Gelado vegan de maçã. Vegan apple ice cream

20 de junho de 2016

{scroll down for english version}

Uma semana depois do livro de sobremesas e outros doces do Nem acredito que é saudável ter saído para o mercado, continua ainda na minha cabeça a sensação estranha que tudo está a acontecer noutra dimensão,
Recordo com carinho todo o processo até aqui, toda a azáfama, todo o entusiasmo e também todas as dúvidas.
Ainda é estranho  pensar que no domingo passado estar a cozinhar em plena feira do livro de Lisboa, que passo nas livrarias e ali está um livro, feito por mim... parece tudo ainda tão surreal!

Mas é ao mesmo tempo uma sensação tão boa, de realização, de entusiasmo e sobretudo de gratidão.
E para celebrar esta nova fase e sobretudo a chegada dos dias quentes (finalmente!) está filosoficamente aberta a temporada dos gelados caseiros! Fãs de gelados, esta altura do ano é sem dúvida a vossa preferida!
Por aqui preferimos os que são feitos em casa, sem ovos, sem lactose e sem açúcar. Faço várias combinações diferentes, com bases diferentes, com métodos diferentes e às vezes nem sei bem ao certo o que estou a fazer, limito-me a seguir a intuição.

Mas de todas as bases de gelado vegan que faço, esta é sem dúvida a minha preferida, ou pelo menos a  mais versátil. Combina bem com quase todos os sabores e é super cremosa, como um bom gelado deve ser. Além disso pode ser consumida por quase todos: vegans, intolerantes ao gluten e à lactose e por quem quer comer um gelado sem ficar com a sensação que comeu um pacote de açúcar.
Estreei-me este ano com um gelado de maçã, recheado com maçãs caramelizadas e salpicado aqui e ali com nozes crocantes. Absolutamente delicioso e viciante!

Gelado vegan de maçã
(serve 3 a 4 pessoas)

125 ml de leite de soja ou outro que prefira
200 ml de natas de soja
100g de puré de maçã sem açúcar (de compra ou feito em casa)
1 colher de sopa de farinha de araruta
125ml de geleia de arroz
1/2 colher de chá de aroma de baunilha

Para as maçãs caramelizadas:
2 maçãs pequenas ou 1 grande
1 colher de sopa de geleia de arroz ou de agave
1 colher de chá de canela em pó

Para decorar (opcional)
nozes picadas

Numa tigela dissolva a farinha de araruta num pouco de leite de soja.
Leve a geleia de arroz ao lume até começar a ferver e a formar bolhas.
Misture na geleia de arroz as natas de soja, o restante leite e o puré de maçã. Leve de novo ao lume brando mexendo sempre, até começar a ferver. Neste ponto retire do lume e junte a mistura da farinha de araruta. Vai começar a engrossar imediatamente. Acrescente o aroma de baunilha. Leve ao lume mais alguns segundos e retire de imediato. 
Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante 2 horas.
Entretanto prepare as maçãs caramelizadas.
Corte em pequenos quadradinhos as maçãs descascadas. Junte a geleia de arroz e a canela em pó e envolva tudo. Coloque numa frigideira anti aderente  e leve ao lume mexendo sempre até a maçã começar a ficar macia e caramelizada. Retire e envolva os pedacinhos de maçã no gelado preparado. Se quiser reserve algumas para decorar no momento de servir.
A partir daqui siga as instruções da sua máquina de fazer gelados. Caso não tenha máquina, leve ao congelador e retire passados 20 minutos, mexa com um garfo. Repita este processo várias vezes, para não criar cristais de gelo
No momento de servir decore com nozes picadas.
Recipe in English

Vegan apple ice cream
(serves 3 to 4)

For the ice cream:
100g of sugar free apple pureé
125 ml of agave nectar or brown rice ryrup
125ml of soy milk
200ml of soy cream
1/2 teaspoon of vanilla extract
1 tablespoon of arrowroot starch

Caramelized apples:
1 big apple cut into small squares
1 teaspoon of cinnamon powder
1 tablespoon of agave nectar or brown rice syrup


In a bowl, dissolve the arrowroot strach in 3 tablespoons of soymilk.
Bring brown rice syrup or agave nectar to boil and form bubbles .
Mix with the brown rice syrup, soy cream, the remain milk and apple pureé  Take again all the mixture to low heat stirring constantly ,until begins to boil. Remove from the heat and join arrowroot strach mix .It will begin to thicken immediately. Add vanilla extract. Bring to boil for a few seconds and remove.
Let cool and put in the  refrigerator for 2 hours.
Now prepare the caramelized apples. Combine apple squares, cinnamon powder and agave nectar in a skillet and cook until apples are tender and starting to caramelizeed. Mix in the ice cream mixture.
Put the mixture it into your ice cream maker. Freeze according to your manufacturer's instructions, then transfer it to your chilled container and freeze for several hours in the freezer.



12 comentários:

  1. Há um gelado de maçã do qual gosto muito mas infelizmente é do mais calórico que há! Por isso fiquei encantada com esta receita! Mas tenho duas questões! Cá não há farinha de araruta, posso substituir pelo quê? Quanto às natas de soja, usas natas de soja normal ou natas de soja próprias para bater? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , sim esta versão é bem mais simpática em termos calóricos :)
      As natas de soja são as normais.
      A farinha de araruta não é obrigatória, mas ajuda a que n se formem cristais de gelo.Experimente substituir por amido de milho, mas não engrossará tão rápido, tem que cozer mais uns minutos.

      Eliminar
  2. Imagino que seja uma sensação incrível! E as sensações incríveis são difíceis de exigir, mesmo sendo fantásticas como essa será :)
    O único gelado caseiro que fiz até agora foi o de banana congelada (ou variações com outras frutas), mas fiquei tentada a experimentar esse, tão cremoso. As tacinhas ficaram uma perdição :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Avelã :)
      O gelado de banana é bom, mas às vezes queremos uma coisinha diferente ;P
      beijinhos

      Eliminar
  3. gosto do pormenor da abertura "filosófica" da época dos gelados! ;) eu, para ser sincera, só não como mais durante o resto do ano porque a rinite não me permite e começo logo a tossir (verdade!). por isso, no verão vingo-me: ao fim de semana vamos experimentar uma nova gelataria ou voltamos às que mais gostamos. em casa tenho por hábito bater banana congelada com cacau e uns nibs. depois vou acrescentando outros toppings e sabem-me tão bem estes gelados preguiçosos e saudáveis nestas tardes de calor em que não desgrudo do ecrã do computador. fiquei curiosa em relação à máquina de gelados, talvez seja altura de investir numa... e este teu gelado com a maçã caramelizada deve ser fantástico!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível! Há pessoas que não podem passar mesmo sem gelados, pelos vistos és uma delas!Os geladinhos de banana são uma excelente opção, mas estes assim tb são muito bons e versáteis.
      Eu nem comento as máquinas de gelados... já tive 3! Não tenho sorte nenhuma, estragam-se todas. Agora faço tudo à mão, mas n é a mesma coisa...
      beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro seu blog!!! Moro no Brasil e acho que por aqui não temos geléia de arroz, pode colocar outra coisa no lugar? Obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Isabel :)
      Pode substituir por geleia de agave
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Aqui esta um fruto que nunca usei em gelados, tem um aspecto bem delicioso,
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Sara!! Adoro a receita, definitivamente algo a experimentar agora que o calor está a chegar ;) onde encontra a farinha de araruta?? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz, pode comprar em supermercados biológicos ou em ervanárias tipo celeiro :)
      beijinhos

      Eliminar
  7. Gosto tanto mas tanto de gelados!!
    Faço sempre mais nesta altura do ano, e desde que tenho a máquina dos gelados, noto mesmo muita diferença. É uns atrás dos outros.
    E gosto muito mas muito do teu livro! Deves estar mesmo feliz, tens lá um gelado que quero fazer e comer :)
    Este deve ser delicioso com as maçãs caramelizadas, perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar