Lixo zero em viagem

28 de agosto de 2019


Sejamos honestos, viajar, passear, conhecer e explorar, é o melhor da vida, não é?

Infelizmente sempre que fazemos deslocações a nossa pegada ecológica aumenta bastante, viajar de avião, por exemplo, é tudo menos "zero waste".
Mas parar de viajar, quer seja por trabalho ou lazer, não faz qualquer sentido no mundo de hoje,  por isso não se trata de atingir a perfeição mas sim de procurar um mal menor.

Sempre tive muito cuidado nas minhas viagens e nunca dei "férias" ao lado ecológico, mas de há uns anos para cá tenho redobrado a atenção e tentado fazer ainda melhor.

Este artigo vem nesse sentido, passar dicas para quem quer o melhor de dois mundos, ser mais "limpo" e viajar. São pequenas truques que fui aprendendo com o tempo e que agora partilho convosco. Acreditem, pequenas coisas fazem mesmo a diferença. Não dê a si mesmo a desculpa que " não tem qualquer impacto eu recusar loiça descartável num avião de 300 pessoas que não fazem nada". Há mais gente que quer fazer o mesmo e a verdade é que nunca sabe quem e quantas pessoas a sua acção vai influenciar. 

Vamos viajar, sim, mas vamos tentar fazê-lo da forma mais ecológica possível.
Espero que estas dicas lhe sejam úteis e fico muito feliz se também derem as vossas sugestões.



SE VAI VIAJAR DE AVIÃO
A maioria das companhias aéreas já permite que os clientes adiram ao Programa de Compensação das Emissões de CO2 de forma a compensarem as emissões de CO2 resultantes dos seus voos. Isto é feito durante o acto da compra dos bilhetes e após um cálculo das emissões, o cliente contribui com um valor para projectos  normalmente de cariz ecológicos. A TAP, a Luftansa, e a Swiss Airlines são exemplos disso. Quando estiver a comprar o seu bilhete tenha esta opção em consideração.


NÃO IMPRIMA OS BILHETES
Use o seu telemóvel para aceder aos transportes públicos. A maioria dos transportes já permite comprar bilhetes online e mostrá-los no momento de embarque sem necessidade de imprimir. 


FAZER AS MALAS
As malas e o tipo de artigos que levamos dependem do tipo de viagem que vamos fazer e do tamanho da bagagem que vamos levar.
Se formos viajar de carro, não estamos limitados pelo tamanho de malas, mas vou fazer aqui um cenário mais complicado: viajar de avião, apenas com bagagem de cabine de tamanho reduzido.
Não nos podemos alargar na quantidade de coisas que levamos, por isso a roupa tem que ser o mais simples possível com peças que combinem entre elas. Esqueça as coisas que não são estritamente necessárias e leve o casaco vestido para não ocupar espaço na mala.
A parte mais complicada para quem não quer consumir descartáveis, plástico e produtos nada ecológicos, são sem dúvida os artigos de casa de banho.
Mais uma vez, depende do número de dias que se viaja e de como se viaja, mas tendo que reduzir ao máximo, acabei por optar por estes essenciais:


    - champô sólido, assim não tenho que me preocupar com as regras dos líquidos e no meu caso serve ainda de sabão para o corpo. Sei que não é o ideal mas quando se quer poupar espaço é assim e são apenas uns dias. Caso esteja mais à larga, levo o sabão artesanal para o corpo.
Não tenho saboneteira de metal ou bambu e não vou a correr comprar uma. Lamento mas para mim a ideia não é nada essa, tenho uma que era da minha mãe, em plástico e que serve perfeitamente. Se já existe não faz sentido descartar, quando esta se estragar, aí sim comprarei outra de materiais mais ecológicos.

- escovas de dentes de bambu. Mais uma vez, não tenho caixa para escovas e não vou comprar uma quando posso usar a imaginação. As saquetas que embalam alguns ingredientes que não consigo encontrar a granel servem perfeitamente e não ocupam espaço (veja na foto).

- pasta de dentes, levo a nossa que está sempre a mudar. Se for das mais complicadas como as da Georganics que vêm em frasco de vidro, coloco um bocado num frasco ainda mais pequenino para ocupar menos espaço. Se for a pasta de dentes feita por mim faço o mesmo, se for a pasta de dentes Couto que também uso de vez em quando levo o tubo inteiro.

