Bolachas de cacau e amaranto (sem açúcar e glúten)

17 de maio de 2018


O mundo dos blogues tem coisas curiosas. É incrível como se gera entre as pessoas um sentido comunitário, com partilhas, dicas e conselhos. Rapidamente se começa a conhecer os nomes dos autores dos vários blogues, as suas características e pormenores da sua vida. Pouco a pouco surgem amizades mesmo sem proximidade física. 
Aconteceu comigo em relação a algumas bloguers e uma delas é a Inês do lindo blogue "Ananás e Hortelã". Eu e a Inês não nos conhecemos, mas como que por artes mágicas, gerou-se entre nós uma grande empatia e carinho. É daquelas coisas que não se explicam, simplesmente acontecem.



Tal como eu, a Inês é uma apaixonada por bolos, pão e bolachas. Acho que devemos ficar fascinadas pela transformação que ocorre no forno, mas sobretudo acho que são coisas que nos fazem sentir felizes, confortáveis e nos trazem boas memórias.
Hoje trago uma receita que não resisti "roubar" do seu blogue e à qual fiz algumas alterações para as tornar mais saudáveis e ao meu jeito.
Utilizar amaranto em bolachas não é definitivamente uma escolha óbvia, e se calhar foi exactamente isto que me chamou a atenção.
 O amaranto não é um grão conhecido por todos, eu própria acabo por o cozinhar quase sempre das mesmas formas. Já falei nele aqui nestas papas deliciosas, e ando em busca de outras formas de o fazer.


Quero cada vez mais incorporá-lo no meu dia-a-dia principalmente porque nutricionalmente o amaranto é muito interessante sobretudo pela sua quantidade de proteína, ferro e cálcio. Uma mais valia para quem não consome fontes de proteína animal.
É importante não saltar o passo de o demolhar e posteriormente desidratar caso não o utilize de seguida.  Isto facilitará a sua digestão e livra-nos de todos os anti nutrientes que contem. Para me facilitar a tarefa costumo demolhar logo uma grande quantidade logo que o compro e depois coloco no forno baixo durante  alguns minutos para secar. Assim é só tirar do frasco e cozinhar quando me apetece sem ter que estar preocupada com este processo.
Não deixem de experimentar estas bolachas. São deliciosas, crocantes graças ao amaranto, saudáveis, sem açúcar refinado nem glúten e uma óptima forma de utilizar este super grão.


Bolachas de amaranto e cacau
(veja aqui a receita original)

200g de amaranto
250g de farinha de aveia
100g de xilitol
70g de óleo de coco amolecido mas frio
1 ovo
1 a 2 colheres de sopa de cacau em pó

Comece por demolhar o amaranto.
Coloque-o dentre uma tigela com o dobro da água e deixe-o de molho pelo menos durante 4 horas ou durante a noite.
Com a ajuda de um coador, descarte esta água e lave o amaranto.
Coloque-o espalhado num tabuleiro e leve ao forno a 100ªC até estar seco (cerca de 25 minutos), virando-o algumas vezes. Depois de seco pode utilizar para fazer as bolachas.
Numa taça bata bem o ovo com o xilitol e o óleo de coco.
Adicione o cacau e a farinha de aveia e misture bem até ficar homogéneo.
Junte o amaranto e envolva-o na massa com a colher. Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frio por 20-40 minutos.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e aqueça o forno a 180ºC.
Faça pequenas bolinhas com a massa, espalme-as bem com a mão e coloque-as no tabuleiro. Levar ao forno durante 12-15 minutos.
As bolachinhas podem ainda estar ligeiramente moles quando as retira, mas vão ficando crocantes com o tempo.
Retire do tabuleiro e coloque-as a arrefecer numa rede.
Guarde num frasco bem fechado.



11 comentários:

  1. Adorei a ideia dessa receita, devem ficar deliciosas.

    Mas fiquei com uma duvida, o amaranto usado é o em grãos ou em flocos? :)

    ResponderEliminar
  2. Comprei amaranto por curiosidade mas acabou esquecido na despensa.
    Acho que vou experimentar nestas lindas bolachas.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São, experimenta, é pena um cereal tão bom ficar parado na dispensa. bj

      Eliminar
  3. Sara, sinto exactamente o mesmo por ti.
    Criou-se uma empatia e um carinho entre nós, que em breve teremos que dar uma abraço em pessoa. Gosto muito de ti, e tu sabes :)
    E adorei teres feito estas cookies, na tua versão mais saudável. Ficaram lindas!! Pode ser que uma dia as façamos juntas! Ia adorar.
    Um beijinho enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Inês espero que sim, fico a aguardar esse abraço :)
      O mérito da receita é todo teu!
      Obrigado pela inspiração!
      bj

      Eliminar
  4. Olá! Posso substituir o xilitol por geleia de arroz? Consegue ajudar-me na quantidade? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Li, eu não usaria um adoçante liquido, as bolachas não ficam crocantes. Se não tiver xilitol use açúcar de coco.
      beijinhos

      Eliminar
  5. olá não é possível utilizar o amaranto em farinha? terá de ser mesmo em grão?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Francisca, neste caso sim, o amaranto está lá para lhe dar o toque crocante. Se usar farinha, será já farinha a mais. Bj

      Eliminar
  6. Comprei amaranto já á algum tempo ,está guardado na despensa por não sabia o que fazer com ele 🤔. Aliás até o comprei por curiosidade 😊, agora já sei o que posso fazer . Obrigada pela receita

    ResponderEliminar