Papas de amaranto ( vegan, sem açúcar, sem glúten). Amaranth porridge (vegan, sugar and gluten free)

15 de janeiro de 2018


Este ano tem sido difícil arrancar no que toca ao blogue. Dias muito cheios, ou mal organizados, cozinhados básicos, pouco imaginativos e dias frios e chuvosos que me sugam toda a energia... digamos que o meu ano não começou em grande.
Não que eu ligue muito a esta história do ano novo, nem sequer faço resoluções ou peço desejos, mas prometi a mim mesma que ia tentar pôr mais ordem na minha vida, que neste momento está demasiado caótica para o meu gosto.

Acho que todos passamos por fases assim, em que apesar de tudo estar organizado na nossa cabeça, o dia dá uma reviravolta e a nossa capacidade de adaptação a situações inesperadas está a ser constantemente posta à prova. Para algumas pessoas isto pode ser um grande problema, para outras isto é o dia-a-dia, eu estou naquele meio termo em que até certo ponto acho alguma graça e até me estimula, mas a partir de determinado momento começa a ser demais. 
É nessa altura em que sinto que toda a minha vida, até as coisas mais essenciais como a alimentação, começam a ficar afectadas, é sinal de dizer "basta", pôr a cabeça no sitio e voltar a dar prioridade e atenção às coisas básicas. Só assim o resto pode correr de forma mais harmoniosa e suave. 
E porque quero voltar a centrar-me nos básicos, nada melhor que começar por um pequeno almoço nutritivo, equilibrado, que me vai deixar preparada e desperta para o resto do dia.

O amaranto surge pela primeira vez aqui no blogue. É um cereal que por falta de hábito não cozinhava muitas vezes, o que é pena , tendo em conta que é bastante saboroso e com características nutricionais muito interessantes. Prometo um dia falar dele mais a fundo, mas para dar uma breve descrição, o amaranto é um cereal com um aspecto em forma de bolinhas ainda mais pequenas que a quinoa e também ele sem glúten e bastante rico em aminoácidos.
Pode ser utilizado como acompanhamento de uma refeição, para fazer papas, ou moer para fazer em farinha.
Apesar do seu tamanho tão pequeno, demora algum tempo a cozer, por isso convém colocá-lo de molho primeiro, além de que isso também facilita a sua digestão.
Esta receita de papas é bastante simples e adaptável, são a minha forma preferida de comer amaranto. Pode variar no leite que utiliza, pode acrescentar fruta cozida e até iogurte. Aconselho a fazer logo em dose redobrada porque assim podemos guardar no frigorífico e ir comendo ao longo da semana, basta aquecer um pouco e quem quiser pode acrescentar mais um pouco de leite. São uma delícia e se não conhece o amaranto, compre e experimente-o desta forma.


Papas de amaranto
( rende 2 taças)

1 chávena de chá de amaranto
1 chávena de chá de água
1 chávena de chá de bebida de arroz ou de amêndoa ou outro que prefira
1 pau de canela
2 colheres de sopa de geleia de arroz ou de agave ou mel(opcional)
1 pitada de sal
Para guarnecer:
- frutos secos, coco laminado, sementes....

Coloque o amaranto de molho pelo menos durante 4 horas com o dobro da água.
Passe-o por um coador de rede fina e lave-o com água corrente.
Leve ao lume um tacho com a água, a bebida vegetal , o pau de canela e o amaranto.
Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e cubra com a tampa. Deixe cozinhar por cerca de 25 minutos até o amaranto estar cozido.
Tempere com um pouco de sal e se quiser junte 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou outra que prefira.
Coloque na taça e se necessário pode juntar um pouco mais de leite. Guarneça com sementes, frutos secos, coco, canela...

Recipe in English

Amaranth porridge
(serves 2)

1 cup of amaranth
1 cup of water
1 cup of vegetable milk of your choice
1 cinnamon stick
2 Tbsp of agave nectar ou rice syrup (optional)
1 pinch of salt
To garnish:
- nuts, dried fruit, coconut, cinnamon powder...

Soak amaranth in water for at least 4 hours.
Discard soaking water and wash amarath in current water in a strainer.
In a saucepan, boil, 1 cup of water, milk, amaranth and a cinnamon stick. When starts boiling, cover and cook for 25 minutes until amaranth is cooked.
Put in a bowl, add some agave nectar ou rice syrup if you want, and garnish with nuts, dried fruit...



3 comentários:

  1. Comprei amaranto há uns meses atrás, para fazer puré de cereais, que é algo de que gosto bastante. Porém, sobrou imenso. Vou usar uma parte para reproduzir estas papas porque, com o tempo frio, adoro fazer porridge para aquecer o corpo e a alma logo ao pequeno-almoço! Costumo fazer quase sempre de aveia, trigo sarraceno ou de flocos de cevada, mas vou dar uma oportunidade ao amaranto!

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei, mas ficaram com bom aspeto.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sara! Comprei amaranto, mas não sabia bem o que fazer com ele, já que quando tentei como acompanhamento, não correu muito bem. :(
    Experimentei esta versão e ficou interessante. Não o troco pela aveia ou trigo sarraceno, mas é uma boa variação para o pequeno-almoço. :) Muito obrigada!! Vera

    ResponderEliminar