Caldo verde sem batata

19 de janeiro de 2017


Não sei quanto a vocês, mas para mim, há poucas coisas tão reconfortantes como chegar a casa tarde, depois de um dia a trabalhar, um frio de rachar na rua e comer uma tigela de sopa quente.
A sopa aquece o corpo, aquece a alma, e até serve para aquecer as minhas mãos geladas!
A sopa dá-nos uma sensação de bem estar, de conforto e de nutrição do corpo e da mente que poucos pratos nos conseguem dar.
Não sou esquisita, gosto de praticamente todas as sopas, mas se puder escolher, prefiro-as sem batata. Não sou  uma fã de batatas, por isso praticamente deixei de as usar nas sopas, sobretudo porque me apercebi que ficavam menos pesadas e eram bem mais fáceis de digerir.

O caldo verde, exactamente por ter batata, foi sempre sopa que não apreciava. Era demasiado pesado para mim. Digamos que sendo vegetariana,e não gostando de caldo verde, sou uma péssima companhia nos santos populares!
Foi assim que a minha mãe se tornou uma perita a fazer sopas sem batata (obrigado mãezinha). Hoje, graças às suas mãos mágicas, o caldo verde já faz parte da minha ementa e curiosamente tornou-se uma das sopas que mais faço.



Existem dezenas de receitas de caldo verde sem batata, esta é só mais uma, a minha. É aquela que mais me satisfaz e que parece satisfazer também os que a comem comigo. Uns dias ponho mais couve flor noutros ponho mais chuchu, mas a receita base é esta. Por isso, como resposta a tantos pedidos, finalmente  trago a receita de caldo verde sem batata.
Espero que gostem tanto quanto eu.



Caldo verde sem batata

1 chuchu com cerca de 300 g
1 couve flor com cerca de 250g
4 dentes de alho
1 cebola com cerca de 150 g
1 courgete com cerca de 400 g
180 g de couve para caldo verde
azeite
sal
água
8 rodelas de chouriço de soja ( opcional)

Arranje e parta todos os legumes em pedaços pequenos (à excepção do caldo verde)  e coloque numa panela. Tempere com sal  e salteie ligeiramente no azeite.
Acrescente a água até os cobrir e leve a cozer em lume brando.
Coloque o caldo verde (depois de lavado)  dentro de um cesto para cozer a vapor e ponha-o dentro da panela de modo a que coza simultaneamente com os outros legumes.
Quando o caldo verde estiver cozido, retire-o e verifique se os legumes já estão cozinhados.Triture-os com a varinha e acrescente água até obter um caldo mais ou menos cremoso conforme o seu gosto. Junte  o caldo verde que já está cozido e mexe-se bem. Rectifique os temperos
Pode ser servido acompanhado por rodelas de chouriço de soja.





19 comentários:

  1. Olá Sara!
    O teu caldo verde tem muito bom aspecto. É disto que eu preciso para aquecer...eheh. :)
    Cá em casa há muito tempo que o caldo verde não leva batata. Costumo fazer apenas com courgette e cebola e fica divinal.
    Vou ter de experimentar esta tua versão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio, tb costumava fazer assim mas a couve flor torna-o mais cremoso. Bjinhho

      Eliminar
  2. Eu faço só com couve flor, a fazer as vezes da batata, mas vou experimentar a sua receita. Deve ser deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, há realmente muitas versões :-) esta é só mais uma. Bjinhho

      Eliminar
  3. É bem verdade, neste últimos dias com tanto frio e a sair tão tarde da clínica é mesmo um conforto chegar a casa e comer uma sopa bem quente. Das melhores coisas.
    Eu adoro caldo verde, e prefiro que seja menos pesado, quase sem batata. Muitas vezes também fazemos assim com curgete e chuchu. Vou experimentar com couve flor!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente horários de clínica n são fáceis. À noite só a sopa sabe bem 😊 espero q gostes com couve flor bjinhho

      Eliminar
  4. Também tenho uma receita de caldo verde sem batata no meu blog. É muito mais saudável e fica na mesma saboroso. Boa!!! 😋😊😘
    Bimby e Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Olá, amei tudo aqui, estarei aqui mais vezes. Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Olá, aqui em casa também não se faz nenhum tipo de sopa com batata! Este caldo verde está mesmo a desejar :). Beijinho e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
  7. Eu também gosto muito de sopa, e realmente nada aquece como uma malga dela! É sopa e papas de aveia :P
    Caldo verde não está entre as minhas sopas preferidas, mas nunca experimentei nenhuma versão sem batata. Acho que ia adorar, até porque as couvinhas pelo meio tornam o caldo verde numa sopa com potencial!
    Também prefiro sopas sem batata, acho que há legumes (especialmente o chuchu e a couve-flor, os teus escolhidos para a receita) que deixam a sopa ainda mais cremosa e nutritiva sem que fique tão pesada. :)

    ResponderEliminar
  8. Sara, a tua sopa tem muito bom aspeto. Geralmente, não uso batata no caldo verde, substituo por curgete. Da próxima vou experimentar com couve flor. Bj

    ResponderEliminar
  9. olha boa! Ainda não tinha pensado nisso. Uma amiga falou me que ela substitui a batata por feijão branco :)

    ResponderEliminar
  10. Pronto Sara, já espreitei! A diferença esta no chuchu que uma vez deram-me estufado e não gostei e no chouriço que não ponho! A maneira de fazer é igual, o caldo verde cozo-o à parte e escorro-o para juntar ao creme.Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá Sara, vou experimentar a tua receita. Já não uso batata em nenhuma das sopas que faço, mas no caldo verde usava, mas como o teu está cheio de bom aspecto vou arriscar. Obrigado.

    ResponderEliminar