{scroll down for english version}
Há ingredientes com os quais não nos encantamos à primeira prova. São aqueles que vamos conhecendo devagarinho, timidamente. Um dia arriscamos mais e lá os colocamos numa receita, depois fartamo-nos e ficam uma temporada encostados a um canto à espera que se volte a restabelecer uma amizade ainda muito acanhada.
Esta tem sido a minha história com a pasta de sésamo ou tahine.
Não foi daqueles alimentos que gostei logo à primeira, como aconteceu com outros do mesmo género, mas queria-o presente na minha alimentação sobretudo pelo seu enorme conteúdo em cálcio e proteínas. Mas esta minha frágil relação com o tahine tornou-se numa amizade inseparável desde que descobri que juntando o meu amigo com algo doce fico com uma combinação absolutamente perfeita!
Tanto o tahine como a manteiga de coco podem ser comprados, mas são muito fáceis de fazer em casa e bem mais económicos. Pode ver a receita da manteiga de coco aqui e para fazer o tahine, basta picar as sementes de sésamo até obter uma pasta. Se achar que está muito espessa junte um pouco de óleo de sésamo e volte a picar. Simples não é?
Se ao principio esta combinação me pareceu suspeita e por momentos cheguei até a duvidar do resultado, hoje estou muito satisfeita e completamente viciada nestes quadradinhos. Inicialmente sentimos o sabor salgado, mas depois segue-se o doce e um toque do coco. Apesar de modesta e tão simples de fazer, é uma receita com um sabor delicado e com algum requinte.Guarde-os no frigorífico para que a sua textura se mantenha, ou se preferir congele-os e vá tirando à medida que lhe apetece um docinho. Ficam irresistíveis acabados de sair do congelador!
FIQUEM ATENTOS AO BLOG, EM BREVE TEREMOS NOVIDADES!
130g de pasta de sésamo ou tahine
100g de manteiga de coco (veja aqui a receita)
120g de geleia de arroz
1/2 colher de chá de aroma de baunilha
Para decorar:
sal marinho q.b. (opcional)
amêndoas picadas q.b.
Forre uma caixa com cerca de 18cmx15cm com papel vegetal.
Numa picadora ou no robot de cozinha, processe todos os ingredientes excepto o sal e as amêndoas, até obter uma pasta espessa.
Coloque-a na caixa forrada e salpique com algumas pedras de sal marinho e amêndoa picada, se o desejar. Leve ao congelador cerca de 20 minutos ou ao frigorífico durante uma hora, até estar sólida. Retire e corte em quadrados.
Reserve no frigorífico ou no congelador.
Tahini and coconut fudge
130g tahini
100g coconut butter (see here how to make it)
120g rice malt syrup
1/2 teaspoon of vanilla extract
To decorate:
sea salt (opcional)
chopped almonds to taste
Line a conteiner with 18x15cm with parchment paper.
In a food processor, blend all the ingredients except almonds and sea salt, until you have a thick paste.
Put it in the lined conteiner, decorate with almonds ans sea salt if you want to.
Place it in the freezer for 20 minutes or in the fridge for an hour, until solid. Cut into squares. Store in the fridge or in freezer.
A mim estes quadradinhos parecem-me maravilhosos! Beijinhos
ResponderEliminarObrigado! :D
EliminarOlá Sara,
ResponderEliminarencontrei o seu blog, gostei muito de tudo o que vi e fiquei seguidora.
Como ando numa 'onda' de comida saudável, mas não menos saborosa, adorei as sugestões.
Há alguns ingredientes que não conheço, mas ´cheira-me' que vou aprender bastante por aqui :)
Muito obrigada pela partilha dos seus conhecimentos e pelas fotos inspiradoras.
Beijinhos,
Marta
https://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt
Muito obrigado Marta!
EliminarEspero que goste e possa tirar daqui muitas ideias.
Beijinhos
Eu por acaso tenho tahine comprei numa ervanária.
ResponderEliminarEsses quadrados ficaram com muito bom aspecto
É uma boa sugestão para usar o tahine São.
EliminarBeijinhos
uma vez fiz tahine em casa e ficou com um sabor tão amargo... como é que tu fazes? a receita da manteiga de côco já tinha guardado, dá realmente jeito e é mais económica!
ResponderEliminarbeijinho
Eu tosto ligeiramente as sementes de depois pico tudo. Acrescento uma colherzinha de óleo de sésamo e uma pitada de sal. Ás vezes é a qualidade das sementes, mas realmente doce é que ele não é :)
Eliminarbeijinhos
Por acaso gostei de tahini desde que provei e tenho usado várias vezes, mas em receitas salgadas. Descobri recentemente o seu potencial com coisas doces quando provei "halva" que achei deliciosa! Mas acho que esta é uma boa experiência para fazer algo doce com tahini em casa pela primeira vez. Obrigada pela partilha :)
ResponderEliminarPaula,
http://receitasprovadaseaprovadas.blogspot.pt/
Olá Paula, eu inspirei-me na receita de halva para fazer estes quadrados. Se gostou, penso que tb gostará destes. Beijinhos
EliminarEntão vou mesmo experimentar quando tiver oportunidade e depois digo como correu :) ainda por cima têm a vantagem de não levar açúcar! Beijinhos
EliminarOlá
ResponderEliminarSerá que dá para substituir a geleia de arroz por outro ingrediente?
Obrigada!
Natália
Olá Natália,
Eliminarsim pode substituir por geleia de agave ou mel. :)
beijinhos
Obrigada! Coloco a mesma quantidade?
EliminarTanto o agave como o mel adoçam mais q a geleia de arroz. Eu colacaria um pouco menos, mas fica ao seu gosto.:-)
EliminarOlá! Como disse no Facebook, essas delícias lembraram-me a cocada brasileira, versão mais saudável. Quero muito fazer!
ResponderEliminarBj,
Eu gosto de tahine, mas também foi aos pouquinhos.
ResponderEliminarO que faço em casa nem sempre me sai bem, não sei se será das sementes.
Mas fiquei super curiosa com estes quadradinhos, com o seu sabor, que deve viciar.
Um beijinho.
Deliciosos!!! Que aspecto agradável!! Mnham...
ResponderEliminarBjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Uma vez tentei fazer a pasta de sementes de sésamo em casa... Só que não correu muito bem :P Na altura o processador que tinha não era grande coisa, tenho de voltar a experimentar. E, já agora, fazer esses quadradinhos tão gulosos :D
ResponderEliminarSara adorei estes quadradinhos, dão mesmo mesmo vontade de comer assim directamente do ecran! :P tahini foi uma das minhas descobertas recentes e ando viciada, adoro em molhos para saladas, mas já provei em doces e é muito bom, vou ter de experimentar isto!! :)
ResponderEliminarUm beijinho
Adorei a receita, porém como se faz a geléia de arroz? Grata
ResponderEliminarOLá Geraldine, a geleia de arroz já se compra feita. É muito difícil fazer em casa. Tem uma consistência semelhante ao mel.
EliminarPode comprar nas lojas de produtos naturais. beijinhos
Que aspecto maravilhoso! Beijinhos
ResponderEliminar