Pizza com base de millet/quinoa. Quinoa /millet pizza crust

5 de julho de 2016

{scroll down for english version}

Não conheço ninguém que não goste de pizza. Deve ser uma daquelas comidas transversais, que todos adoram, desde os mais pequenos aos mais velhos, aqui em Portugal ou na China. De facto há qualquer coisa de irresistível em trincar uma massa suave coberta de molho de tomate e queijinho derretido...
É versátil, prática e tanto sabe bem partilhada com um grupo de amigos ou família, ou sozinho sentado no sofá.
No entanto uma boa pizza não é fácil de encontrar e aquilo que até poderia ser uma refeição relativamente equilibrada, torna-se um terror quando verificamos a quantidade de açúcar, conservantes, melhorantes e gorduras que contem.

Mas se já é difícil encontrar uma pizza "normal"  com alguma qualidade, uma pizza sem glúten ou com menos hidratos de carbono é quase impossível. A não ser que as façamos em casa, e ai sim podemos controlar os ingredientes que usamos, a quantidade de  queijo que usamos (ou não), a receita do molho de tomate e fazer uma base à nossa vontade, com cereais integrais ou sem glúten ou até mesmo sem cereais!




Descobri esta receita por acaso e comecei por a experimentar com quinoa. Adorámos de imediato. Quem gosta de quinoa estará nas nuvens, e mesmo quem não conhece vai gostar e não vai estranhar a pizza.
Voltei a experimentar com millet e mais uma vez fiquei rendida.
É sem dúvida uma maneira deliciosa de fazer pizza. Sem glúten, fácil de digerir, muito proteica (se usar quinoa), fácil e rápida, sem ter que amassar ou esperar que fermente.


Se preferir uma pizza mais proteica e com menos hidratos de carbono, utilize quinoa, se quiser uma mais fácil de digerir e excelente para crianças, utilize millet. Quanto aos toppings, ficam ao seu critério: molho de tomate, molho pesto, com ou sem queijo, manjericão, cogumelos... tenha apenas em atenção que para fazer uma pizza mais saudável convém não utilizar queijos gordos e em grande quantidade e o molho de tomate deve ser caseiro.


Pizza com base de millet/quinoa
(para 1 pizza pequena)

150g de millet ou de quinoa
60 ml de água
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal

Para os toppings da pizza:
molho de tomate
queijo  (vegan ou não)
cogumelos
manjericão
azeitonas
....

Coloque o millet ou a quinoa de molho com o dobro da água no frigorífico durante pelo menos 8 horas.
Drene toda a água com um coador de rede fina e lave bem com água corrente (principalmente se usar quinoa). Deixe escorrer toda a água.
Ligue o forno a 190ºC.
Forre com papel vegetal uma forma redonda com 20cm de diâmetro.
Numa picadora ou no robot de cozinha, coloque o millet ou a quinoa e os 60 ml de água. Pique  durante alguns minutos até obter uma consistência de "papa". Se for necessário vá parando para raspar os bordos da taça da picadora. Junte o sal, o fermento e o azeite e volte a picar.
Coloque a massa na forma e alise com uma espátula.
Leve ao forno durante 10 a 15 minutos até estar consistente. Retire do forno, volte a massa ao contrário, remova o papel vegetal e leve de novo ao forno durante mais 10 minutos até estar ligeiramente dourada nos bordos.
Retire do forno e cubra a massa com os toppings que escolheu (molho tomate, queijo ralado, espargos, cogumelos...)
Leve de novo ao forno até os ingredientes estarem cozinhados. Sirva de imediato.

(receita adaptada daqui)


Recipe in English

Millet/Quinoa pizza crust
(for a small pizza)

150g of quinoa or millet
60ml of water
1/2 teaspoon of salt
1 tablespoon of olive oil
1 teaspoon of baking powder

Pizza toppings
tomato sauce
cheese
mushrooms
peas
....
Place the quinoa or millet in a small bowl and cover it with water. Let the quinoa soak for at least 8 hours. Drain and rinse the quinoa/millet. Place the quinoa/millet, 60ml of water, baking powder, olive oil and salt in a food processor. Process until a smooth batter is formed, scraping down the sides of the food processor as necessary. It should have a consistency of baby food.
Turn on the oven at 375ªF.
Line an 20cm round cake pan with parchment paper and then spray the parchment paper with cooking spray. Pour the batter into the pan and smooth with a spatula.
Bake the crust for 15 minutes. Remove the parchment paper from under the crust.
 Flip the crust over and return to the oven for 5-10 more minutes, or until golden and the edges are crispy.
Remove from the oven and the toppings of your choice. Return to the oven and bake for another 10 minutes, or until the ingredients are cooked.
Serve immediately.

(recipe adapted from here)

11 comentários:

  1. essa pizza incrível, com esses ingredientes está maravilhosa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Já fiz com base de quinoa! Não é das minhas bases favoritas mas é uma boa alternativa! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já tinha visto essa base de pizza e fiquei curiosa mas confesso que ainda não fiz por estar meia receosa do sabor da quinoa. Apesar disso gostei da sugestão da alternativa do millet - que prefiro ao sabor da quinoa - e acho que vou mesmo testar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca provei millet, mas tenho curiosidade. O problema é que tenho alguma dificuldade em encontrar, e muitas vezes quando o vejo em lojas de produtos naturais é caro, por isso tenho receio de comprar e não gostar. Sabe a quê? a milho? :)

      Eliminar
  4. Hummm tenho de experimentar para eliminar os quilinhos que tenho a mais.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html

    ResponderEliminar
  5. Será que alguma delas fica estaladiça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa, acho a de millet mais estaladiça :) beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei muito da receita, é tão simples e tem tão bom aspeto! Achei piada ao facto de não se cozer a quinoa (costumo achar piada às coisas que me permitem ter menos trabalho :P) :)
    É verdade que uma pessoa pensa na constituição de uma pizza e não é das coisas que mais se afastam do saudável, mas há sempre aquela tendência para encher tudo de óleos e açúcar :P Não mais, as pizzas de quinoa chegaram para nos salvar :D

    ResponderEliminar
  7. Costumo a fazer a base com mistura de farinhas (integral, arroz, espelta). Será que ficará bom misturar o millet/quinoa? Irão cozer na mesma proporção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Maria, nunca experimentei misturar os dois, mas parece-me genial!
      Eu faria como está na receita, mas com metade de cada.
      beijinhos

      Eliminar