Banana desidratada sem açúcar. Sugar free banana chips

4 de agosto de 2016

{scroll down for english version}

Quando andava a escrever o livro do Nem acredito que é saudável, apercebi-me de uma falha no mercado que não entendo como ainda não foi preenchida. 
Estava com uma receita de granola às voltas na cabeça que não levasse cereais, e sabia que a combinação de coco e banana seria infalível, mas encontrar a banana desidratada sem açúcar tornou-se um desafio. Talvez não tenha procurado nos sítios certos, não quero acreditar que não exista cá em Portugal, mas resolvi facilmente o problema porque normalmente desidrato as minhas bananas.
No entanto ao que parece não sou a única que tem tido dificuldade em encontrar as tais rodelinhas de banana sem açúcar. Tenho recebido vários e-mails a perguntar onde podem encontrá-las para poderem fazer a granola de coco e banana (uma maravilha, já agora ).
Há várias marcas no mercado que as vendem, mas quando viramos o pacote lá está o indesejado açúcar na composição.
É verdade que ficam lindas, super estaladiças, gulosas, mas por favor, a banana já é doce, não precisamos de mais açúcar!

Faço normalmente a fruta desidratada no desidratador, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas não tem um. Não é obviamente impedimento para desidratar a própria fruta,  podemos sempre usar o forno. Por isso, como resposta a vários pedidos, hoje trago a receita para fazer as suas rodelas de banana desidratada no forno.




Não se desiluda por não ficarem tão lindas e tão estaladiças como as de compra, é normal. Não temos em casa os recursos da indústria alimentar, mas por outro lado ficamos com rodelas de banana naturalmente deliciosa e sem açúcar adicionado.
Além disso pode divertir-se e adicionar outros sabores às suas rodelas de banana: canela em pó, sal marinho, cacau...
Pode usar as suas rodelas para  fazer granolas, pôr no iogurte, levar em saquinhos para petiscar durante o dia ou simplesmente sentar-se no sofá e comê-las enquanto vê televisão (adoro!).
Banana desidratada sem açúcar
(para 2 tabuleiros)

4 bananas maduras mas sem estarem moles
sumo de meio limão
água

Ligue o forno a 90ºC.
Prepare 2 tabuleiros com papel vegetal.
Coloque o sumo de limão com um pouco de água numa tigela.
Corte a banana em rodelas bem finas, de preferência com a mandolina. Quanto mais finas forem as rodelas mais crocantes ficam. Passe-as pela água com sumo de limão e coloque-as lado a lado no tabuleiro.
Se quiser polvilhe com canela, cacau, sal....
Leve ao forno durante cerca de 1h30m e depois vire as rodelas. Leve de novo ao forno durante mais 1h30m.
As rodelas estão prontas quando estiverem bem secas. Não as deixe tostar.
Quando estiverem frias, retire do tabuleiro e guarde em frascos.

Recipe in English

Sugar free banana chips

4 bananas, just ripe
some lemon juice
water
optional toppings: cinnamon, sea salt, cocoa powder...

Preheat oven to 90ºC.
Cover 2 baking trays with parchment paper.
Cut bananas into very thin slices, thinner slices will dry easier and will be cryspier.
Dip slices in lemon juice, then place on prepared baking tray.
Bake for about 1h30m and then flip them over. Bake for more 1h30m.
Banana chips should be dry and crispy.
Remove from the oven, and once cool, chips can be stored in an airtight container.

29 comentários:

  1. Obrigada pelo blogue, que dá bons conselhos e prazer só de olhar. Se eu colocar os 2 tabuleiros no forno ao mesmo tempo, as bananas ficaram igualmente boas ou é melhor fazer um de cada vez? Obrigada. Fernanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá fernanda, eu coloquei os 2 e trocava as posições de vez em quando. Se quiser pode usar ventoinha, mas baixe a temperatura porque tende a queimar. Bjinhos e obrigado :-)

      Eliminar
  2. Fantásticas rodelas :) Uma óptima ideia.
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. eu ando tentada a comprar um desidratador há imenso tempo, mas não só ainda me decidi por um como a minha cozinha já está apinhada de utensílios, sendo que alguns não têm o uso que lhes sonhava dar... vou experimentar quando o calor abrandar esta receita e talvez com outros frutos também. achas que resulta? e há algum desidratador que aconselhes? acho que já tivemos esta conversa sobre a máquina de gelados! ahaha! e de resto sou como tu: não entendo quem entende em adoçar a fruta com açúcar, já de si doce o suficiente!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o desidratador é mais uma máquina na cozinha...vale a pena se lhe deres uso porque podes desidratar outras coisas além de fruta. Eu adoro legumes desidratados :P o problema é o tempo que demora... são muitas horas. Além disso nunca fica como as de compra, passado uns dias já não está crocante. Não percebo porquê... Não te aconselho aquele que eu tenho, é redondo e há um espaço no meio subaproveitado. Os quadrados são melhores, mas mais caros...
      Esta receita pode ser feita com outras frutas, mas cada uma tem o seu tempo de estar no forno.
      beijinhos

