours!