Estufado simples de lentilhas

29 de abril de 2018


Podíamos estar uma tarde inteira a falar de lentilhas e mesmo assim não teríamos falado tudo.
A quantidade de variedades que existe é enorme, amarelas, laranja, castanhas, pretas...um autêntico arco-íris!
Cada uma tem as suas características, diferem não só na cor, mas também na textura e no sabor. Umas cozem rapidamente e transformam-se em puré, enquanto outras são bem mais demoradas. Umas são ideais para sopas e caris, enquanto outras ficam óptimas em saladas ou estufados.
Seja qual for a variedade, as lentilhas são um alimento muito versátil, completo e indispensável em qualquer dispensa.



Apesar de em Portugal não usarmos as lentilhas de uma forma muito regular, em muitos países principalmente do sul Asiático, as lentilhas fazem parte dos alimentos básicos do dia-a-dia. De facto, são uma maneira barata e saudável de obter proteína em zonas onde muitos são vegetarianos ou não têm recursos para consumirem carne ou peixe com regularidade.
Há mil maneiras de cozinharmos lentilhas e a receita que trago hoje é uma receita muito básica, daquelas que faço há anos e que aparece recorrentemente cá em casa. É um prato reconfortante, completo, equilibrado e sobretudo muito fácil de fazer. 
Deixar as lentilhas de molho é um passo fundamental, desta forma ficam bem mais fáceis de digerir e cozem mais rapidamente. 
Achei esta receita ideal para publicar conjuntamente com a Joana do My life, my kitchen, um blogue lindo e inspirador, s não conhecem passem por lá.
A Joana é uma menina doce e simpática, apaixonada pela vida e uma super fã de cozinha saudável. Cativa-nos com as suas fotos, com as suas palavras e claro, com as suas receitas. Acho que a Joana ficará muito feliz com esta receita de lentilhas, tão simples e tão saborosa.



Lentilhas estufadas
0,5L de água
150 g lentilhas castanhas
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 tira de pimento
azeite
1 cenoura às rodelas
400 g tomate cortado em pedaços
sal, q.b.
pimenta q.b.
1 colher de sopa de sumo de limão
1 c. chá de ervas da Provence
coentros picados

Coloque as lentilhas de molho, com água a cobrir, pelo menos durante 3 horas. Passado o tempo escorra a água das lentilhas e ponha-as a cozer com 500ml de água e sal durante 20 minutos. Retire e reserve.
Coloque num tacho a cebola, o alho, a cenoura , os pimentos e o azeite e salteie durante uns minutos, até a cenoura e a cebola amolecerem.
Adicione o tomate picado, as lentilhas, as ervas e tempere com sal e pimenta. Envolva tudo e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.
Junte o sumo de limão e os coentros picados. Cozinhe mais 5 minutos.
Retire do lume e sirva.







6 comentários:

  1. Ohhhh que fofinha! 😊 Muito obrigada minha linda!
    E obrigada pelq partilha da receita. Gosto muito de lentilhas e esta receita é super facfá de fazer! 😍

    Beijo enorme!

    ResponderEliminar
  2. Estou sempre à procura de receitas de lentilhas no google, portanto, esta foi a escolhida por me parecer simples e tenho os ingredientes todos. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau! fco muito feliz que esta seja a escolhida!espero que goste! um abraço

      Eliminar
  3. Adoro lentilhas, costumo usar em almondegas e veggie burgers!
    Mas tenho realmente problemas em digerir, mesmo pondo de molho. Tens alguma ideia de como conseguirei forma de as digerir melhor? :)
    Um beijinho.
    PS: tens de vir fazer um ws cá para estas bandas! adorava dar-te um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Segui a sua receita, coloquei tomilho em vez das ervas da provence porque n tinha e ficou delicioso! acho que o pimento fez muita diferença! obrigada

    ResponderEliminar