Manteiga de amendoim . Healthy peanut butter

3 de fevereiro de 2013

{scroll down for english version}

Quando viram o titulo deste post tenho a certeza que muitos torceram o nariz e comentaram "Não pode ser, manteiga de amendoim não é nada saudável!"
A minha resposta é: depende!

A verdade é que se nos ficarmos apenas para a  quantidade de calorias presentes na manteiga de amendoim vamos ficar alarmados, afinal de contas é uma oleaginosa, cheia de gorduras! 
Mas quando começamos a olhar com mais atenção e nos esquecemos do pormenor que é o valor calórico de um alimento, verificamos que esta manteiga é rica em gorduras, sim, mas das boas,  as monoinsaturadas e poliinsaturadas. São estas gordurinhas que permitem baixar o colesterol LDL (o mau) e prevenir o risco de doenças cardiovasculares.


Além disso tenho que gabar esta manteiga por ser muito rica em Vitamina E, Vitamina B3 e antioxidantes, para não falar da quantidade de proteínas que tem!



Mas nem tudo são rosas, é verdade. Realmente a quantidade calórica da manteiga de amendoim é bastante elevada, por isso, dependendo da situação de cada um, não recomendo mais que 2 colheres de sopa por dia e nunca com pão branco!

O outro lado menos bom da manteiga de amendoim, e daí a razão deste post, é a forma como normalmente nos é vendida.  Se olharmos para os rótulos dos frascos verificamos que não é só amendoim e sal que fazem parte da lista de ingredientes. É-lhe acrescentado açúcar, gorduras trans ( das más) e sal em demasia. Isto obviamente permite aumentar o tempo de prateleira da manteiga e cativar através do doce mais consumidores.

No entanto, se fizer a sua manteiga de amendoim em casa, ou se comprar marcas de qualidade, pode tirar todo o benefício desta  pasta, além de que irá poupar alguns euros.



Pessoalmente gosto da manteiga de amendoim sem doce para sentir todo o sabor do amendoim, mas como tenho um guloso em casa, junto stevia para lhe dar um toque mais doce sem acrescentar valor calórico. Se não tiver stevia pode usar uma colher de chá de geleia de agave ou mel, mas nesse caso não junte o leite. Aliás. o leite também não é obrigatório. Junto-o para que a manteiga não fique tão espessa, mas se gostar dela assim não o coloque.


Manteiga de amendoim
(rende 1 frasco)

290g de amendoins torrados
1 colher de sobremesa de stevia em pó (opcional)
1 colher de sobremesa de leite de soja (opcional)
1/2 colher de chá de sal

No 1-2-3 ou numa picadora, coloque os amendoins e o sal. Pique durante mais ou menos 8 minutos até obter uma pasta. Inicialmente irá apenas moer os amendoins, mas à medida que vai continuando a picar, a gordura vai-se libertando e transformam-se em manteiga  Junte a stevia ou a geleia. Se achar que está muito espessa acrescente o leite.
Rectifique o sal.
Guarde num frasco no frigorífico.

Bom apetite!

Recipe in English

Peanut Butter

290g roasted peanuts
1 teaspoon stevia powder ( optional)
1 tablespoon of soy milk (optional )
1/2 tea spoon of salt

In a food processer, add peanuts and salt . Grind for about 8-10 minutes until achieve the consistency of a paste. Stir in stevia. If you find it too thick add milk .
Add salt  if you want.
Store it in a jar, in the refrigerator .

46 comentários:

  1. Ponto 1: eu não pensei nada disso, o que pensei foi: "Que bom, uma receita de manteiga de amendoim mais saudável"... sim porque vindo de ti não poderia ser outra coisa :)
    Em segundo, fiquei admirada com a forma como é feita... tão simples! Vou experimentar de certeza, para o pequenito e para a mamã que também precisa da Vitamina E :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A mamã e o filhote vão encher-se de coisinhas boas com esta manteiga.

    Um grande beijinho para os 2

    Sara

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara, cheguei aqui pela mão da Su, do Suvelle Cuisine e dou logo de caras com uma das minhas coisas favoritas: manteiga de amendoim. Também faço a minha em casa e vou sempre variando os sabores: fica óptima com cacau magro em pó :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda!
      Ai que delícia deve ficar com cacau!
      Vou fazer e dou o feedback

      beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro manteiga de amendoim! Por cá também sou eu que a faço, mas gosto de variar e fazer para mim de amêndoa ou de avelã (apesar que a presença da manteiga de amendoim tem de ser obrigatória, porque é a única que o meu irmão come nas sandes).
    A stevia em pó é uma adição interessante na manteiga :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tb adoro a de avelã.... tenho q fazer a tua receita!

      bjinhos

      Eliminar
  5. Vim cá parar pela SU, e adorei! devorei o blog de uma vez só (o que tornou a minha tarde muito pouco produtiva!). Vou voltar sempre pois acho as sugestoes deliciosas. parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem vinda Carla!
      Ainda bem que gostou, vou adorar voltar a "vê-la" por cá.

      beijinhos

      Eliminar
  6. Manteiga de amendoim é bom é, mas assim muito melhor :)
    Adorei como é fácil de fazer! Quero experimentar um dia!
    E até se podem fazer variações como diz a Márcia, adoro, adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente muito fácil e pode ser feita ao nosso gosto: mais doce, menos doce, mais ou menos salgada, com cacau como diz a Ondina Maria.... bem melhor que no supermercado :D

      beijinhos

      Eliminar
  7. Também cá cheguei através da Su e adorei o facto de pensar que posso fazer manteiga de amendoim em casa!

