{scroll down for english version}
Estamos a entrar numa época do ano que não me deixa nada confortável.
Os dias mais pequenos, a humidade no ar que eu automaticamente sinto no corpo, o frio matinal, as primeiras chuvas...
Vejo a chegada do Outono com alguma tristeza, chegou a altura de me despedir das temperaturas quentes e já começo a antecipar o frio e a chuva que aí vêm.
Todos os anos demoro algum tempo a habituar-me a esta mudança, e há dias em que se pudesse voava para Sul como as aves!

Mas o Outono também tem coisas boas. As cores das folhas nas árvores, a fruta desta época, a sensação de conforto ao chegar a casa, as comidas reconfortantes, e sobretudo, os cheiros! Os cheiros que associo ao Outono enchem-me a alma. As primeiras castanhas a assar nas ruas, canela, cravinho, o cheiro de um chá quente pela casa, o cheiro a terra molhada depois de uma chuvada...
Por isso me apaixonei logo por estas bolinhas de cenoura e aveia. O cheiro maravilhoso que emanam enquanto cozinham, fizeram delas o meu snack de Outono.
Cheias de ingredientes completos, que nos nutrem e nos confortam. São óptimas para levar para o lanche, para petiscar entre refeições, ou para um pequeno almoço a correr.
São o tipo de receita perfeita para fazer com as crianças numa tarde de fim de semana, agora que os dias estão a ficar frios e chuvosos. Eles adoram fazer as bolinhas e depois levá-las na lancheira para a escola.

(rende 12-18 bolinhas)
70g de cenouras raladas ( cerca de 2 cenouras)
150g de flocos de aveia grossos *
70g de bananas esmagadas
100g de puré de maçã sem açúcar (de compra ou caseiro)
50g de manteiga de amêndoa ou de amendoim
30g de coco ralado
40g de nozes ou amêndoas picadas
30g de geleia de agave ou de arroz
2 colheres de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
1 pitada de sal fino
Ligue o forno a 180ºC.
Prepare um tabuleiro com papel vegetal.
Numa tigela misture todos os ingredientes, deixando os flocos de aveia para o fim. Junte-os aos restantes ingredientes e envolva tudo muito bem.
Com as mãos faça pequenas bolinhas e coloque-as no tabuleiro.
Leve ao forno durante 20 a 30 minutos, até as bolinhas começarem a dourar.
Retire, deixe arrefecer numa rede.
Guarda num recipiente fechado.
* Se necessário verifique se contêm glúten.
Recipe in English
Carrot granola balls
70g of grated carrots ( about 2 carrots)
150g of rolled oats
70g of bananas, mashed
100g od sugar free applesauce
50g of almond or peanut butter
30g of shredded coconut
40g of almonds or walnuts, chopped
30g of agave nectar or brown rice syrup
2 tsp of ground cinnamon
1/2 tsp of baking soda
1 pinch of salt
Preheat oven to 180ºC. Line a baking sheet with parchment paper.
In a large bowl, whisk together the carrots, mashed banana, applesauce, ground flaxseed, nut butter, and maple syrup. Stir in the oats, coconut, raisins, cinnamon, baking soda, and salt. Stir to combine thoroughly.
Use your hands to form balls with the dough. Place them on the baking sheet.
Bake for 20 minutes, or until deeply golden brown. Let cool and store in an airtight container.
Tem um aspecto excelente, tenho de experimentar pois acho que a minha irmã vai amar esta receita.
ResponderEliminarBeijinhos
http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/
Obrigado Filipa, espero que a mana goste :)
Eliminarbeijinhos
Ficaram com um "look" bem apetitoso!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigado Sandra! Beijinhos
EliminarFicaram óptimos!!! :)
ResponderEliminarBeijinho
Bimby & Sabores da Vida
Obrigado Tânia :D
Eliminarabraço
Da pra substituir o pure de maçã ?
ResponderEliminarOlá, sim, pode colocar a mesma quantidade de mais banana, ou 1 ovo.
EliminarTambém não gosto nada de me despedir do Verão mas confesso que me está a saber mesmo bem voltar aos cobertores e às comidas quentinhas :) Que delícia devem ser estas bolinhas, estão cheias de coisas que gosto, dá vontade de roubar já uma! Ihih
ResponderEliminarBeijinho**
Que maravilha! Adoro aveia e estas bolinhas parecem muito boas. Obrigada pela partilha, já estou a seguir *
ResponderEliminarthebrunettetofu.blogspot.pt
Eu, que até gosto do tempo frio, admito que é muito chato sair de casa com a chuva e humidade, com o frio, com tudo o mais... Mas o bom da estação compensa tudo isso, quem quer saber de estar ensopado da chuva quando tem umas bolinhas saudáveis e outonais como estas para um snack? :D
ResponderEliminarque lindas, parecem umas que tens no teu livro! eu fiz recentemente as bolachas de aveia e maçã e ficaram óptimas!
ResponderEliminarNão gosto nada do frio e da chuva, das mãos com frieiras e da humidade na casa e os dias escuros e que anoitecem tão cedo.
ResponderEliminarEm compensação adoro as tuas bolinhas e as tuas trufas :) sou tua fã!! hehe. Vou querer experimentar estas.
Um beijinho.
Será possível substituir a geleia de agave ou de arroz por mel?
ResponderEliminarPode sim, coloque um pouco de cada vez porque o mel tem um poder adoçante maior.
Eliminarbeijinhos
Olá, amo seu blog, mas alguns ingredientes fico meio na dúvida por serem difíceis de achar aqui no Brasil. Queria saber essa geleia de agave, como posso trocar por outra coisa mais simples ou se dá certo sem! :).beijos
ResponderEliminarOlá Juliana, pode substituir por geleia de agave ou xarope de ácer ou mel.
EliminarBeijinhos