Novo livro " Saudável e sem desperdício"

21 de março de 2020


Finalmente a novidade que há tanto tempo ansiava por vos contar: o meu novo livro " Saudável e sem Desperdício".

Este é sem dúvida um projecto onde dei muito de mim, é mais que um livro de receitas, é a minha forma de apelar a todos o quanto é URGENTE cuidarmos do nosso planeta. 

Foram meses de preparação, mas os conhecimentos que nele coloquei têm vindo a ser adquiridos ao longo de anos.


Ao longo do livro  vou ajudar a descobrir como pode ter uma cozinha mais sustentável e que gera menos lixo; como ir às compras de forma mais consciente e como aproveitar os ingredientes na íntegra, mesmo as partes consideradas menos nobres como cascas e talos.

Todas as receitas são vegetarianas, sem lactose, sem açúcar refinado, sem alimentos processados.




O que pode encontrar no livro

  • Muito informação sobre como tornar a sua cozinha mais sustentável, mais saudável, com menos plástico e com menos lixo.
  • Como pode fazer compras mais conscientes, mais ecológicas e económicas.
  • Como armazenar os alimentos de modo a que se degradem menos.
  • Um plano de dois dias sem desperdício alimentar.
  • Mais de 50 receitas divididas pelas várias refeições ao longo do dia.
  • Receitas de alimentos e ingredientes que normalmente já compramos feitos.
  • Receitas bónus que podem sair da sua cozinha, como alguns cosméticos ou sacos reutilizáveis para chás.

                                       
Onde pode comprar o livro

Há 6 meses atrás quando estava a terminar o livro, estava bem longe de imaginar que estaríamos a passar por uma situação tão complicada como esta que agora estamos a viver. Não é de certeza uma  fase feliz ou descontraída das nossas vidas.
Ainda assim, depois de muito reflectir, cheguei à conclusão que é exactamente numa altura como esta que o meu livro é mais necessário. As nossas idas às compras estão bastante reduzidas, temos dificuldade em encontrar alguns dos alimentos que tanto gostávamos e em casa vemo-nos obrigados a aproveitar ao máximo o que temos na despensa e no frigorífico.  Nestas condições é sem dúvida o livro para termos à mão.

O livro já se encontra à venda nos locais habituais, livrarias, quiosques, supermercados... No entanto, tendo em conta  as circunstâncias actuais, pode encomendá-lo online, através das livrarias do costume como a Wook, Fnac, Bertenad e Leya.


Espero que possam desfrutar deste livro! Todos juntos, passinho a passinho, podemos tornar o Mundo mais limpo, começando já pela nossa cozinha.



Mousse vegan de avelã (sem açúcar, sem glúten)

9 de março de 2020


Há alturas em que alimentos, texturas ou sabores teimam em não sair da nossa cabeça e não descansamos enquanto não satisfazemos a vontade de os comer.  Foi assim que esta mousse nasceu. Há meses que na minha cabeça me surgia a necessidade de comer algo cremoso com avelãs. Só me lembrava dos gelados com este sabor, o meu preferido, mas fora o facto de os evitar ao máximo, só de pensar em comer algo frio em pleno Inverno percebia de imediato que não era bem "aquilo".

 


Apareceu então a imagem de uma mousse, bem cremosa, com um intenso sabor a avelã e para completar um ganache de chocolate que a eleva a outro nível.  Esta camada de chocolate é obviamente opcional, mas garanto que não se arrepende se a fizer. A cada colherada as duas camadas misturam-se ( quem quiser pode até misturar tudo logo de início) e por momentos esta mousse quase parece nutella. Divinal.




Se pensa que estou a descrever aqui uma sobremesa decadente e com ingredientes carregados de açúcar e gordura, então relaxe, não é o caso.
Esta mousse é vegan, sem açúcar refinado e sem glúten.
A base é o tofu sedoso que é para mim um dos melhores ingredientes para as mousses sem ovos. A sua textura é perfeita e nutricionalmente é óptimo já que é rico em proteína e quase sem gordura. Se nunca usou ou não faz ideia do que seja, saiba que pode comprá-lo em lojas de produtos naturais ou supermercados biológicos.
Para adoçar esta mousse escolhi o xilitol, um dos adoçantes que mais uso e do qual já tenho falado imensas vezes. Se preferir utilize outro adoçante, mas tenha em conta que o sabor e textura poderão ficar diferentes.


Aproveito ainda para vos dizer que brevemente teremos novidades, e serão muito especiais para mim. Fiquem atentos nas redes sociais.



Mousse de avelãs e chocolate
(rende 4 taças)

Mousse de avelã
250g de tofu sedoso, pesado depois de escorrido
100g de avelãs sem cascas
30g de xilitol
uma pitada de sal

Ganache de chocolate (opcional , mas altamente aconselhável)
30g de chocolate 70% cacau
20 ml de leite vegetal à escolha
1/2 colher de chá de extracto de baunilha

Comece por retirar as peles castanhas das avelãs caso elas ainda as tenham. Para isso coloque as avelãs num tabuleiro grande e leve-as ao forno a 180ºC durante 10 minutos. Retire, coloque-as num pano limpo e esfregue de modo a saírem as cascas.

Agora prepare a mousse:
Retire o tofu sedoso da embalagem e escorra-o muito bem. Gosto de o deixar a drenar num passador durante 20 minutos.
Entretanto coloque as avelãs na picadora ou no processador. Processe até obter uma pasta suave (manteiga de avelãs).
Junte o tofu, o xilitol e o sal.
Volte a processar. Deve obter uma textura cremosa.
Coloque em tacinhas e reserve.

Para o ganache de chocolate:
Parta o chocolate em pedaços.
Coloque todos os ingredientes a derreter em banho maria ou então no micro ondas, se preferir.
Quando estiverem derretidos, misture bem e coloque o ganache sobre a mousse.
Leve ao frigorífico.
Decore com avelãs partidas.


Bolinhas de caju e limão ( vegan, sem glúten, sem açúcar)

30 de janeiro de 2020


Decididamente o Inverno não me convence. Perdoem-me os fãs desta estação, mas este tempo é demasiado complicado para mim. Ora vem um frio de rachar que me faz andar com camadas e camadas de roupa e mesmo assim tiritar de cada vez que saio à rua, ora vêm estes dias de chuva, tristes, cinzentos, com os incómodos guarda-chuvas que encalham em todo o lado ou que nos molham as pernas nos transportes públicos.... Ainda agora começou e já estou a desejar que se vá. 



Não é por ser Inverno que deixo de fazer bolinhas e barrinhas que não necessitam de forno.  São muito práticas, rápidas e perfeitas para fazer naqueles dias corridos ou quando temos preguiça de cozinhar. 
Estas são o paraíso dos apreciadores de limão e um shot de vitamina C sempre bem vinda nesta altura do ano.  Mas se prefere a laranja ao limão, sinta-se à vontade para trocar.
Fiquei super fã destas bolinhas, espero que gostem também.



Bolinhas de limão
(rende 14 bolinhas)

100g de flocos de aveia finos
120g de cajus ao natural
20g de óleo de coco amolecido
60g de geleia de arroz
raspas de casca de 1 limão
30ml de sumo de limão
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de curcuma em pó (opcional)
coco ralado q.b.

Colocar os flocos de aveia na picadora e processar até ficarem em farinha.
Junte os cajus e pique até estarem bem moídos.
Junte as raspas da casca de limão, o sumo, o óleo de coco, o sal, a geleia de arroz e a curcuma se quiser ( dá a cor amarela).
Processe tudo até obter uma pasta homogénea.
Faça bolinhas do tamanho de uma noz e passe-as pelo coco ralado.
Guarde-as no frigorífico.