Detergente ecológico caseiro. Homemade eco-cleaner

14 de setembro de 2017

{scroll down for english version}

Cresci num mundo onde ainda se começavam a dar os primeiros passos na ecologia. O que hoje é tão normal de vermos, como os ecopontos, informação aqui e ali, opções mais "verdes" no momento das compras, há 20 anos eram apenas projectos futuros que a grande maioria desconhecia. 
Mas o "bichinho" das preocupações ambientais sempre esteve comigo. Sempre quis saber  mais sobre o assunto, procurava informações nas bibliotecas, coleccionava papelinhos com dicas que encontrava, criei um clube do ambiente com os colegas ( que por sinal  foi um fracasso) e na ausência da reciclagem, cheguei a reciclar o meu próprio papel! 
Ainda bem que tudo isto evoluiu, até porque não ia muito longe a fazer 4 folhas de papel de cada vez, ainda por cima com um ar muito rústico...

Outra das minhas preocupações também eram os detergentes. Hoje felizmente temos várias opções ecológicas no mercado, mas há uns anos quase não havia e os que estavam disponíveis não eram para a minha bolsa.
Por isso habituei-me a fazer os meus próprios detergentes, com receitas que se usavam no tempo das nossas avós. Na minha casa só existem os detergentes estritamente necessários. Não encho um armário com estas cosias como a maioria das pessoas. Bons panos, e meia dúzia de ingredientes fazem uma panóplia bem grande de produtos de limpeza caseiros, sem químicos, seguros e bem mais baratos. Se procurarem na Internet encontrarão uma série de dicas muito interessantes.

Durante algum tempo utilizei o vinagre como ingrediente principal para limpar, mas confesso que não temos uma boa relação. O cheiro do vinagre é-me impossível de tolerar, e apesar de me garantirem que desaparecia passado um tempo, parecia que sempre que entrava em casa aquele cheiro se penetrava nas narinas. Mesmo adicionando óleos essenciais, o maldito continuava sem desaparecer. Tive que encontrar outra alternativa. Para a grande maioria das pessoas isto não é um problema, e sei que muitas utilizam vinagre para limpar os vidros, as bancadas, o frigorífico, etc, mas para mim é realmente um tormento.
Entretanto já experimentei outras alternativas: sumo de limão, água oxigenada e agora finalmente acertei com a vodka. Parece estranho, mas afinal de contas se pensarmos bem, a vodka é um excelente desinfectante, além disso o seu cheiro desaparece num instante, por isso para mim tornou-se a primeira escolha.

Além da vodka costumo colocar óleos essenciais nos meu detergentes. Não só perfumam a casa, como têm propriedades terapêuticas. Costumo escolher aqueles que são  anti-bacterianos e anti fúngicos como o de limão ou o de árvore-do-chá. Mas há outras opções e pode escolher os que mais gostar.
Este detergente é óptimo para limpar as bancadas da cozinha, a casa de banho, os azulejos, os vidros, os inoxs e os espelhos. As superfícies ficam super brilhantes e o cheiro é maravilhoso. 
Experimente, não tem nada a perder e é uma maneira segura, económica e ecologicamente consciente de limpar a casa.


Lava-tudo caseiro 

250ml de vodka
250ml de água
1 colher de chá de detergente da loiça (eu uso ecológico)
20 gotas de óleos essenciais (pode usar de árvore-do-chá, alfazema, limão, eucalipto....)
(uso óleos essenciais desta marca)

Coloque todos os ingredientes num frasco. Tape e agite.
Mantenha o frasco tapado entre cada utilização.
Quando quiser utilizar coloque um pouco num pano e limpe a superfície ou então borrife no local.


DICAS IMPORTANTES
  • Caso a sua bancada seja de granito ou mármore (não é o meu caso), não utilize vinagre nem óleo essenciais à base de citrinos porque pode danificar a superfície. Prefira outros óleos.
  • Não faça uma grande quantidade de detergente de uma só vez se utilizar óleos essenciais, tendem a evaporar e a perder propriedades.
  • Se conseguir colocar o detergente num frasco de vidro seria o ideal. No entanto são difíceis de encontrar com o borrifador. 
  • Antes de cada utilização agite o frasco.
  • Compre uma vodka barata, não há necessidade de ser de alta qualidade.

In English

Homemade eco-cleaner

250ml of water
250ml of vodka
1 tsp of dishwasher soap
20 drops of essential oils ( tea-tree, lemon, lavander...)

Put all the ingredients in a bottle. Shake to mix well.
keep your bottle closed when not using.
To use, just shake the bottle and put some cleaner in a cloth.

SOME NOTES:

  • Try to use glass bottles.
  • Do not use lemon essential oils or vinager in granite surfaces.
  • Shake before use it.


No Comments Yet, Leave Yours!