Cogumelos estufados

2 de dezembro de 2018


Enquanto estou a escrever esta nova entrada no blogue, oiço a chuva a cair em todo o seu esplendor e o vento a bater na janela do quarto. Em dias como este, morar num sexto andar pode-nos fazer pensar que o Mundo vai desabar. É daqueles dias que a grande maioria das pessoas diria que não há melhor que estar no sofá aconchegadinho entre mantas felpudas. A grande maioria, porque eu com  a minha mente inquieta (e espero que mais uns quantos), não alinhamos nessas coisas. Até mesmo nestes dias prefiro estar fora de casa e, caso esteja, o sofá não chama por mim.
Mesmo cheia de mantas e robes que arrasto comigo, arranjo sempre coisas para fazer, receitas para inventar, arrumações ou alguma coisa para acabar daquelas que vão ficando na lista de espera.


Ainda assim, confesso que no final do dia é reconfortante ficar sentada (com o robe e as mil mantas), a saborear uma refeição aconchegante, quentinha, daquelas com sabor a dias de Inverno.
Esta é uma dessas receitas, os amantes de cogumelos vão adorá-la tanto como eu. Enquanto saboreio este estufado, a imagem que me surge é uma cabana de madeira num bosque, com uma chaminé a fumegar, enquanto lá dentro se cozinha na lareira num tacho de barro os cogumelos acabados de apanhar.
É um prato que nos aquece, muito proteico, cheio de nutrientes mas baixo em calorias, típico dos pratos feitos com cogumelos. Não deixe de o experimentar com os cogumelos que mais gostar e para completar o quadro, sirva-o com arroz preto ou vermelho, fica soberbo.


Cogumelos estufados

1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
60ml de vinho tinto
1 colher de sopa de farinha de arroz ou outra que prefira
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de ervas da Provence
500g de cogumelos cortados em lâminas
2 colheres de chá de molho de soja
1 chávena de chá de água
azeite q.b.
sal
pimenta
salsa picada para guarnecer

Saltear no azeite o alho picada e a cebola.
Juntar o vinho e deixar cozinhar até não haver liquido.
Juntar a farinha de arroz e misturar bem com a colher.
Adicionar a polpa de tomate. Cozinhar durante 3 minutos.
Juntar os cogumelos, o molho de soja, a água e as ervas da Provence.
Temperar com sal e pimenta.
Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos, até o molho ficar espesso.
Verificar os temperos.
Guarnecer com salsa picada.


No Comments Yet, Leave Yours!