Hambúrgueres vegan de lentilhas

25 de maio de 2020


Nos tempos que correm, saber gerir a nossa despensa e o nosso frigorífico é de extrema importância, já que as idas às compras estão mais reduzidas, ou pelo menos assim se espera.
É importante saber escolher o que comprar de modo a que se possa diversificar nas refeições e que se gere menos desperdício de comida.
Leguminosas secas como grão, feijão e lentilhas são uma óptima opção. Rendem bastante e a quantidade de receitas em que se podem utilizar é imensa.
Além disso são nutricionalmente muito ricas e combinadas com os alimentos correctos fazem uma refeição completa, equilibrada e económica.


As lentilhas são uma óptima opção para quando estamos com mais pressa porque o tempo de demolha é curto ou mesmo nenhum no caso das lentilhas sem casca e cozem rapidamente em comparação com o grão ou o feijão.
São muito versáteis e podemos usá-las em sopas, estufados, caris ou por exemplo em hambúrgueres vegetarianos.
Estes são deliciosos, muito fáceis de preparar e perfeitos para esta altura em que receitas com poucos ingredientes são muito bem vindas.


Pode fazê-los no forno ou na frigideira, embora pessoalmente prefira o forno. Também congelam muito bem, por isso pode fazer em maior quantidade e congelá-los antes de os cozinhar.
As especiarias também podem ser variadas, esta é apenas uma versão base. Que tal uma versão com caril?





Hambúrgueres vegan de lentilhas
( rende 10 unidades)

150g de lentilhas verdes ou castanhas
70- 100g de flocos de aveia finos
60g de sementes de girassol
100g de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de curcuma em pó
1/2 chávena de chá de salsa ou coentros picados
sal
pimenta

Coloque as lentilhas a demolhar durante pelo menos 2 horas.
Passado este tempo descarte a água onde as demolhou com a ajuda de um passador.
Coloque as lentilhas num tacho com o dobro da água e coza-as durante 20-25 minutos, até estarem macias.
Drene as lentilhas através de um passador (aproveite a água para sopas). É importante que fiquem bem drenadas para não alterar a textura dos hambúrgueres.
Entretanto salteie no azeite a cebola e os alhos picados. Este passo não é obrigatório, mas pessoalmente gosto mais assim.
Num processador ou num robot de cozinha, coloque as sementes de girassol e os 70g de flocos de aveia. Processe até ficarem em pó.
Junte as lentilhas drenadas, o salteado da cebola e os restantes ingredientes. Volte a processar tudo mas não demasiado, é importante que ainda fiquem algumas lentilhas inteiras.
Se o preparado estiver muito mole junte mais alguns flocos de aveia.
Verifique se necessita de mais sal ou pimenta.
Ligue o forno a 180ºC.
Retire pequenos pedaços do preparado e com as mãos molhadas dê a forma de hambúrguer.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele de ambos os lados com azeite e leve ao forno durante 20 - 30 minutos, virando os hambúrgueres a meio do tempo. Devem estar dourados por cima.
Retire do forno, sirva no prato ou no pão.


4 comentários:

  1. Acho que vou experimentar! Mas a receita é demasiado grande para a nossa família... Não sei se já testaste, mas será que dão para congelar? Se sim, antes ou depois de ir ao forno? Obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, pode congelar antes deide ao forno, de preferência já com a forma de hambúrguer. Depois é só retirar do congelador e colocar directamente no forno já aquecido. Deve precisar de mais alguns minutos mas fica óptimo.

      Eliminar
  2. Experimentei hoje e foi um sucesso cá em casa! É uma receita a fazer muitas vezes!

    ResponderEliminar