Mousse vegan de avelã (sem açúcar, sem glúten)

9 de março de 2020


Há alturas em que alimentos, texturas ou sabores teimam em não sair da nossa cabeça e não descansamos enquanto não satisfazemos a vontade de os comer.  Foi assim que esta mousse nasceu. Há meses que na minha cabeça me surgia a necessidade de comer algo cremoso com avelãs. Só me lembrava dos gelados com este sabor, o meu preferido, mas fora o facto de os evitar ao máximo, só de pensar em comer algo frio em pleno Inverno percebia de imediato que não era bem "aquilo".

 


Apareceu então a imagem de uma mousse, bem cremosa, com um intenso sabor a avelã e para completar um ganache de chocolate que a eleva a outro nível.  Esta camada de chocolate é obviamente opcional, mas garanto que não se arrepende se a fizer. A cada colherada as duas camadas misturam-se ( quem quiser pode até misturar tudo logo de início) e por momentos esta mousse quase parece nutella. Divinal.




Se pensa que estou a descrever aqui uma sobremesa decadente e com ingredientes carregados de açúcar e gordura, então relaxe, não é o caso.
Esta mousse é vegan, sem açúcar refinado e sem glúten.
A base é o tofu sedoso que é para mim um dos melhores ingredientes para as mousses sem ovos. A sua textura é perfeita e nutricionalmente é óptimo já que é rico em proteína e quase sem gordura. Se nunca usou ou não faz ideia do que seja, saiba que pode comprá-lo em lojas de produtos naturais ou supermercados biológicos.
Para adoçar esta mousse escolhi o xilitol, um dos adoçantes que mais uso e do qual já tenho falado imensas vezes. Se preferir utilize outro adoçante, mas tenha em conta que o sabor e textura poderão ficar diferentes.


Aproveito ainda para vos dizer que brevemente teremos novidades, e serão muito especiais para mim. Fiquem atentos nas redes sociais.



Mousse de avelãs e chocolate
(rende 4 taças)

Mousse de avelã
250g de tofu sedoso, pesado depois de escorrido
100g de avelãs sem cascas
30g de xilitol
uma pitada de sal

Ganache de chocolate (opcional , mas altamente aconselhável)
30g de chocolate 70% cacau
20 ml de leite vegetal à escolha
1/2 colher de chá de extracto de baunilha

Comece por retirar as peles castanhas das avelãs caso elas ainda as tenham. Para isso coloque as avelãs num tabuleiro grande e leve-as ao forno a 180ºC durante 10 minutos. Retire, coloque-as num pano limpo e esfregue de modo a saírem as cascas.

Agora prepare a mousse:
Retire o tofu sedoso da embalagem e escorra-o muito bem. Gosto de o deixar a drenar num passador durante 20 minutos.
Entretanto coloque as avelãs na picadora ou no processador. Processe até obter uma pasta suave (manteiga de avelãs).
Junte o tofu, o xilitol e o sal.
Volte a processar. Deve obter uma textura cremosa.
Coloque em tacinhas e reserve.

Para o ganache de chocolate:
Parta o chocolate em pedaços.
Coloque todos os ingredientes a derreter em banho maria ou então no micro ondas, se preferir.
Quando estiverem derretidos, misture bem e coloque o ganache sobre a mousse.
Leve ao frigorífico.
Decore com avelãs partidas.


No Comments Yet, Leave Yours!