One pot quinoa (vegan, sem glúten)

26 de março de 2021

                                                                                                                                    

O jantar de sonho para quem chega tarde a casa seria algo saudável, rápido e que sujasse pouca loiça. Se se revê nestas palavras, então esta receita é a solução.
Confesso que há dias que chego a casa e que a última coisa que me apetece é encher o fogão com várias panelas e frigideiras diferentes e dividir a atenção ( que normalmente já não é muita) por várias coisas ao mesmo tempo. Ando sempre à procura de novas formas de cozinhar e receitas que possa usar nestas alturas para facilitar a vida. Esta é sem dúvida uma das vencedoras.  Tudo o que precisa fazer é picar a cebola, o alho, colocar todos os ingredientes na panela e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos. É super rápido, fácil e nutricionalmente muito equilibrado.


Os sabores principais deste prato vêm da paprica fumada, dos tomates, do pimento e no final de umas gotas de limão e salsa picada. É uma combinação maravilhosa, rica e reconfortante. Apesar disso este prato é altamente adaptável e pode variar conforme o nosso gosto ou com aquilo que temos em casa. O feijão pode ser substituído por grão, os brócolos por espinafres ou couve flor, as especiarias podem ser outras ou até só sal e pimenta. Pode ainda aumentar a quantidade da receita e guardar para comer no dia seguinte, o que torna as coisas ainda melhores.


One pot Quinoa
(serve 3 ou 4 pessoas)

1 cebola média 
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
150g de quinoa
2 tiras de pimento (verde ou vermelho)
250g de feijão vermelho cozido
1 chávena de chá de brócolos cortados
2 tomates maduros
400ml de água ou caldo de legumes
1 colher de chá de paprica fumada
1/2 colher de chá de gengibre em pó
sal q.b.
pimenta moída q.b.
salsa picada q.b.

Lave muito bem a quinoa num passador de rede fina, debaixo de água corrente e esfregando-a entre os dedos. Reserve.
Num tacho largo ou numa panela salteie os alhos picados e a cebola picada no azeite durante 2 ou 3 minutos.
Adicione a quinoa, os tomates picados, o feijão cozido, os brócolos e as especiarias. Junte a água ou o caldo de legumes e deixe cozinhar tapado durante 20 a 30 minutos até toda a água ser absorvida e a quinoa estar cozinhada.
Verifique se precisa de mais sal ou pimenta.
Retire do lume, borrife com algumas gotas de sumo de limão e guarneça com salsa picada. Mexa tudo com um garfo para soltar a quinoa.
Sirva de imediato. 


1 comentário:

  1. Tenho de experimentar. Adoro quinoa e este prato (ou melhor, esta taça) tem ótimo aspeto!

    ResponderEliminar