Sopa verde "detox"

8 de janeiro de 2020

Ao começar um novo ano provavelmente aquilo que a maioria de nós pensa é: " a partir de agora vou-me portar bem para me limpar do que comi nas festas". Uns cumprem, outros facilmente se esquecem.
Sejamos honestos, nas últimas semanas do mês de Dezembro, uns mais outros menos, acabamos sempre por cometer mais excessos que aqueles que queríamos.

Por isso, para começar o ano em grande, livre de toxinas, mais leve e talvez ainda perder os quilos extra que surgiram durante as festas, nada melhor que uma sopa.
Sou uma fã dos líquidos e das sopas para desintoxicar. São muito mais fáceis de digerir, dando descanso a um aparelho digestivo normalmente já cansado, ajudam a drenar líquidos em excesso, dão maior sensação de saciedade e fornecem imensas vitaminas e minerais já que normalmente são feitos sobretudo de legumes.

Criei esta sopa exactamente para esse efeito. Os vegetais que nela coloquei foram escolhidos a dedo de modo a que a sopa tivesse os efeitos pretendidos mas que ao mesmo tempo ficasse saborosa e não muito diferente das sopas a que estamos habituados. 
Os brócolos e as couves têm vários estudos a comprovar a sua eficácia na protecção do fígado, já que evitam a acumulação de gordura neste órgão e o protegem de toxinas. 
O limão e o alho são dois outros potentes protetores hepáticos e melhoram a nossa imunidade. O gengibre acelera o nosso metabolismo e tal como o alho e o limão também promove a nossa imunidade.
A conjugação destes ingredientes fazem desta sopa uma daquelas receitas que deve guardar consigo para fazer sempre que precisa de se desintoxicar dos excessos que cometeu, seja ou não no Natal.
Pode comê-la durante vários dias seguidos, inclusive ao pequeno almoço, ou se quiser, pode congelar.

Sopa verde detox

2 cebolas picadas grosseiramente
1 courgette cortada em rodelas
2 dentes de alho picados
1 cabeça de brócolos partida em bocados
5 folhas de couve galega ou portuguesa
1/2 molho de coentros
1/2 molho de salsa
3 colheres de sopa de azeite
1 litro de água
sumo de 1/2 limão
sal marinho q.b.
gengibre em pó (opcional)

Numa panela grande salteie todos os legumes no azeite, excepto os coentros, a salsa e a couve.
Quando estiverem macios, acrescente a água e as folhas de couve cortadas em bocados. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios ( cerca de 20 minutos).
Junte os coentros, a salsa e o sal. Cozinhe mais 5 minutos.
Coloque tudo na picadora ou utilize a varinha mágica e pique até obter um puré macio.
Regue com o sumo de limão e se quiser coloque um pouco de gengibre em pó.
Volte a picar.
Sirva fria ou quente. Pode completar com sementes e frutos secos.

2 comentários:

  1. Olá Sara, gostei muito do conteúdo deste post, é importante para mim perceber os beneficios dos alimentos no nosso organismo, como se fizesse mais sentido. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Vou fazer agora nesta quarentena
    Obrigada

    ResponderEliminar