Tenho uns quantos clássicos da minha infância. Quem não se lembra da série do Alf, das cassetes de música, dos livros da turma da Mónica, dos Onda Choc e dos chupa-chupas com apito?
Eu lembro-me de todas estas coisas, dos momentos felizes que me deram e guardo-as com todo o carinho na minha memória. Pertenciam a um mundo diferente do de hoje, como é óbvio.
Não sou nenhum "velho do Restelo" e acho que a evolução é algo natural, que faz parte, e aceito-a muito bem, ainda assim não deixo de pensar que hoje tudo é demasiado rápido e fugaz e dificilmente se cria algum laço ao que quer que seja porque as coisas estão em constante mudança.
A Vianetta foi uma daquelas sobremesas que me habituei a ver em casa e com a qual cresci. Na altura só se comia uma fatia de Vianetta em ocasiões especiais, e com autorização dos pais! A facilidade de comprar estes gelados não era como hoje. Além disso só tínhamos a versão clássica, hoje já há mais sabores disponíveis, que honestamente ainda não provei.
A clássica é a que me lembro. O gelado de nata branquinho e as mil camadas de chocolate fininho que se partiam e estalavam à medida que passávamos com a faca. O som é inconfundível!
E fiz e refiz e refiz. Para dizer a verdade tem sido o gelado deste Verão cá em casa.
Não é tão glamourosa como a de compra, é certo, mas é uma delícia, feita com ingredientes naturais que todos sabemos o que são e que qualquer um pode consumir.
Deu-me um prazer imenso conseguir reproduzir aquelas camadas de chocolate misturado com o gelado e saboreá-la como fazia quando era pequena.
O processo pode parecer complicado mas não é. Vejam no video como é fácil e até bastante rápido.
Camadas de chocolate
120g de chocolate negro 70% cacau
50g de óleo de coco
Gelado
200g de cajus ao natural, colocados de molho durante a noite
600ml de leite de coco em lata
180ml de geleia de agave
1 c. chá extracto de baunilha
1 colher de sopa de farinha de araruta
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
Comece por fazer as camadas de chocolate.
Numa folha de papel vegetal, desenhe várias vezes, lado a lado, a base da forma que vai usar. Isto facilita o processo.
Derreta em banho maria ou no microondas o chocolate e o óleo de coco e misture-os bem.
Coloque pequenas porções de chocolate nos desenhos que fez e espalhe bem com as costas da colher. Não faça camadas muito grossas, mas também não as deixe muito finas, caso contrário serão difíceis de manusear.
Repita este processo até terminar o chocolate. Assim que terminar, coloque as folhas de papel vegetal com o chocolate no congelador. Para mim facilitou-me o trabalho transportá-las em cima dos tabuleiros do forno.
Agora faça o gelado:
Numa picadora ou no robot de cozinha coloque os cajus demolhados e o leite de coco. Pique tudo.
Junte os restantes ingredientes e pique até obter um creme suave.
Coloque numa taça no frigorífico.
Prepare a forma que vai utilizar, forrando-a com película aderente.
Retire o gelado do frigorífico e as camadas de chocolate do congelador.
Agora tem que trabalhar rapidamente!
Coloque uma camada de gelado e por cima uma de chocolate, repita este processo até terminar o gelado e o chocolate. Se tiver que parar a meio para voltar a congelar o chocolate é normal. Bastam 15 minutos no congelador para ele solidificar de novo.
Depois de pronta, leve a vianetta ao congelador durante pelo menos 4 horas.
Para desenformar basta virar a forma ao contrário e com cuidado retirar a película aderente.
Decore com raspas de chocolate e cacau em pó.