-hidratante: se estiver a poupar espaço, levo um hidratante multi-usos que para mim é o óleo de Argão. O óleo de coco também é uma opção mas para a minha pele e cabelo não funciona. De qualquer modo, ambos são práticos porque pode usar para hidratar a sua pele, tanto do corpo como do rosto e ainda as pontas do cabelo. Um único frasquinho dá para cobrir uma série de necessidades.

-toalhitas húmidas: não usamos, fico longe delas. Só se usam uma vez e dificilmente se degradam. Mas se gosta de usar, pode fazer as suas em casa e levar. Posso ensinar um dia, se pedirem com carinho.

- levo sempre sacos de pano para comprar alguma coisa que precise, não pesam e cabem na mochila.

-talheres de madeira, ou os talheres do "desenrasca". Raramente os preciso de usar, mas levo sempre comigo para alguma situação ou caso seja necessário comer nalgum lado em que os talheres sejam descartáveis. São óptimos para usar no avião.

- lenço de pano, sim, eu uso lenço de pano. Tenho daqueles que as avós bordavam e andam sempre comigo para todo o lado. 

- garrafa reutilizável, para não comprar água engarrafada. A grande precaução é beber toda a água antes de fazer o check-in para o avião. Após passar pode encher a sua garrafa na casa de banho ou pedir nalgum café ou restaurante.  Também a pode usar no avião para encher com alguma bebida que lhe apeteça quando lhas forem oferecer. Assim evita o uso dos copos descartáveis que normalmente dão nos aviões ou noutros transportes.




NOS TRANSPORTES

- levo sempre snacks de casa. Assim evito a compra de snacks empacotados e super inflacionados a bordo ou enquanto espero pelos transportes.

- se tiver que almoçar ou jantar a bordo também pode levar de casa. O melhor são as sandes e as empadas ou pastéis. Líquidos e purés não são permitidos.
Se levar a sua refeição evita aquelas que lhe são servidas em embalagens descartáveis e sinceramente com uma qualidade muito duvidosa. Além de que se tiver uma alimentação diferente fica sempre desapontado e de estômago vazio.

- use os seus talheres se os que lhe derem forem descartáveis, e encha a sua garrafa com a bebida em vez de usar os copos de plástico ou de espuma.


ALOJAMENTO

- prefiro sempre ficar em alojamento local, assim posso fazer as minhas refeições e é mais fácil separar os lixos. 

- se ficar em hotéis, levo sempre o lixo reciclável comigo cada vez que saio.

- não uso (nem trago) os produtos de casa de banho que normalmente nos oferecem.  São simpáticos, é verdade, mas é um desperdício de embalagens que são usadas apenas uma vez.

- se ficar mais que um dia no mesmo hotel peço para não mudarem as roupas da cama e as toalhas da casa de banho todos os dias. Não faz sentido, se não o fazemos na nossa casa porque o fazemos no hotel? É um desperdício de água, energia e detergente ( que polui).

NO LOCAL

- prefira comer em restaurantes de comida local, fica a conhecer a gastronomia e evita restaurantes em que a loiça é descartável.
Mesmo que tenha uma alimentação diferente, pode usar aplicações para procurar restaurantes que lhe convenham. 

- quando for às compras leve os seus sacos de pano e recuse sempre os recibos em papel.

- sempre que possa utilize os transportes públicos, é uma maneira de conhecer o local e os locais e poupa ainda nas emissões de CO2 e na carteira.

- esqueça os souvenirs, principalmente se forem de plástico. Se quer oferecer algo, escolha um produto do artesanato local feito com materiais naturais.


PARA REMATAR

Viajar é fabuloso e as emoções e experiências que daí tiramos são únicas.
Viajar de forma mais limpa e ecológica é possível, não creio no entanto que seja possível fazê-lo "zero waste".
Se é fácil? Não é. Somos muitas vezes olhados como alienígenas, mas também sei que somos olhados com admiração e como exemplo. 
Se se passa por situações complicadas? Sim, claro. Por vezes as escolhas que temos fora do nossa casa e da nossa rotina não são nada fáceis e a opção é escolher o mal menor. 
Para mim o ideal é tentar fazer o melhor que posso, mesmo que ponha em causa muitas vezes o meu conforto e complique a vida. Sei que não consigo ser tão rigorosa como sou no meu ambiente mas tento deixar a pegada o mais pequena possível.



No Comments Yet, Leave Yours!