Beringela parmigiana - uma versão mais leve

7 de março de 2012

Um clássico reinventado, é o que chamo a esta receita. Inspirei-me na tradicional beringela parmigiana, mas em vez da fritar as fatias de beringela e de utilizar queijo parmesão, optei por grelhá-la e utilizar requeijão. Bem mais saudável.... e muito bommm.


Beringela Parmigiana


Ingredientes (para 2 pessoas)


1 beringela cortada em fatias

azeite

sal

requeijão

pão ralado



para o molho de tomate:

3 tomates

½ cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

azeite

oregãos

tomilho

sal

pimenta



Começar por cortar a beringela às fatias e colocá-las num recipiente com sal grosso durante 30 minutos. Desta forma não ficam amargas.

Entretanto fazer o molho de tomate. Faço o meu de uma forma bem simples: junto tudo partido aos bocadinhos, sem refogar, e deixo cozinhar até estar apurado. Se necessário passo ligeiramente com a varinha mágica. No final acerto os temperos e junto os oregãos e o tomilho.

Acender o forno a 200º

Depois de estarem com sal 30 minutos, lavar bem as rodelas de beringela e secá-las com papel de cozinha. Pincelá-las com azeite e levar a grelhar num grelhador ou numa frigideira durante mais ou menos 2 minutos, não devem grelhar demais.

Num tabuleiro, colocar um pouco de molho de tomate, uma camada de beringelas e uma de requeijão esfarelado. Outra camada de molho de tomate, seguida de uma de beringelas e depois o requeijão. O número de camadas varia com o gosto de cada um. Terminar com o requeijão e polvilhar com pão ralado.

Vai ao forno cerca de 20 a 30 minutos.


Servir com salada, caso esteja numa dieta baixa em hidratos de carbono ou simplesmente se quer uma refeição leve. Para os que preferem mais qualquer coisinha, sugiro massa salteada com alho e mangericão.



Variante sem glúten ou lactose: é uma receita facilmente adaptável. Basta substituir o requeijão por queijo sem lactos e usar pão ralado sem glúten.



Bom apetite!


2 comentários:

  1. Experimentei esta receita e adorei! Simplesmente deliciosa. Apenas substituí o requeijão por queijo de tofu que fiz em casa (uma mistura que inventei e que ficou mesmo com aspecto de requeijão). Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Tb já tenho feito com tofu e adoro.

      Bj

      Eliminar