Receitas saudáveis com castanhas

10 de novembro de 2019


O dia de S. Martinho mesmo aí a chegar exige celebração. As castanhas são as rainhas desta época, vamos torná-las ainda mais espectaculares com estas três receitas deliciosas muito saudáveis, vegan e sem açúcar. São irresistíveis e de certeza que vai a correr comprar castanhas para as experimentar.
Clique nos títulos para ver as receitas.


Pequenas dentadas com sabor a castanha e cacau. Impossível comer só uma.



Mousse vegan de castanhas
Super cremosa, sem lácteos, sem açúcar e ainda assim maravilhosa.



Creme de castanhas e cacau "castanhella"
Uma versão da nutella feita com castanhas. Fica bem com tudo, os miúdos adoram.


Granola de dióspiro

27 de outubro de 2019


Se pensavam que o blogue estava moribundo, então desenganem-se, está vivo e de boa saúde. A autora é que anda a tocar demasiadas coisas para a frente e não o consegue manter activo como gostaria.
Para celebrar o retorno, trago uma granola bem outonal e super saudável. Afinal de contas, eu sou conhecida pelas minhas granolas improváveis, e esta é, adivinhem, de dióspiro!

Para dizer a verdade nunca gostei de dióspiro, aquela textura mole e o sabor a ferro não são para mim. Só os comecei a comprar quando surgiram os de qualidade rija , daqueles que parecem maçãs. Assim já falamos a minha língua.
Não deixo de achar piada ao facto de que normalmente quem gosta de dióspiros moles não gosta dos rijos e vice versa.
Esta granola no entanto, é feita com dióspiros moles, bem madurinhos. Achei que lhes devia dar oportunidade e tirar mais partido do facto de serem bastante doces e se fazerem em puré.
Fica lindíssima, bem cor de laranja, e como o dióspiro já é bastante doce quase não precisa de adoçantes. Como frutos secos escolhi as nozes, que lhe conferem ainda mais um sabor a Outono e no final juntei-lhe dióspiro desidratado que para quem não conhece, aviso que é uma perdição. Podem comprá-lo em lojas a granel ou antigas mercearias.
Mesmo que não gostem de dióspiro experimentem esta granola, vão adorar.




Granola de dióspiro

140g de polpa de dióspiro
50g de geleia de arroz ou de agave
50g de óleo de coco derretido
200g de flocos de aveia
50g de nozes picadas grosseiramente
1 colher de chá de canela em pó
20g de dióspiro desidratado

Ligue o forno a 160ºC.
Numa taça misture a polpa de dióspiro com a geleia e passe com a varinha mágica.
Junte os flocos de aveia, o óleo de coco, a canela, os frutos secos e misture tudo com uma colher. Deixe descansar 10 minutos para que a aveia absorva a polpa de dióspiro.
Coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e espalhe bem a granola.
Leve ao forno durante 20 minutos, revirando a granola ao fim de 10 minutos. Ao fim deste tempo apague o forno e deixe a granola lá dentro a secar para que fique crocante.
Retire e misture o dióspiro desidratado cortado em pequenos pedaços. Deixe arrefecer e guarde em frascos.


Lanches saudáveis para levar

18 de setembro de 2019


O mês de Setembro chegou e com ele voltam as rotinas: acordar cedo, preparar as marmitas,  sair a correr, apanhar transportes e trânsito, ir para a escola ou trabalhar e de tarde repetir tudo outra vez.
Para muitas pessoas é uma altura complicada e sobretudo para a maioria das crianças que estiveram tanto tempo sem responsabilidades.
Preparar as marmitas e os lanches para levar também tem que se lhe diga, principalmente se queremos optar por uma alimentação mais saudável.
Deixo aqui quatro sugestões saudáveis muito fáceis de fazer e que vão facilitar a vida no momento de preparar a lancheira, tanto dos mais pequenos como dos crescidos.



Cliquem nos títulos para aceder às receitas.

Barrinhas cruas de maçã