Caril de feijão frade

19 de novembro de 2020


Dias mais frios e chuvosos pedem receitas quentes e reconfortantes. As refeições com leguminosas, em especial com feijões, são um óptimo exemplo disso. A sua textura, sabor rico e a saciedade que nos dão são responsáveis por essa sensação. Juntar leguminosas com especiarias, melhor ainda, já que este efeito "aquecedor" aumenta ainda mais.

Os caris são habituais cá por casa, mas mais ainda no Outono e no Inverno quando apetecem refeições com especiarias.
Fazemos caril de quase tudo e variamos muito da mistura de especiarias, curiosamente a mistura que menos utilizamos é a mais conhecida, aquela a que chamamos "caril".
Apesar de caril de feijão frade não ser dos mais conhecidos, acreditem que a mistura das especiarias utilizada com o sabor característico do feijão frade, liga na perfeição e até mesmo os que dizem não gostar de caril vão sem dúvida gostar. 


É muito rápido de se fazer, principalmente se já tivermos o feijão cozido. A lista de ingredientes é pequena e como podem ver não leva natas nem leite de coco, o que o torna num prato bastante saudável e baixo em gordura. 
Pode acompanhá-lo com arroz , com uma salada caso prefira uma refeição baixa em hidratos de carbono, ou se quiser fazer algo diferente, acompanhe-o com estes pães indianos muito fáceis de fazer.







Caril de feijão frade

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tira de pimento verde picada
2 colheres de sopa de óleo de girassol ou azeite
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
240g de feijão frade cozido e escorrido
80 ml de água
sal a gosto
coentros picados para guarnecer

Coloque numa frigideira ou numa wok o óleo/ azeite, a cebola picada e o pimento e salteei uns minutos para a cebola amolecer.
Junte os alhos picados e a mistura das especiarias e cozinhe durante 3 minutos.
Junte o feijão cozido, o sal e a água.
Deixe cozinhar até as especiarias ficarem envolvidas no feijão e a água evaporar.
Prove e rectifique os temperos.
Guarneça com coentros picados.
Sirva com arroz, salada ou se quiser com estes pães indianos maravilhosos.



1 comentário:

  1. Confesso que estava um pouco relutante em relação a um caril de feijão-frade. Mas de facto o sabor conjuga muito bem com as especiarias (usei uma combinação ligeiramente diferente da recomendada aqui). Muitíssimo obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar