Batata doce recheada para o pequeno almoço

21 de janeiro de 2019


Desengane-se quem pensou que este blogue tinha desaparecido com a chegada do novo ano ;) 
Apesar de não ser colocada nenhuma receita há bastante tempo, ainda está vivo, de boa saúde e cheio de novos projectos.
De facto, a série de mil coisas que estão a acontecer ao mesmo tempo na minha vida são o motivo deste desaparecimento.


Não sou pessoa de fazer resoluções de Ano Novo, não acho que seja necessário a chegada de um novo ano para se mudar , começar ou resolver o que quer que seja. Se é para fazer, faz-se, não interessa a altura do ano. No entanto, desta vez resolvi que tinha que mudar o meu pequeno almoço que nos últimos meses estava a ser demasiado repetitivo.
Gosto que o pequeno almoço varie, todos devíamos ter esse cuidado, mas exactamente por causa da loucura que tem sido a vida, há meses que me tornei "preguiçosa" e não passava do mesmo.

Eventualmente, se calhar até por estar a ser preguiçosa, "descobri" que comer batatas doces de manhã que tinham sobrado do dia anterior, era um pequeno almoço que rondava a perfeição.
Esta receita que hoje trago, é mais uma ideia que uma receita, mas não podia deixar de partilhar.
Bem sei que alguns dirão que não é nada de especial, mas também sei que muitos, tal como eu, anda não se tinham apercebido que a batata doce é qualquer coisa de fantástico comida desta forma.


Alem de delicioso, este pequeno almoço é muito saudável. A batata doce é muito rica em fibras que atrasam a absorção dos açúcares  além de nos darem a sensação de saciedade durante muito mais tempo. Comê-la ao pequeno almoço é uma óptima opção porque dá-nos energia para a manhã e uma dose extra de vitaminas antioxidantes (Vitaminas A, C e E) que entre outras coisas ajudam a estimular o nosso sistema imunitário.
Coma-a directamente da casca ou se preferir coloque a polpa numa taça, os toppings são ao seu gosto, mas não deixe de incluir a manteiga de amendoim, fazem uma dupla incrível.


Batata doce recheada 

batata doce assada com a casca ( 1 a 2 por pessoa)

Toppings ( à escolha)
manteiga de amendoim
coco ralado
nozes, amêndoas, avelãs
aveia
sementes
canela em pó
geleia de arroz / mel
.....

Abra ao meio a batata doce assada morna ou fria ou então retire a polpa para uma taça.
Coloque os toppings que escolheu por cima e delicie-se!


10 comentários:

  1. Nunca considerei batata doce ao pequeno-almoço, mas agora que vejo não me aparece muito mal!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Titica, é tão bom! Super leve, mas ao mesmo tempo ficas sem fome. Recomendo :)

      Eliminar
  2. Uau, até salivei Sara. Quero mesmo provar com a manteiga de amendoim e algo crocante por cima. Depois conto-te como foi essa manhã :) um beijinho enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera querida Inês, fica qualquer coisa de outro Mundo!!!!
      beijinhos

      Eliminar
  3. ADORO! Já percebi que é manteiga de amendoim, mas até pensei que tinhas aí tahini, que também fica mega delicia com batata doce e geleia de arroz! Yum yum beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, agora fiquei a pensar no tahine! já estou a salivar só de pensar o salgado com o doce da batata...
      Que delícia! beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, Sara! Eu costumo fazer o mesmo com abóbora (em especial, a hokaido verde), em diferentes variantes, mas mais como snack. No entanto, essa combinação batata doce-manteiga de amendoim tem tudo para dar certo, por isso vou ter de experimentar! Muito obrigada. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, fiquei com uma dúvida, assa as batatas, coze, coze no microondas, por favor a forma mais rápida e eficaz. Obrigada ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! As batatas são assadas primeiro, com pele. Vou ver se encontro um vídeo que uma vez fiz a explicar como assava as batatas. É amador mas ajuda :)

      Eliminar
  6. encontrei o video :D veja aqui, é super prático e rápido https://www.facebook.com/nemacreditoqueesaudavel/videos/758669961174134/

    ResponderEliminar