Cheesecake de morango e um dia muito especial

28 de junho de 2012


Ainda pensei não colocar esta receita no blog, afinal de contas esta não é mesmo nada saudável! Mas como não o fazer? Além de ser absolutamente deliciosa, não é todos os dias que concretizamos um sonho que temos há tanto tempo, e um dia assim merece algo especial para comemorar, de preferência bem decadente!
Adoro o meu trabalho e não sou esquisita com os sítios onde o exerço, no entanto ter um espaço meu, onde pudesse pôr toda a minha energia, que pudesse cuidar, mimar, sempre foi a minha vontade. E hoje finalmente, apesar de todos os contratempos, apesar das caras desencorajadoras, o nosso espaço abriu portas ao Mundo. Não escondo que as pernas tremeram quando retirei os papéis das montras, a partir desse momento não havia volta a dar, o grande passo estava dado. Agora é arregaçar as mangas, abraçar este projecto que eu e o meu querido J. tanto sonhámos e fazer aquilo que sabemos fazer de melhor.
Não podia deixar passar a oportunidade de agradecer a todos os que estiveram sempre presentes neste projecto, família, amigos e até pacientes.  Obrigado por nos ouvirem, por nos encorajarem, por terem dado o vosso tempo,  por opinarem e darem sugestões, por terem pintado, martelado, carregado móveis, fazerem telefonemas intermináveis... sem vocês não tínhamos conseguido.



Este cheesecake foi feito para celebrar a abertura do espaço, e claro, uma ocasião destas pede um doce com "D" grande.
É sem dúvida o melhor cheesecake que já fiz, é fresco, leve, desfaz-se na boca a cada colherada, enfim.... o resultado foi um cheesecake comido em menos de nada!





Cheesecake de morango
(para uma forma de mola de 20cm de diâmetro)


Para a base:

220g de bolachas digestivas
100g de manteiga sem sal derretida


Para o recheio:

600g de queijo Philadelphia
2 ovos
30 ml de água
200g de morangos
180g de açúcar


Para o topo:

100 ml de natas
20g de açúcar em pó
100g de morangos para decorar


Para fazer a base ralar as bolachas e juntar-lhes a manteiga derretida. Misturar bem e forrar a forma com esta massa. Levar ao frigorífico.


Para o recheio, cortar os morangos e levá-los ao lume com 80g de açúcar e 30 ml de água . Cozinhá-los até estarem macios e o liquido ter reduzido para metade.Retire do lume e deixe arrefecer
Aquecer o forno a 160º.
Bater o queijo com as restantes 100g de açúcar  até estar cremoso. Acrescentar os ovos 1 a 1 e bater bem entre cada adição. Envolver  neste preparado os morangos cozinhados e já frios.
Colocar o recheio na forma já forrada com a base de bolacha e levar ao forno em banho maria durante cerca de 30 minutos. (veja a dica mais abaixo)
Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente, dentro da forma. Depois de frio colocar no frigorífico pelo menos 2 horas.


Entretanto faça o topo do cheesecake: bate as natas com o açúcar em pó até estarem em chantilly. .


Retire o cheesecake do frigorífico e coloque no topo o chantilly que preparou, leve de novo ao frigorífico de preferência durante durante a noite.


Na hora de servir, retire o cheesecake da forma e decore-o com os morangos cortados em metades ou às fatias.


Bom apetite!



Dica: para cozinhar o cheesecake em banho maria, aconselho a pôr a água apenas até metade da altura da forma . Costumo ainda forrar a forma do cheesecake por fora com folha de alumínio para evitar que a água entre.



Receita adaptada daqui




10 comentários:

  1. Sara minha linda, como podes calcular imagino o que estejas a sentir por teres concretizado este sonho! Tenho a certeza que irás ter sucesso e podes contar comigo para apoiar e promover - aliás, tens de me dizer onde é :P
    Quando ao cheesecake, tens toda a razão e dias não são dias. E eu pessoalmente não resisto a um Senhor cheesecake. O teu está brutal, e as fotos fantásticas e cada vez mais bem conseguidas.
    Parabéns por tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      muito obrigado pelo teu apoio. Ainda n tenho página no facebook, aliás ainda mal publicitei o sitio. é no barreiro, suponho que pouco passes por lá :)

      Se gostas d cheesecake experimenta este, vais amar.

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá :)
    Quero desejar a maior sorte para o seu novo projecto! Quando as coisas são feitas de coração tenho a certeza que correm bem e que vamos colher futuramente os frutos do nosso trabalho e dedicação.
    O cheesecake tem um excelente aspecto e não me importava nada de comer já uma (ou duas) fatias :)
    Muitas vezes sabe bem comer assim um docinho (doce) pois faz bem à alma.
    Beijinho e felicidades
    Betis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Betis,

      tem tda a razão um doce às vezes faz tda a diferença.
      Muito obgdo pelas tuas palavras.

      Um bjinho

      Eliminar
  3. Boa sorte Sara, espero que tenhas muito sucesso nessa tua nova aventura. Que corra tudo lindamente. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Oioioi linda,

    muito obgigado!
    a ver se a estrelinha da sorte nos faz uma visitinha :P

    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Se o nosso espaço correr tão bem como me soube o cheesecake então não há motivo para preocupações. Obrigado por tudo.. amo-te muito*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por estarmos juntos nisto, sem ti não seria possível! Amo-te muito

      Eliminar
  6. Dra. Sara,

    que bom que abriu o seu espaço! desejo-lhe a maior sorte do mundo!
    e esse cheesecake tem um aspecto!

    Muitos parabéns, obrigado por td

    rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Rita,

      é muito bem vinda! :) Um abraço forte

      Eliminar