Pudins de banana e amendoim ( vegan, sem açúcar, sem glúten)

15 de junho de 2020


Por esta altura do ano as bananas amadurecem a uma velocidade alucinante. Compramos num dia e no dia seguinte, como que por magia, já temos as primeiras manchas pretas que se vão alastrando rapidamente. Por aqui, como nada vai para o lixo, as bananas que não são comidas a tempo vão parar ao congelador para serem utilizadas mais tarde em gelados, papas, bolos ou para fazer este pudim, o mais recente sucesso cá de casa.


Gostava de poder passar através das imagens o quão cremosa e deliciosa é esta sobremesa/ snack/ pequeno almoço.
A combinação de ingredientes é tão simples que não sei como nunca me ocorreu antes fazer um pudim assim. Aliás, basta juntar manteiga de amendoim com banana que teremos um clássico que funciona sempre.
Cada colherada é uma explosão de sabores e texturas na nossa boca e parar de comer é realmente difícil.



A camada de chantilly vegan de coco é completamente opcional mas dá o toque especial a este pudim combinando perfeitamente com a mistura da banana e com a manteiga de amendoim. Por fim, coroamos com amendoim torrado ou pedacinhos de chocolate e temos a sobremesa perfeita.
No entanto, se quer um pudim simples que pode comer ao pequeno almoço ou ao lanche pode abdicar do chantilly de coco e ficar apenas com o pudim cremoso. De qualquer forma será sempre uma receita vencedora.




Pudim de banana e amendoim
(rende 3-4 taças)

Para o pudim:
200ml de leite de coco ( de lata)
60ml de bebida vegetal à sua escolha( aveia, arroz, soja amêndoa...)
50g de banana esmagada com um garfo
30g de manteiga de amendoim
70g de geleia de arroz
70g de amido de milho

Coloque todos os ingredientes para o pudim num tacho ou numa caçarola. Passe tudo com  a varinha mágica até ficar com uma textura homogénea.
Leve ao lume médio mexendo sempre com uma colher durante cerca de 10 minutos ou até engrossar.
Retire do lume, deixe arrefecer e coloque no frigorífico.
Se quiser decore com chantilly de coco (receita abaixo), rodelas de banana, chocolate e amendoins tostados.

Para o chantilly de coco
1 lata de leite de coco
2 colheres de chá de xilitol
1/2 colher de chá de extracto de baunilha

Coloque a lata de leite de coco no frigorífico pelo menos 24 horas antes de fazer o chantilly.
Na hora de o fazer, abra a tampa da lata e suavemente drene a água de coco que entretanto se separou da gordura. Pode guardá-la e aproveitar para fazer batidos ou pratos tailandeses por exemplo.
Com a batedeira , bata a gordura do leite de coco até obter um creme espesso e firme. Adoce com xilitol e aromatize com aroma de baunilha se quiser.

Para decorar:
rodelas de banana
raspas de chocolate
amendoins torrados





5 comentários:

  1. Olá, Sara! A combinação leite de côco, banana e amendoim fez soar campainhas, de imediato, por isso este fds, fiz (finalmente!) esta receita, que sabe a conforto. :)
    Tive, no entanto, alguma dificuldade com a consistência, que resultou, diria, demasiado sólida/ rija, apesar de ter respeitado as quantidades.
    Será que deveria ter desligado o lume logo após engrossar ligeiramente, mantendo ainda alguma fluidez?
    Para o caso, começou a formar grumos e precisei de passar com a varinha mágica também no final, assim como deitar rapidamente nas taças.
    Usei parte (muito pouco) de malte de cevada,em conjugação com a geleia de arroz e fiquei a pensar se farinha de araruta (em vez de amido) me ajudaria a obter a tal consistência mais cremosa/ gelatinosa (?!).
    Obrigada pelas ideias fantásticas e deliciosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😃, muito obrigada pelo carinho e retorno da receita.

      Sim, parece-me que se calhar deveria ter retirado mais cedo do fogão. O pudim continua a engrossar mesmo fora do lume. Digamos que é um momento delicado: a menos fica líquido, a mais fica sólido. Mas talvez seja melhor retirar um pouco mais cedo.
      Não senti grande diferença com a farinha de araruta, acho que talvez demore menos tempo a engrossar, por isso acho que qualquer uma pode ser usada. Também pode juntar mais algumas colheres de sopa de bebida vegetal para não ficar tão grosso.
      Espero ter ajudado

      Um abraço

      Eliminar
    2. Obrigada, Sara! Vou voltar a tentar, seguindo as suas dicas. :)

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Para o pudim, os 200ml do leite de coco é só a parte liquida certo? Obrigada

    ResponderEliminar