    Mas fiquei com uma dúvida: o que é stevia?

    Bisou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bisou, bem vinda!

      A stevia é uma planta com um enorme poder adoçante mas sem calorias. Antes só se vendia em forma de folhas secas, mas hj em dia já se comercializa em pó, em gotas e em hermesetas. Pode comprar nas lojas de produtos naturais ou em alguns supermercados.
      espero ter ajudado.

      beijinhos

      Sara

      Eliminar
  8. Adorei a sugestão, de certo irei fazer em breve :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Obrigada pela partilha de conhecimento e pela receita.
    Kiss, Susy

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  10. Olá querida,

    Tinha que experimentar,cá em casa todos gostamos de amendoins.

    E esta manteiga, veio deliciar-nos a todos!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Luisa,

      ainda bem que gostaram! Sabia que era o teu género.

      Um grande beijinho

      Eliminar
  11. Aqui em casa todos adoram e já fiz embora dê algum trabalho, mas vale mesmo a pena,

    beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Fiquei a conhecer agora o teu blog e estou a adorar, está mesmo recheado de tanta receita boa!
    Os meus parabéns :)

    ResponderEliminar
  13. Excelente ideia! É verdade que muitas marcas disponíveis no mercado têm imensas porcarias, incluindo gorduras hidrogenadas... Fazer a manteiga de amendoim em casa é a melhor solução (e mais barata, desconfio).

    ResponderEliminar
  14. Que blog fantástico! E adorei este post ;) Tenho que experimentar!
    Beijinhos e parabéns pelo blog 5*! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Como fã de coisas feitas em casa e pessoa intolerante à lactose, adorei esta receita. Acabei de a publicar na página de Facebook do Cozinhar sem Lactose!

    ResponderEliminar
  16. Ando à anos para provar Manteiga de Amendim, mas sempre disse para mim mesma que so iria provar quando fosse aos EUA! No entanto, estou sempre a ver em blogues e livros/revistas que é boa e saudavel, e tambem a necessidade de algo bom e que nao estrague a minha dieta fez com que me decidisse a experimentar por estes dias. Estava a pensar em comprar uma no supermercado (nem me tinha ocorrido que podia fazer a minha), mas depois de ver a sua receita fiquei tentada a faze-la! Pode-me tirar so umas duvidas:
    De que maneira o sabor da sua difere para as compradas? Até quanto tempo, guardada sempre no figrorifico, se pode conservar/comer? Ja vi a 'geleia de agave' em muitas das suas receitas, desconheço tal alimento, sera que posso substituir por geleia de marmelos?

    Beijinhos e parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  17. Olá Mafalda,

    sinceramente a maneteiga de amendoim de compra para mim é bastantes desagradável: agarra-se ao céu da boca, é áspera, às vezes doce demais. A nossa é mais natural, sabe a amendoim e como leva açúcar nem gorduras tran, fica mais suave.
    Em relação ao tempo de conservação, enfim, a minha experiência pessoal é pca porque aqui em casa n dura mais q uns dias, mas pelo menos 2 semanas podes tê-la no frigorífico. Tb podes congelar e depois descongelas, embora fique um pco mais liquida.

    A geleia de agave vem de um cacto, o agave. é bastante equilibrada enquanto adoçante. Podes usar a de marmelos, mas atenção, a geleia de marmelo é feita com açúcar, a de agave é naturalmente doce, n leva açúcar nenhum, ela sai assim do cacto.

    Espero ter ajudado. bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Sara,
    vim parar aqui por essa receita. Gostei muito da ideia de fazer caseira e ser natural. Eu que prefiro fazer do que comprar. Esta receita vou ter de experimentar, mas com amendoins salgados que tenho numa caixa para usar.
    Obrigada pela partilha.
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,

      tb gosto mais da feita em casa, a outra é estranha...
      nunca fiz com amendoins salgados, depois diga como ficou.

      bj

      Eliminar
  19. huummm..tenho que fazer esta! Quanto tempo aguenta no frigorífico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju,

      penso que umas duas semanas, a minha nunca dura muito tempo (gulosos)
      Bjinhos

      sara

      Eliminar
  20. a gordura do amendoim é boa, mas a manteiga de amendoim industrializada é muito nociva com o sal, açúcar e gordura que a Sara refere, a opção caseira é por isso importante! Jorge Martinho

    ResponderEliminar
  21. Amendoins e manteiga de amendoim são alimentos ALTAMENTE BENÉFICOS para quem pertence ao Grupo Sanguíneo A, eles contêm uma lectina que combate o cancro.Devem-se comer os amendoins com a pele (não a casca) .
    A manteiga que é feita artesanalmente é realmente a mais indicada. No entanto para quem tem pressa, ou porque de repente acabou e não tem tempo de a preparar, a do LIDL, para nós é agradável, tem 93% de amendoins, os outros 7% são de óleo (pena não ser azeite) e sal, não contém açúcar ou outro ingrediente mais.
    Um abraço e de novo Boas Festas e Ano com Paz e de Alimentos saudáveis :o}

    ResponderEliminar
  22. Muito boa para quem corre e faz ginásio.

