Dizia-me a senhora do mercado onde costumo ir, que nunca vendeu tanta batata doce como vende agora. "Usam-na em tudo menina! Mas a mim ninguém me convence a comê-la com peixe cozido!"
Realmente parece que a moda da batata doce não é afinal uma moda e que veio para ficar.
De facto, a mim muito me agrada porque não sou fã de batatas brancas, e se antes só encontrava batata doce no Outono, agora há todo o ano. Fico contente que se tenha finalmente reconhecido o quanto esta batata é nutricionalmente interessante, principalmente se a comparar-mos com a outra.
Isto é uma mais valia para todos, mas especialmente para diabéticos, desportistas e pessoas com excesso de peso. Quero no entanto salientar que mesmo a batata doce deve ser sempre consumida com bastantes legumes e proteínas, caso contrário não se conseguirá obter o mesmo efeito.
A sua versatilidade é outra das suas mais valias e a prova disso é esta granola absolutamente divinal. Feita com batata doce assada, carregada de fibras, frutos secos e sementes, é perfeita para acompanhar o iogurte, o leite ou comer directamente do frasco. Sempre que assar batatas doces guarde 2 ou 3 para fazer esta granola, vai ser uma das preferidas!
(rende 1 frasco)
200g de flocos de aveia grossos*
30g de amêndoas picadas
30g de sementes de girassol ou outras que prefira
30g de coco ralado
2 colheres de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
200g de puré de batata doce (assada e pesada sem casca)
60g de geleia de arroz
50g de óleo de coco em estado liquido
Numa tigela misture os flocos de aveia, as amêndoas, as sementes, o coco e as especiarias.
Noutra tigela junte a batata doce, a geleia de arroz e o óleo de coco liquido. Passe tudo com a varinha mágica até estar tudo num puré homogéneo.
Junte o puré à mistura dos flocos de aveia e envolva tudo muito bem.
Espalhe a granola num tabuleiro grande forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 20 minutos mexendo algumas vezes durante esse tempo.
Apague o forno e deixe lá ficar a granola até o forno estar frio. Mexa algumas vezes, mesmo com o forno apagado.
Retire, deixe arrefecer e coloque num frasco.
*NOTA: caso seja intolerante ao glúten, compre flocos de aveia certificados!
Adoro batata doce Sara. Antes a minha mãe comia menos porque pensava exactamente o contrário, foi preciso explicar os benefícios.
ResponderEliminarE já fiz uma granola com ela, por isso sei bem como é boa!!
Um beijinho.
Olá Sara! Estou louca para testar sua receita, mas não conheço geléia de arroz... Poderia indicar a receita, ou onde encontrá-la?
ResponderEliminarveira disse...
EliminarOlá Natália , a geleia de arroz encontro-me facilmente em lojas de produtos naturais e penso q alguns supermercados também já têm. Parece mel de aspecto. Se não encontrar use mel. Bj