Perfeito! O gelado vianetta faz parte da história da maioria das pessoas. Também faz parte da minha infância e adoro aquela camada de chocolate crocante. Se pode ser saudável, melhor ainda e ainda o torna mais apetecível na minha opinião. Obrigada por esta partilha. beijinhos e um óptimo fim de semana
ResponderEliminarhttps://saboresdoninho.blogspot.pt/
aquele som ao partir é demais não é? :)
EliminarSim, esta é amiga da nossa saúde, podemos comer mais que uma fatia ;)
beijinhos
Adoro as suas recceitas :) Parabens.. vou experimentar :)xx
ResponderEliminarwww.comidamor.co.uk
Obrigado Gi, espero que goste :D bj
EliminarEstou verdadeiramente impressionada e cheia de vontade de usar os cajus e farinha de araruta que estão na minha dispensa.
ResponderEliminarFicou linda!
Beijinhos
Que bom que gostou, espero que use então essas coisinhas que aí estão. um abraço
EliminarQUE LINDO!! És a melhor Sara, só tu para tentares uma Vianetta vegan e ficou tão bem!! Também fez parte da minha infância, assim como o resto das coisas de que falaste (o Alf era a minha série preferida de televisão!)
ResponderEliminarMuita vontade de comer uma fatia deste geladinho ❤️
Beijo grande
obrigado querida!!!
Eliminarsim, o Alf também era a minha série preferida, e recentemente voltei a ver, lolol.
Partilho uma fatia contigo de bom grado :)
Acho que vou experimentar. Pessoalmente não sou a maior apreciadora de Vianetta mas tenho uns quantos viciados aqui em casa ;)
ResponderEliminarSim, experimenta para a família e prova também, talvez te rendas :)
EliminarTambém dançaste? ainda bem que não fui a única :P
ResponderEliminarespero que experimentes esta vianetta, é realmente boa.
bj
Aqui está um bom trabalho como sempre! Ficou linda e apetitosa! Beijinhos e continuação de bom trabalho :)
ResponderEliminarDá para substituir o caju por outra coisa?
ResponderEliminarnão experimentei com outro fruto seco mas pode tentar usar amêndoas
Eliminarposso usar alfarroba em vez de chocolate? e como faço para derreter? nao tenho farinha de araruta, posso usar de trigo sarraceno?obrigado :)
ResponderEliminarolá shana, só se for "chocolate" de alfarroba, mas nunca experimentei derreter, por isso não conheço o seu comportamento. Caso não tenha farinha de araruta, a melhor opção será a fécula de tapioca, ou em último caso o amido de milho.
EliminarBj
aquele momento em que pensamos que vimos tudo e de repente surge uma versão saudável e vegan de vianetta! é também o meu gelado favorito da infância e só espero que o manel não venha aqui senão vai andar a chatear-me até que eu lhe faça uma vianetta em casa também ;) o vídeo dá imenso jeito para explicar a técnica, obrigada pela receita!! um beijinho
ResponderEliminarOlá, Sara. Quero muito experimentar e, para isso, gostaria de saber se podemos substituir a farinha de araruta por amido de milho? Mto obgda e um bjnho! :)
ResponderEliminarOlá Vera, a função da farinha de araruta é dar consistência e evitar formar cristais de gelo. Nenhuma outra fécula faz isso. Se n tiver pode omitir embora n fique com a mesma textura. Em alternativa use a fécula de tapioca, é a mais semelhante. Abraço
EliminarOlá. Estou a fazer o creme de caju e não deu certo, acho que o leite de coco é muito para a quantidade de caju Estou triste porque a minha filhota me pediu esta sobremesa para o natal.
ResponderEliminarOlá Isabel, a quantidade está correcta. O seu leite de coco é muito liquido? Há leites de coco muito diluídos, estes não são bons para as sobremesas, não dão textura. Que leite está a usar?
EliminarSe estiver muito liquido junte mais caju.
Espero que resolva.
Bom Natal :)
Olá. Usei o leite de coco da marca Globo, mas uma das latas até estava no frigorífico. Já fiz e congelei, logo veremos como ficou.
EliminarFeliz natal 😘