    Podem adicionar à vossa manteiga de amendoim caseira outras sementes e frutos secos como linhaça, girassol, amêndoas, avelã ou passas, goji, cacau, etc... Fica mais saboroso.

    Agora leite é que sinceramente não me parece que seja boa ideia pôr na receita, uma vez que pode estragar o resto, alem de ficar com um prazo de validade muito mais reduzido. (Apesar de a minha nunca durar mais de 3 ou 4 dias ;P )

    ResponderEliminar
  23. Olá.
    Adorei esta ideia, porque a manteiga de amendoim no supermercado é super cara;)
    Diz-me só uma coisa, qual a sua validade? Como não leva conservantes e assim deve durar pouco tempo. Queria fazer mas não queria que fosse para o lixo:)
    Obrigado,
    http://io-healthykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ioana,

      nunca a tive feita em casa mais que duas semanas e aguentou-se na perfeição. Mas penso que dura muito mais tempo. Tb já experimentei congelar em pequenas doses e depois usar e resultou muito bem. :)
      bj

      Eliminar
  24. Bem, eu faço em casa, sem nada, só com comendoins e fica deliciosa, cremosa e dura imenso tempo no frigorífico.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá Sara.
    Ando há tempos para fazer a minha manteiga de amendoim e agora que arranjei um robot de cozinha, vou experimentar esta receita :) Não sei se use geleia de arroz ou tâmaras para a adoçar, mas depois dou feedback :)

    Só uma pergunta: quanto tempo se aguenta?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Ana,
      depois de-me o feedback, tenho curiosidade em relação às tâmaras. :)
      A minha aguenta bem. Confesso que nunca a consegui ter mais que 10 dias no frigorífico, voa num instante. Mas tb já fiz uma grande quantidade e congelei em pequenas doses e fui descongelando e manteve-se impecável.
      beijinhos

      Eliminar
  26. Experimentei fazer hoje e bem...que maravilha!! :D
    Como é que é possível obter aquele creme tão cremoso apenas picando amendoins, espectacular... mnham :b acho que vai fazer sucesso cá por casa!

    Obrigada pela partilha ;)
    Raquel

    ResponderEliminar
  27. Sempre compro aquelas integral de pote do supermercado, mas sempre depois de um tempo ela esfarela e não fica mais pastosa, como faço pra manter sempre em pasta, sem ressecar? Posso adicionar alguma coisa liquida pra desfarelar ela?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      penso que fica ressequida por estar no frio. Experimente juntar com 1/2 colher de chá de óleo de amendoim ou outro de boa qualidade e bater no liquidificador.

      Eliminar
  28. Olá Sara, hoje foi manhã de fazer manteiga de amendoim. Comprei no Aldi perto de 1 kilo de amendoim com casca, sou uma exagerada e ontem passei o serão a descascar os ditos, uma seca, hoje torrei-os no forno, isto foi fácil e rápido, depois triturei-os no robot de cozinha, dividi por 3 x que eram muitos, mas a pasta ficou tão grossa que me fartei de deitar leite vegetal e depois coloquei tudo noutro recipiente para triturar também com a varinha, pois no final da pasta, o robot não me pareceu tão eficiente, ou será que era melhor o liquidificador? Parece que tenho de praticar a receita e passar ao marido a tarefa de descascar amendoim. Bem, já me fartei de comer tostas com esta pasta ao pequeno almoço e gostei muito, rendeu-me 4 frascos do tamanho dos que compro no Celeiro que é 100% amendoim, acho que vou ofertar dois para alguém provar o meu pitéu. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      realmente a manteiga de amendoim sai bem mais barata feita em casa, pena que teve dificuldades em fazê-la. eu própria também já tive. Por exemplo, no robot de cozinha da minha mãe, a manteiga talha!!
      Tem que usar um bom robot, e se não tiver use o 1-2-3.
      Para a próxima em vez de leite, pode usar óleo de boa qualidade. Como faz uma grande quantidade assim estraga-se menos.
      um abraço

      Eliminar
    2. Olá, ha manteiga de amendoim a venda em grandes superfícies e dietéticas, mesmo 100% amendoim ( sem sal ou sem se usar amendoim frito) por cerca de 4€ meio kilo... É praticamente como a que se faz em casa, sem ter o trabalho e custo de se descascar amendoins e picar no robot ( que também gasta energia) ... Fica a dica 😉

      Eliminar