Cá em casa nada se estraga. Raramente deito fora legumes que estejam velhos porque há sempre uma sopa que se pode fazer ou um salteado, a fruta mais madura tem sempre fim num bolo, num crumble ou em compotas, a quinoa ou o millet que sobraram do jantar faz umas boas papas para o pequeno almoço do dia seguinte, o grão ou feijão que sobraram viram hambúrgueres...
Por aqui dá-se sempre uma segunda vida aos alimentos, e sobretudo tenta-se não comprar de mais. Compramos à medida que precisamos, assim temos sempre legumes e fruta frescos e não sobrelotamos a dispensa e os armários com inúmeros pacotes.
No entanto, por algum motivo, os pacotes das ditas vão-se acumulando cá em casa. Ou a mãe compra e depois dá-mas porque já está farta, ou o marido compra cheio de entusiasmo e depois esquece-se, o que sei é que há sempre um ou dois pacotes a olharem para mim de cada vez que abro o armário.
Tenho arranjado algumas maneiras mais básicas de as comer (com manteiga de amendoim, com compota, chocolate...) , mas a minha mente criativa não se fica por aqui. Afinal de contas, estas bolachas têm imenso potencial: são crocantes, o sabor é neutro, são baratas, isentas de glúten e relativamente saudáveis (em comparação com outras bolachas).
Desta vez trago uma granola daquelas impossíveis de parar de comer! As galetes tornam-na super crocante, muito leve, e o sabor da manteiga de amendoim e da canela fazem dela uma das melhores granolas que já fiz.
Se tem galetes em casa a pedir para serem comidas, experimente esta granola.
(rende 1 frasco)
80g de galetes de milho
100g de flocos de aveia grossos *
50g de frutos secos picados (amêndoas , nozes, cajus...)
50g de sementes (abóbora, linhaça, chia, girassol...)
50g de manteiga de amendoim
40g de óleo de coco liquido
100g de geleia de arroz
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
Ligue o forno a 160ºC.
Coloque as galetes aos bocados numa picadora e pique grosseiramente. Em alternativa parta-as à mão em pequenos pedaços.
Numa tigela junte as galetes, a aveia. os frutos secos picados, as sementes e misture tudo.
Noutra tigela misture a geleia de arroz, a manteiga de amendoim, o óleo de coco, a canela e o sal.
Junte o conteúdo das duas tigelas e envolva tudo muito bem.
Forre um tabuleiro grande com papel vegetal e espalhe a granola.
Leve ao forno durante 20 minutos, mexendo ocasionalmente.
Apague o forno e deixe ficar lá dentro o tabuleiro com a granola durante mais 20 minutos.
Retire, deixe arrefecer e guarde num frasco.
*Verifique se contêm glúten, se necessário.
já gostei de galetes agora chamou-lhes bolacha de esferovite , assim na granola parecem-me bem interessantes até fiquei com vontade de experimentar.
ResponderEliminarespero que experimentes são, fazem uma granola maravilhosa!
Eliminarbeijinhos
Olá...fiquei curiosa mal vi o ingrediente desta granola. E estou tentada a fazer! :)
ResponderEliminarSerá que a geleia de arroz pode ser substituída por outro ingrediente?
Obrigada
Luisa
sim Luísa pode usar geleia de agave ou mel, mas reduza a quantidade, são mais doces que a geleia de arroz. :)
EliminarEu até gosto das galetes de arroz e milho, mas confesso que acabam sempre por sobrar. Ou compro para a minha avó e noto sempre que há dificuldade em comer tudo. Lá vou tentando com as compotas e com a manteiga de amendoim, mas esta sem dúvida que me parece uma melhor forma de as comer :)
ResponderEliminarPróxima vez que as tiver, vai ser feita!
Um beijinho.
há anos que não compro estas galettes e agora fiquei curiosa em experimentar a granola. se há coisa em que és criativa é nas granolas, nunca mais me esqueço da de lentilhas! eu com a comida sou o menos minimalista que há, aí ainda tenho muito o que aprender. adoro ir ao mercado e encher o frigorifico de frescos, de ver a taça da fruta a transbordar. isso obriga-me a comer melhor, é um facto, porque odeio estragar, mas volta e meia lá há um cereal q comprei para experimentar que não gostei e que ficou meses no mesmo frasco ou algum legume no fundo do frigorifico de que me esqueci e estragou também... a única coisa boa é que vivendo numa casa pequena, com uma cozinha minúscula e sem dispensa não dá para acumular assim taaaanta coisa vou organizando pelo que deixo de comprar para que as coisas q quero experimentar tenham espaço. e foi assim que deixei de comer bolachas de compra como estas galettes! :D
ResponderEliminarOlha que bela ideia esta utilização das "bolachas de esferovite", como lhes chama o meu rapaz! ;) Como tenho a granola a acabar, a ver se experimento.
ResponderEliminarBeijinhos