      Eliminar
  4. Eu adoro fruta desidratada. Faço caseira porque a de compra tem açúcar adicionado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ando há algum tempo a pensar num desidratador, adoro fruta desidratada em snack e em granolas.
    E adoro estas bananas, sem açúcar! O meu forno desregulado não me permite esta temperatura, tenho de pensar no desidratador de novo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O desidratador é uma boa compra se consomes muita fruta desidratada e se consegues ter acesso a fruta biológica. Há frutas mais difíceis de desidratar que outras, e algumas nunca ficam como as de compra, é o caso das bananas.
      beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei a ideia e já estão no forno :)
    Gostava de fazer o mesmo com framboesas, amoras, morangos...o processo é o mesmo que o das bananas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, o processo é semelhante, mas não precisa passar pelo limão. No entanto o tempo no forno é bastante maior, são frutas com mais água, é provável que seja o dobro!

      Eliminar
  7. Olá :) comprei um desidratador há pouco tempo mas tenho dificuldade em saber qual o tempo para desidratar os legumes e frutas, como a banana por exemplo. Costuma cortar em rodelas finas ou grossas? E em que altura se coloca a canela? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, eu própria ando a tentar perceber o processo de desidratar. Para mim resulta melhor cortar em rodelas bem fininhas, normalmente uso a mandolina para isso. O tempo varia bastante. Normalmente vou-me deitar e deixo a trabalhar durante a noite. Nunca consigo bons resultados com menos de 8 horas... As frutas com mais água como os morangos custam mais, assim como os legumes como a curgette. Se quiser por canela, ponho logo no inicio qd ponho as rodelas :) Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada, Sara! Estou neste momento a desidratar tomate e banana. Vamos ver como fica ;)

      Eliminar
  8. Bom dia, tem muito bom aspecto. Que utilização dão aos legumes desidratados (courgete, tomate...)? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel, pode comer tipo snack (eu adoro) ou então rehidratar e cozinhar normalmente. Tb pode colocar nas sopas. A verdade é que desidratar um legume é uma boa maneira de o conservar. Depois pode usar na comida ;-)

      Eliminar
  9. As minhas queimaram !!!! Fiz tudo como disse a receita e antes de dar 1:00 HR elas já queimaram... Será que o tempo de forno depende do tipo de forno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O forno tem sempre influência. Mas acho difícil queimar a 90c
      Ligou a ventoinha do forno? Tb pode colocar numa temperatura mais baixa durante mais tempo.

      Eliminar
  10. Oi! Da p fazer na Air Fry? 3h de forno parece meio absurdo 🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Absurdo não é. O processo de desidratação é lento, caso contrário os alimentos ficam queimados em vez de desidratados.
      Pode fazer no desidratador, ou na Airfryer, desde que a temperatura seja baixa. Se a temperatura for alta arrisca a queimar ou então a parecer desidratado mas na realidade ainda não está. espero ter ajudado.

      Eliminar
  11. Bom dia!!

    Estou tendo dificuldade para fazer no desidratador, qual o ponto da banana( madura , verde ou meio termo)?
    Tempo de desidratação?
    Temperatura?
    Espessura das fatias?

    Se puder me ajudar com estas informações,

    fico grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite José, a banana deve estar mais para o duro, ou pelo menos meio, assim leva menos tempo a desidratar. A temperatura do desidratador é fixa normalmente, por isso a+i não posso ajudar. As fatias devem ser bem finas para desidratar mais depressa, o tempo também depende do seu desidratador. Eu diria 8h-12h. Cumprimentos

      Eliminar
  12. Nem acredito mesmo. Venho tentando fazer está banana e não consegui. Tenho um desidratador de caixa de isopor com um aquecedor dentro. Desidratou temperos, chás e frutas. Mas pensava que está banana tinha que ser frita. Tentei várias vezes e não deu certo. Agora vai. Obrigada. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      realmente é difícil desidratar banana, e à venda só encontro com açúcar. Espero que consiga fazer com esta receita. É demorado, mas pronto... tem que ser :)

      Eliminar