Rotis : pães indianos sem fermento

22 de abril de 2020

Há livros que nos deixam com uma vontade imensa de experimentar todas as receitas. Para mim um deles é sem dúvida o Coentros e Garam Masala das autoras Bina achoca e Rita Avila Cachado.
É um livro delicioso de cozinha Indiana-Gujarati com receitas que nos fazem viajar, algo bastante bem-vindo nesta altura de confinamento.
Agora que temos mais tempo, decidi experimentar uma série delas e a que trago para partilhar, parece-me muito adequada para esta fase em que muitos começaram a preparar o próprio pão. 


Rotis ou chapatis,  assemelham-se ao conhecido pão naan, mas são mais pequenos, fininhos e feitos sem fermento. Na Índia são utilizados como acompanhamento de qualquer caril e servem até como talheres. Aqui estamos habituados a vê-los nos restaurantes indianos quase sempre  como entrada.
São pães muito rápidos de se preparar, sem fermentação e quase não precisam de ser amassados.  Normalmente são feitos e comidos na hora, mas se quiser pode guardar no frigorífico e comer noutra altura depois de aquecidos.

Pode fazê-los para comer junto com os seus caris, mas também pode comê-los em vez do pão normal. Sirva-os simples ou barrados com ghee ou manteiga. São muito versáteis, eu por exemplo, adoro comê-los ao pequeno almoço. São muito ricos em fibra e como não têm fermento também evitam a formação de gases.
Não precisa de material especial para os fazer, embora existam alguns utensílios específicos e tradicionais mas que facilmente podem ser substituídos pelo que temos em casa.


Já tive a oportunidade de comer rotis preparados pelas mãos da Bina Achoca juntamente com um caril ( ou shack em gujarati) e são extraordinários. É maravilhoso ver a velocidade com que os amassa, estende e assa na travi (frigideira própria para rotis).
Podemos não conseguir fazer estes pães tão perfeitos, tão redondinhos e tão saborosos como ela, mas com a prática vai melhorando e a rapidez com que se fazem é encorajadora para os repetirmos varias vezes.


Rotis
receita adaptada do livro Coentros e Garam Masala

(rende 8 rotis)  

150 g de farinha de trigo integral *
1 colher de sopa azeite
1/2 colher de chá de sal
Água morna q.b.

Numa tigela, misture todos os ingredientes, excepto a água.
Aos poucos acrescente água morna misturando sempre até obter uma massa macia mas não liquida (semelhante à da pizza).
Deixe repousar tapada durante 15 minutos.
Faça bolinhas do tamanho das bolas de pinguepongue.
Coloque uma frigideira anti aderente ou uma travi a aquecer no fogão.
Estenda cada bolinha com a ajuda de um rolo da massa  ou de um velan, numa superfície enfarinhada e dê-lhes a forma de círculo. Estenda uma de cada vez porque tendem a colar.
Coloque um circulo de massa na frigideira bem quente e deixe assar por 1 minuto, volte o pão e deixe assar por mais 1 minuto. Vai ver bolhas de ar a aparecer, o que é desejável.  Achate ligeiramente essas bolhas com a ajuda de uma colher para que o ar se distribua  pelo resto do pão.
Retire da frigideira e caso assim o deseje barre com ghee ou manteiga. Eu deixo os meus simples.
Repita o mesmo processo com toda a massa.

* na receita original, é usado metade de farinha branca e metade de farinha integral


3 comentários: