PAGES

27 de junho de 2019

Zoats - papas de aveia com courgette


Ultimamente tenho ouvido falar bastante da nova tendência de papas para o pequeno almoço, as zoats, que é como quem diz, papas de aveia com courgette. Se calhar a tendência já não é assim tão nova, mas costumo andar sempre atrasada nestas coisas...
Basicamente a ideia é juntar courgette ralada às papas de aveia de forma a se obter com um legume pouco calórico e de sabor neutro, maior sensação de saciedade, volume de papa e obviamente vitaminas e minerais extra.
Apesar de parecer estranha, a ideia até é boa e a verdade é que as papas até ficam bastante saborosas e mais leves. Existem várias receitas disponíveis algumas levam claras, outras leite, outras água mas acho que não há nenhuma mais correcta que outra, é algo bastante intuitivo e adaptável a casa um.


Esta versão que trago é a minha preferida. O cacau é opcional mas aqui fica óptimo e disfarça completamente a presença da courgette para os mais cépticos não notarem. É uma versão "overnight" porque de manhã nunca há tempo para estar a fazer papas no fogão.  Sirva as papas com os seus toppings preferidos: fruta, frutos secos, coco, manteiga de amendoim... seja criativo e vá variando.


"Zoats" de cacau

80g de courgette ralada com casca
50g de flocos de aveia
1 colher de sopa de linhaça moída
2 colheres de chá de cacau
180 ml de bebida de amêndoa ou outra que prefira
1 colher de sopa de geleia de arroz ou agave ou açúcar de coco

Para servir:
fruta partida
nozes, amêndoas, avelãs...
coco ralado
manteiga de amendoim
chocolate ralado
...
Numa tigela misture a courgette ralada, a aveia, cacau e a linhaça moída.
Junte o leite e a geleia de arroz ou de agave e misture tudo bem.
Coloque no frigorífico , ou se preferir divida em 2 porções primeiro e deixe durante a noite.
De manhã retire e sirva com os seus toppings preferidos.





3 comentários:

  1. Olha, ainda não tinha ouvido falar das zoats.
    A curgete por acaso deixa-me cheia e inchada por vezes, mas tenho curiosidade em provar, devem ficar mais levezinhas e com cacau é sempre tão bom!
    Um beijinho linda Sara

    ResponderEliminar