Beringelas no forno- o vídeo!

2 de outubro de 2018


A primeira vez que fazemos alguma coisa nunca esquecemos, pois não?
Não poderia esquecer a primeira receita que coloquei no blogue: fatias de beringela com molho de tomate.
Esta receita não só serviu para inaugurar o blogue como ainda hoje se mantém uma das mais confeccionadas cá em casa.
É deliciosa, super prática e daquelas comidas que podemos fazer em dose industrial porque fica bem aquecida ou congelada.


 É uma receita muito adaptável, podemos usar tofu ou requeijão, queijo de vaca ou queijo vegetal, pão ralado ou não. Servido com uma salada, este é um prato bastante completo e que pode ser consumido por qualquer um.
É por tudo isto que tinha que fazer um video desta receita, assim mostro o quanto é fácil fazer o meu prato favorito com beringelas.


Aqui podem ver o vídeo, e não se esqueçam de subscrever o canal do Youtube para ver esta e mais receitas!




Beringelas com molho de tomate
(Para 2 pessoas)

1 beringela cortada em fatias
azeite
sal
requeijão ou tofu esmagado q.b.
pão ralado q.b.
queijo ralado q.b.


Para o molho de tomate:
3 tomates
½ cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite
oregãos
tomilho
sal
pimenta

Comece por cortar a beringela às fatias e colocá-las num recipiente com sal grosso durante 20 minutos. Desta forma não ficam amargas.

Entretanto faça o molho de tomate. Faço o meu de uma forma bem simples: junto tudo partido aos bocadinhos, sem refogar, e deixo cozinhar até estar apurado. Se necessário passo ligeiramente com a varinha mágica. No final acerto os temperos e junto os oregãos e o tomilho.

Acenda o forno a 180ºC.
Depois de estarem com sal 20 minutos, lavar bem as rodelas de beringela e secá-las com papel de cozinha. Pincelá-las com azeite e levar ao forno 15 minutos.

Num tabuleiro, colocar um pouco de molho de tomate, uma camada de beringelas e uma de requeijão/tofu esfarelado. Outra camada de molho de tomate, seguida de uma de beringelas e depois o tofu/requeijão. O número de camadas varia com o gosto de cada um. Terminar com queijo ralado (vaca ou vegan) e polvilhar com pão ralado.

Vai ao forno cerca de 20 a 30 minutos.

Servir com salada, caso esteja numa dieta baixa em hidratos de carbono ou simplesmente se quer uma refeição leve. Para os que preferem mais qualquer coisinha, sugiro massa salteada com alho e mangericão.



1 comentário: