Gelado vegan de aveia (sem açúcar, sem glúten)

4 de agosto de 2020


Dias quentes e longos pedem receitas rápidas, sem fogão e que nos arrefeçam o corpo. Os gelados são exactamente o que queremos nestes dias.
Sou uma entusiasta dos gelados caseiros e acredito que é bem mais saudável e ecológico fazermos os nossos próprios gelados.
Já pensou quantas embalagens de plástico, invólucros, papéis, colherzinhas e copinhos vai evitar fazendo os seus próprios gelados? Para já não falar que pode escolher os seus ingredientes, sem utilizar xarope de glicose, gorduras trans e outros ingredientes duvidosos.


Já tenho partilhado várias receitas de gelados aqui no blogue e em ambos os meus livros podem ver muitas mais, todas elas sem lácteos nem açúcar adicionado, por isso a escolha é muita e pode e deve aventurar-se a fazer os seus.
Hoje trago um completamente diferente do que estamos habituados, mas sem dúvida um dos melhores gelados que já se fez por aqui.


Os gelados querem-se cremosos e aqui essa cremosidade é conseguida com a aveia. Sim, aveia! A gordura (boa) naturalmente presente na aveia é libertada e confere a este gelado a tão desejada cremosidade que se pretende e é tão difícil conseguir nos gelados vegan. Para adoçar utilizei apenas tâmaras, o seu doce natural encaixa perfeitamente nesta receita, conferindo ainda uma cremosidade extra.
Por cima desta delícia coloque amêndoas, nozes, chocolate partido ou tâmaras cortadas, vai ficar ainda melhor!




Gelado vegan de aveia

80 g de flocos de aveia grossos
400 ml de leite de coco
120 ml de leite de amêndoa, soja, aveia (o que mais gostar)
120g de tâmaras medjool (pesadas sem caroço)
pitada de sal
1 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)

Para decorar:
amêndoas, nozes, chocolate... o que mais gostar


Coloque todos os ingredientes numa tigela grande e deixe repousar durante 30-45 minutos, até os flocos de aveia terem absorvido bastante leite e as tâmaras estarem macias.
Coloque a mistura num processador de alimentos ou no robot de cozinha e processe tudo até obter uma mistura bem cremosa.

Se tiver máquina de gelados:
Proceda de acordo com as instruções da sua máquina.

Se não tiver máquina de gelados:
Coloque a sua mistura num tabuleiro grande e leve ao congelador.
Quando estiver gelada, retire, deixe 10 minutos à temperatura ambiente e parta em bocados com uma faca.
Coloque-os no processador ou no robot e processe até estar de novo cremoso (bastam alguns minutos). Sirva de imediato e guarde o restante no congelador.


Conteúdo selecionado para a campanha sobre sustentabilidade e vida saudável publicada no blog em Português da editora educativa Twinkl.

6 comentários:

  1. O leite de coco é o de lata ou de pacote? E quem não tiver processador ou robótica, pode fazer no liquidificador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, o leite de coco é em lata, funciona melhor. Pode usar o liquidificador, tem é que ficar cremoso no final 😁

      Eliminar
  2. Olá, Sara. Será que também funciona com trigo sarraceno demolhado de um dia para o outro, em vez dos flocos de aveia? Estou muito tentada a experimentar!��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera, creio que funciona mas tenho dúvidas em relação ao sabor. A aveia tem um sabor neutro ao passo que o trigo sarraceno não. Provavelmente o gelado ficará com um sabor estranho. Mas só experimentando. Bj

      Eliminar
  3. Olá querida Sara. Olha não posso consumir leite de côco,há alternativas?
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      o leite de coco é o ideal porque tem uma textura mais cremosa. Se não é possível sugiro natas de soja, que são as mais estáveis para fazer gelados. A mesma quantidade. Se experimentar diga como correu . bj

      Eliminar