Crispies de chocolate ( vegan, sem glúten nem açúcar)

21 de fevereiro de 2021


Crispies de chocolate que é como quem diz "arroz tufado com sabor a chocolate super crocante e feito em casa"... só de ler dá vontade de meter a mão no frasco e roubar uns quantos.
Esta receita já devia ter acontecido há anos, de facto foi-me pedida tantas vezes que quase podia pertencer à rubrica "adapta a minha receita". Só que o pedido veio por parte do meu marido, por isso não conta.😁
Alegrem-se adultos que gostam de cereais ou pais de crianças que os devoram num ápice, porque eu arranjei a receita perfeita para fazer a delícia de todos!
 


Cereais tufados com sabor a chocolate é uma daquelas memórias de infância em que os lanches eram enormes taças de cereais com leite ou então comidos diretamente da caixa às mancheias. 
Gostava de poder dizer que só em pequenos gostamos disto, mas estaria a mentir. A verdade é que cereais crocantes sabem bem em qualquer idade, a nossa consciência é que muda, basta uma leitura breve ao rotulo destes cereais para pensarmos duas vezes. Açúcar, óleo de palma ou outras gorduras não nomeadas e xarope de glicose fazem normalmente parte da lista de ingredientes e acreditem, em grande quantidade.

Esta receita é simples, muito rápida e tão boa que custa a crer que são cereais feitos em casa. É feita com ingredientes bons, que nos nutrem, que podemos identificar e o resultado final nada fica a dever aos de compra. Só fica a faltar a caixa bonita, mas isso também se arranja.
Pode usar os seus cereais tufados preferidos, aqui estou a usar de arroz mas pode ser quinoa tufada, cevada tufada, millet tufado, ou até uma mistura.
Por aqui ficámos totalmente rendidos e tenho a certeza que depois de experimentar também vai ficar.
 

Crispies de chocolate

200g de arroz tufado (ou millet ou quinoa ou trigo...)
150g de geleia de arroz
30g de cacau em pó
60g de óleo de coco derretido
1 colher de chá de extracto de baunilha

Numa tigela grande misture muito bem todos os ingredientes, excepto o arroz tufado.
Junte então o arroz à mistura e envolva bem.
Deixe descansar durante pelo menos 30 minutos para que o arroz tufado absorva todos os sabores.
Ligue o forno a 160ºC sem ventoinha.
Forre com papel vegetal dois tabuleiros grandes.
Espalhe pelos tabuleiros a mistura dos cereais que preparou. Não os concentre todos no mesmo tabuleiro, é preferível fazer várias fornadas.
Leve a cozer durante 10.  Retire os tabuleiros, revire os cereais com um garfo e troque os tabuleiros de lugar ( o de cima vem para baixo). 
Cozinhe por mais 7 minutos.
Retire do forno (ainda estarão moles ao toque) e deixe arrefecer uns minutos. Os cereais começarão rapidamente a ficar crocantes e assim que puder, sem se queimar, comece a separá-los uns dos outros com as mãos, o resultado será ainda melhor.
Quando estiverem totalmente frios, guarde num frasco bem fechado. Aguentam semanas.


6 comentários:

  1. Esses cereais são ótimos e sem tantos conservantes e açúcares como a versão de compra.
    Perfeitos!!👌
    Beijinhos,
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Sara, tãoooo bom! Mal vi a receita, soube que tinha de experimentar.:)
    Mesmo como eu gosto, que não sou gulosa: doce qb, o suficiente para consolar e se adaptar a qualquer refeição (pequeno-almoço, lanche, snack).
    Achava que os frascos eram pequenos para a quantidade, mas, com o que eu (e não só!) já fui provando, acho que vai chegar.:D
    Para além disso, o cheirinho que deixa pela casa é um conforto! Muito obrigada.:)

    ResponderEliminar
  3. Olá, podemos substituir a geleia de arroz por xarope de agave? Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Muitos bons, vou repetir agora a receita. Obrigada ❤️

    ResponderEliminar
  5. Olá!!! Muito obrigada por esta receita! As minhas filhas estão sempre a pedir para comprar cereais, mas leio os ingredientes e não consigo. Esta receita caiu do céu...Adoraram!!! Mais uma vez, muito obrigada

    ResponderEliminar