Geleia de uva sem açúcar

7 de novembro de 2018


Cá em casa nada se estraga. Sobrou quinoa, come-se no dia seguinte ou fazemos papas, pão duro vira tostas para petiscar, legumes a ficarem com má cara fazem sopa, fruta madura torna-se compota ou então num belo crumble.
A comida é demasiado sagrada para ser jogada fora, a sua produção passou por muitas pessoas, consumiu recursos e tempo, não temos o direito de deitar no lixo algo tão precioso.


"Para quê este discurso moralista?" - estão vocês a perguntar.
Porque esta receita nasceu exactamente de aproveitar uma grande caixa de uvas que não sendo usadas ou comidas rapidamente, iriam acabar no lixo.
A minha cabeça pensou em mil coisas que se pudessem fazer, mas acabariam sempre por sobrar demasiadas uvas, a não ser claro, se eu fizesse geleia.
Já tinha provado geleia de uva algures no tempo, e tinha adorado, o difícil agora seria reproduzir essa geleia numa versão saudável.
Acabou por não ser assim tão complicado, a uva é naturalmente doce, não há necessidade de acrescentar mais, com paciência e cozinhando em lume brando conseguimos extrair toda a doçura necessária. No final, com as sementes de chia conseguimos a textura de geleia que procuramos.
É sem dúvida uma das geleias preferidas cá em casa, já repetida várias vezes nos últimos tempo. 


Geleia de uva
(rende um frasco)

600g de uvas
3 colheres de chá de sementes de chia
1 colheres de chá de stevia (opcional)


Coloque as uvas num tacho tapado e deixe-as a cozinhar em lume brando durante 20-30 minutos.
Durante o processo vá mexendo as uvas e com uma colher ou um garfo vá rebentando os bagos para que larguem todo o sumo.
Ao final deste tempo, apague o lume e rebente todos os bagos que faltarem rebentar.
Para descartar as cascas e as grainhas passe o sumo através de um passador de rede e vá esmagando com um garfo ou um pilão de modo a aproveitar o máximo que conseguir.
Nesta altura deve ter cerca de 250 ml de sumo.
Coloque o sumo sem grainhas e sem cascas de novo no tacho e volte a ferver com as sementes de chia durante 15 minutos, se desejar acrescente uma colher de stevia ou outro adoçante.
Retire do lume. Se quiser passe com a varinha mágica.
Coloque num frasco e deixe arrefecer.
Coloque no frigorífico, consuma dentro de 2 semanas.


No Comments Yet, Leave Yours!